sexta-feira, 25 de maio de 2018

TÍTULOS. PARA O BENFICA DO FUTURO


"Agora que está morta e enterrada a época do futebol, passam para notório primeiro plano as mais recentes conquistas e vitórias, como, por exemplo, em hóquei em patins feminino (da equipa do genial Paulo Almeida), canoagem (com Fernando Pimenta e as princesas Teresa Portela e Joana Vasconcelos), no futsal feminino, no judo (com a rainha Telma), no atletismo (com Tsanko e Pichardo, entre outros), ou em iniciados e nos juniores do futebol.
Permitam-me todos os restantes atletas e equipas do Benfica, actuais vencedores nestas e em outras modalidades, considerar que o poderoso desempenho dos nossos futebolístas juniores, sob condução competente do prof. João Tralhão, ao recuperarem o título nacional que, nas últimas cinco épocas, literal e teimosamente nos fugia, por razões e em circunstâncias da mais diversa natureza, adquire, um simbolismo muito, muito especial, podendo dizer-se, mesmo, que representa mais do que a conquista de um campeonato.
Mais do que coroar o talento e o esforço do grupo de trabalho, a categórica vitória dos rapazes pode, por si só, significar a consistência de todo um projecto que verdadeiramente voltou a adquirir alma já no séc. XXI, quando Luís Filipe Vieira assumiu os destinos do Sport Lisboa e Benfica e logo preparou e fez construir o Caixa Futebol Campus, para aí centrar a 'fornalha' da alquimia em que agora se estão a produzir os craques do futuro do Clube.
Os jovens juniores do Benfica - campeão pela 24.ª vez, enquanto que os rivais apenas inscreveram os seus registos em 22 e 17 títulos no mesmo escalão, desde 1939 - estão no topo de um ciclo formativo tão absolutamente decisivo para as suas próprias vidas como para a própria grandeza do Glorioso. E uma das razões para o êxito reside precisamente, não apenas nas excepcionais condições de trabalho que o Sport Lisboa e Benfica proporciona aos seus jovens profissionais e a toda a competente estrutura de técnicos que os rodeia, no Seixal, como, sobretudo, na força e na consistência de uma ideia que subjaz na arquitectura formativa levantada pelo presidente visionário.
É importante que os rapazes - e, futuramente, as meninas futebolísticas do Benfica, certamente - disponham do impressionante edificado no Seixal. Mas mais importante ainda é que a ideia fundacional de todo o sistema se aperfeiçoe, época a época, e assim se reforce com as sucessivas vitórias e os títulos que sedimentarão o maior Benfica do futuro."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário