quinta-feira, 29 de novembro de 2018

VITÓRIA DEMITIDO E READMITIDO

                                           


Luís Filipe Vieira admite que a decisão de prescindir de Rui Vitória prevaleceu depois da derrota em Munique. Tudo mudou após uma noite passada em claro no Seixal.
«Rui Vitória continuará a ser o nosso treinador. Não vou esconder que ainda ontem [quarta-feira] falámos sobre a sua continuidade ou não. Rui Vitória é um treinador comprometido com o projeto do Benfica, que assenta muito na formação dos nossos jovens no Seixal. Rui Vitória lançou jovens como Ederson, Lindelof, Nélson Semedo, Renato Sanches. E agora, numa fase em que estamos a reter talento, lançou Gonçalo Guedes, Rúben Dias, Iuri Medeiros, Gedson e João Félix», afirmou.
«Há um descontentamento generalizado nos benfiquistas, os resultados não têm sido os melhores, mas para o projeto do Benfica é importante que o Rui Vitória continue. Todos os títulos em Portugal estão em aberto. Nos dois primeiros anos conseguiu ganhar seis títulos, nesses dois anos foi eleito treinador do ano e garantiu um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. No terceiro ano as coisas não correram pelo melhor, esta época ainda não acabou», realçou o presidente dos encarnados.
«Nos últimos dez anos o Benfica teve dois treinadores que conquistaram dez títulos. Basta comparar com os nossos rivais e ver quantos treinadores tiveram…», referiu, destacando a «estabilidade» como mais-valia do emblema da águia.
Decisão amadurecida durante a noite
Luís Filipe Vieira relatou a conversa que manteve com Rui Vitória na manhã desta quinta-feira, no Seixal.
«Foi uma decisão muito amadurecida durante a noite. Às 7.30 horas [desta quinta-feira] comuniquei-a ao Tiago Pinto numa primeira fase. Depois foi esperar que o Rui Vitória chegasse e falámos um pouco. Disse-lhe o que pensava do Benfica e da sua continuidade no Benfica, se ele estava preparado e motivado para continuar face ao que tinha acontecido. Perante a opinião pública, Rui Vitória parecia uma carta fora do baralho.
«A responsabilidade da decisão assenta em mim. Houve um grupo de pessoas reunidas ontem [quarta-feira] e a decisão apontava para um sentido. Depois de refletir muito durante a noite, decidi noutro sentido. Veremos se o tempo me dá razão ou não. Temos uma SAD e administradores, nem todos alinhamos, mas depois de as decisões estarem tomadas, estamos todos de acordo», frisou.
Vieira deixou o aviso: «No dia em que o Benfica for comandado de fora para dentro alguma coise está mal. Fui eleito para tomar decisões.»
E recuou à noite mal dormida no Seixal. «Dormi no Seixal. Horas de sono foram poucas. Meditei bastante. A primeira pessoa a quem comuniquei a decisão foi o Tiago Pinto, que ficou um pouco perplexo. Também já li no passado que Vieira ficou isolado e depois ficámos isolados no primeiro lugar do campeonato.»
A reconquista, acredita, continua a ser possível. E com Rui Vitória ao leme da nau encarnada.
«Achamos que temos plantel suficiente para fazer a reconquista. Rui Vitória será de certeza o treinador até final da época, salvo algum imprevisto que possa surgir de um momento para o outro», ressalvou.
Já depois de saber que iria manter-se como treinador do Benfica, Rui Vitória recusou tentadora proposta para deixar a Luz. A revelação foi feita por Luís Filipe Vieira.
«Na conversa que tive com o Rui Vitória, ele disse-me: `Presidente, nunca serei um problema para o Benfica. Se tiver de abandonar não quero indemnização nenhuma´. Depois de lhe dizer que ficava, Rui Vitória tomou a decisão de recusar uma proposta de 6 milhões de dólares ou euros por ano. Rui Vitória nunca seria um empecilho para o Benfica no sentido de esperar uma compensação financeira. Nós, internamente, já tínhamos decidido que o Benfica tinha a obrigação de pagar os vencimentos dele e dos adjuntos enquanto estivessem desempregados», revelou o presidente dos encarnados.
Luís Filipe Vieira nega perentoriamente que tenha contactado Jorge Jesus para suceder a Rui Vitória no comando técnico do Benfica. Em sentido contrário, foram várias as mensagens que recebeu por parte de treinadores interessados no lugar. Algumas das quais surpreendentes.
«Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica. A comunicação social não tem culpa nenhuma, alguém passou essa notícia. Ninguém me pode proibir, e Rui Vitória está suficientemente bem identificado com isso, de falar com Jorge Jesus. Jorge Jesus nunca foi mencionado por mim para ser treinador do Benfica. O que eu disse é que não sabia qual seria o futuro de Jorge Jesus. Nem o meu posso saber. Jorge Jesus pode ser a melhor testemunha, falámos sobre muita coisa, até sobre o Benfica noutras situações, mas nunca sobre o regresso dele neste momento», esclareceu.
«Alguns nomes que vieram [a público] hoje [quarta-feira] foram falados. Mas não há ninguém que possa dizer que foi contactado pelo Benfica ou por alguém do Benfica. Ao longo do dia de hoje [quinta-feira] recebi muitas mensagens de treinadores para vir para o Benfica. Com alguns fiquei surpreendido, é sinal que o Benfica tem um grande nome e está pujante», realçou, garantindo ainda que «Luisão nunca esteve em cima da mesa.»
«Poderá um dia estar…», ressalvou, indicando que «só houve uma situação provisória que esteve em cima da mesa.»
Luís Filipe Vieira recusa-se a responsabilizar única e exclusivamente Rui Vitória pelo mau momento do Benfica. E deixa claro que «há mais gente culpada.»
«Se Rui Vitória sai fragilizado? Lembro-me que Jorge Jesus esteve com os dois pés fora do Benfica, todos os benfiquistas pediam para ele sair… Não sou um presidente resultadista, sou muito mais estratégico. Acho que nenhum benfiquista deve estar arrependido por ter votado em mim. É notória em termos desportivos, financeiros e patrimoniais, está à vista de todos», afirmou.
«Qualquer treinador que colocasse agora em fase de transição poderia ficar com o nome chamuscado, e quem viesse a seguir também poderia não dar garantias de continuidade do projeto que temos no Seixal. Quando o Benfica pensar em ter um treinador novo tem de ser preparado com muita antecedência e estar identificado com o nosso projeto. Ninguém virá para o Benfica para ter o seu próprio projeto», vincou Vieira, atirando, perentório:
- Rui Vitória não é o único culpado, há mais gente culpada. Se tivéssemos de mexer não seria apenas numa peça. Hoje ficou tudo muito claro no balneário. É para jogar à Benfica, com garra, não lento, lento, lento.
Luís Filipe Vieira mantém vivo o sonho de ver o Benfica sagrar-se campeão Europeu com uma equipa formada, maioritariamente, por jogadores `made in Seixal´. E diz ser por vezes evidente a diferença de atitude daqueles que já jogam na equipa principal.
«Se viram os jogadores formados no Benfica que saíram há quatro ou cinco anos estão todos no top da Europa. Se o Benfica retiver o talento que tem em casa neste momento, e alguns já estão identificados e alguns na primeira equipa, com mais um toque ou outro poderá ser um sério candidato a ser campeão europeu. De uma coisa tenho a certeza, a partir desse momento será uma equipa com identidade à Benfica», afiançou.
E deixou um recado interno: «Aliás, nota-se a diferença de postura em campo de um jogador formado no Benfica em relação a outros. Nota-se bem essa diferença.»
Quarta-feira à noite, cerca de 24 horas depois do desaire em Munique, estava a estrutura diretiva do Benfica, incluindo Luís Filipe Vieira, inclinada a avançar para a rescisão com Rui Vitória. Porém, tudo mudou durante a madrugada que o presidente dos encarnados passou, sozinho, no Seixal.
«Não podemos pensar que por o Benfica ter perdido um campeonato, e falhado o acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, alguma coisa vai transformar o Benfica. Somos pessoas responsáveis e escutamo-nos uns aos outros. Ontem [quarta-feira] fiz um determinado compromisso mas a cabeça não deu para aquilo, quando é assim não vale a pena. Sei como decido muita coisa no Benfica, por vezes dizem que vejo mais à frente. Não sei, foi uma luz que me deu. Acredito que é por ali que vamos e é por ali que o Benfica vai ganhar», afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário