terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

DISFUNCIONALIDADE E FUNCIONALIDADE


"Disfuncionalidade
Infelizmente, no mundo actual, cada vez constatamos mais pessoas que não possuem uma relação muito harmoniosa com a funcionalidade.
Funcionalidade concebida, ou pensada, como uma harmonia equilibrada entre um lado e o outro lado.
Vem tudo isto a propósito da incapacidade que os raciocínios jurídicos cada vez possuem mais, quando escrevem, escrevem, escrevem e concluem totalmente diferente do que escreveram.
Existe uma ânsia 'danada' de encher páginas e páginas com letras, provocando ao leitor, mesmo que técnico, um cansaço inusitável, o que permite que as conclusões sejam absorvidas pelo leitor de forma pacífica.
Se fizermos um exercício de leitura seguida, facilmente verificamos que, quando chegamos a um determinado momento da leitura, já nos esquecemos do que estava para trás. Esta limitação tem que ver com a capacidade de aprendizagem do nosso cérebro, quando o mesmo trabalha online.
Esta é a razão pela qual, se decidirmos fixar o significado de 10 palavras do dicionário por dia, ao fim de 365 dias, não nos conseguimos lembrar do significado das 3650 palavras que supostamente havíamos fixado, mesmo que achemos que elas estão no nosso subconsciente.
Foi esta a técnica utilizada no acórdão que puniu em 4 jogos à porta fechada o Sport Lisboa e Benfica, pela prática de 7 infracções. Na verdade, poderiam ter sido 10, como 2, como somente 1. O conceito de infracção continuada que se estuda quando se tira o curso, afinal, é algo que só serve para os professores chumbarem alunos!
O(a) relator(a) do processo deve ter estudado esse conceito na faculdade, mas, munido(a) do 'canudo' e conferido um poder divino de condenar os outros, esqueceu-se dele!
Afinal, a verdade ou consequência é apenas um jogo que marotamente se adere em nome de um poder atribuído pelos humanos em nome de uma organização que afinal é ela própria desorganizada!

Funcionalidade
Por sua vez a funcionalidade é ver jogar esta equipa do Benfica, jovem, rejuvenescida, harmoniosa, movimentada, agressiva, acutilante, cintilante, luminosa e, essencialmente, unida.
Desconheço, no momento em que escrevo esta artigo, qual será o resultado da 2.ª eliminatória da Liga Europa frente ao Galatasaray. Confesso que, qualquer que seja o resultado, a opinião que tenho sobre esta equipa do Benfica não vai mudar.
(...)
É este o meu estado de alma, e penso que o estado de alma de muitos e muitos benfiquistas.
Funcionalidade significa no dicionário português algo como 'qualidade do que desempenha correctamente a função para a qual foi desenvolvido'.
É somente esta premissa que me preocupa e me engrandece ao mesmo tempo - fazer parte desta enorme alma benfiquista. É inquestionavelmente uma dádiva divina."

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário