segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

"PRESIDENTE TEVE VISÃO E CORAGEM"


FUTEBOL
Um dia depois de o Benfica receber pela segunda vez a distinção de melhor escola de jogadores do mundo, o diretor-geral do futebol de formação falou da aposta levada a cabo por Luís Filipe Vieira.
O Benfica Campus foi considerado, pela segunda vez, a melhor escola de formação do mundo, uma distinção recebida no domingo na gala dos Globe Soccer Awards, no Dubai. Pedro Mil-Homens, diretor-geral da Formação do Clube, sublinhou, em entrevista à BTV, a qualidade decisiva do trabalho efetuado sob a liderança de Luís Filipe Vieira.
"Estou à vontade para elogiar o trabalho que tem vindo a ser feito na formação ao longo de muitos anos. Há um tempo antes desta aposta no futebol de formação no Benfica e um tempo depois. Há que ser dado o crédito ao Presidente e a quem o acompanhou ao longo destes anos. Teve a visão de que era necessária uma alteração estratégica nas políticas do futebol de formação do Benfica, e teve também a coragem de manter o rumo e a sua convicção", salientou.
Se o Benfica ganhou o prémio "Best Academy of the Year", João Félix, formado e projetado no Clube, foi considerado o Jogador Revelação do Ano nos Globe Soccer Awards. Pedro Mil-Homens aproveitou o contexto para enaltecer o trabalho que é feito nos "pequenos Benfica Campus".
"A procura de atletas como João Félix é algo que começa muitos anos antes pelo trabalho de prospeção. É um trabalho muito louvável, feito por muitas pessoas anónimas, mas que têm uma função essencial na procura de jovens jogadores. O trabalho de prospeção continua fora do Benfica Campus e decorre nos Centros de Formação e Treino. O Clube foi pioneiro ao lançar estas unidades. No fundo, são 'pequenos Benfica Campus' espalhados pelo País", explicou.
Relativamente às melhorias que têm sido realizadas no Campus, Pedro Mil-Homens destacou duas áreas que ainda poderão sofrer alterações, nomeadamente as condições de treino para as equipas e a construção do Colégio Internacional do Benfica.
"Nestes últimos dois anos tivemos um upgrade considerável nas nossas instalações. As instalações não fazem nada sozinhas, mas são naturalmente um aspeto importante. O Benfica Campus tem em projeto alguma expansão, nomeadamente acolher melhores condições de treino das equipas. Outra das áreas onde também é possível fazer melhor é na formação escolar com o Colégio Internacional do Benfica", afirmou.
Ao vencer pela segunda vez o prémio de melhor escola de formação do mundo, a responsabilidade do Benfica Campus aumenta? O diretor-geral da formação foi perentório, lembrando que é preciso manter a persistência neste processo.
"A responsabilidade é imediata ao receber uma distinção desta natureza. A dimensão do projeto responsabiliza-nos muito e a única forma de responder positivamente a esta responsabilidade é fazer amanhã melhor do que fizemos hoje. Há que continuar de forma persistente, sabendo que, a cada ano que passa, este processo torna-se mais difícil", vincou.
Ter um onze formado com mais jogadores feitos em casa "é um objetivo de qualquer benfiquista", comentou Pedro Mil-Homens. "A cada ano temos de conseguir 'entregar' jogadores progressivamente mais bem preparados", finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário