domingo, 27 de março de 2022

PRIMEIRA TAÇA PARA O MUSEU COSME DAMIÃO



 Primeira Taça Federação para o Cosme Damião!

O Benfica venceu o GDESSA Barreiro na final da Taça Federação de basquetebol feminino.
O Benfica venceu (75-64) o GDESSA Barreiro neste domingo, 27 de março, na final da Taça Federação de basquetebol feminino, conquistando o troféu pela primeira vez na sua história.
A entrada do Benfica em campo foi avassaladora, com um parcial de 12-0 nos primeiros cinco minutos do jogo. As águias dominaram as operações, sempre de forma contundente no ataque ao cesto, e os 27-15 no final do primeiro quarto refletiram precisamente o acerto das comandadas de Eugénio Rodrigues.
Com o Presidente Rui Costa na bancada, o Benfica iniciou o segundo quarto com o intuito de retrair a reação do GDESSA Barreiro e conseguiu tal desiderato, terminando o mesmo com um 17-17, possibilitando às encarnadas manter ao intervalo a vantagem de 12 pontos, alcançada nos primeiros minutos da contenda.
Mas o terceiro quarto foi complexo para o Benfica. O GDESSA Barreiro, aproveitando o menor acerto das benfiquistas em termos ofensivos, reentrou na disputa do jogo e do troféu com um 10-22, colocando o resultado em 54-54. Tudo em aberto!
Ora, aqui viu-se a raça e a ambição das atletas lideradas por Eugénio Rodrigues, com Raphaella Monteiro (a MVP da final com 24 pontos e 15 ressaltos e da prova) em excelente plano, que dispararam no marcador com um 13-0, vantagem que foi decisiva, com o Benfica a fechar o quarto com um 21-10 e um resultado de 75-64.
O Benfica conquistou assim pela primeira vez na sua história a Taça Federação, que terá como destino o Museu Benfica – Cosme Damião. As atuais campeãs nacionais são igualmente detentoras da Taça de Portugal e Supertaça.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "São duas equipas muito equilibradas, fizemos melhor a rotação e chegámos mais frescos na parte final. Trabalhamos todos os dias, jogamos como se fosse a última vez e saboreamos a vitória como se fosse a primeira. Não somos perfeitos, temos de anular os pontos fortes dos adversários e trabalhar nos pontos fracos, pois os adversários vão melhorar também".
Joana Soeiro (capitã do Benfica): "Já jogo há alguns anos e nós recusamos a perder jogos, é tão simples como isso. É muita coisa que se passa durante a época, tão desgastante que quando chegam os momentos de decisão queremos valorizar o trabalho de todas, sem exceção. Mesmo com jogos a doer, é uma equipa incrível. Sentimos que todas as equipas jogam com tudo para nos ganhar. Ganhar 'à Benfica' é sofrer até ao fim. A partir de agora é competir, temos sempre coisas a ajustar e corrigir. Vamos tentar manter este ciclo de vitórias."
Raphaella Monteiro (MVP da final): "Cada jogo é uma final, vim para jogar e dar o meu melhor e ajudar a equipa. Agradeço a este grupo, muito unido. Sabíamos que o GDESSA tem uma força extra para voltar aos jogos [recuperar desvantagens], sabíamos o que tínhamos de fazer, conseguimos imprimir o nosso ritmo e vencer."
Benfica-GDESSA Barreiro
75-64
Pavilhão Clube do Povo de Esgueira
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Taylor Peacocke, Laura Ferreira, Raphaella Monteiro e Candela Gentinetta
Suplentes
Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Marta Martins, Ana Barreto, Mariana Silva, Carolina Rodrigues e Maria Lopes
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-15 44-32 54-54 75-64
Marcadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (24), Taylor Peacocke (20), Candela Gentinetta (7), Joana Soeiro (6), Marta Marins (6), Mariana Silva (5), Ana Rodrigues (4) e Laura Ferreira (3)

Sem comentários:

Enviar um comentário