quarta-feira, 31 de agosto de 2022

TANTO DESPERDÍCIO!



Liderança chegou desenhada a régua e esquadro
Triunfo por 3-2 é escasso para o maior domínio do Benfica em quase todos os capítulos do jogo. Encarnados passam a somar 12 pontos na tabela; Paços de Ferreira continua sem pontuar na Liga Bwin.
O Benfica acertou o calendário e saltou para a liderança da tabela classificativa da Liga Bwin. No Estádio da Luz, os encarnados venceram o Paços de Ferreira, por 3-2, na 3.ª jornada (em atraso). Neres, João Mário e Gonçalo Ramos marcaram os golos das águias; Koffi bisou para os castores.
Antes do apito inicial cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Emílio Andrade Júnior, Sócio n.º 1 do Benfica, falecido nesta terça-feira, com 101 anos.
Com mais de 55 mil pessoas nas bancadas, o Benfica entrou para esta partida com duas alterações no onze inicial face à equipa que começou o desafio no Estádio do Bessa, ambas na defesa: Otamendi regressou ao eixo defensivo após cumprir castigo e Bah alinhou no lugar de Gilberto. O Paços de Ferreira, com apenas cinco jogadores no banco de suplentes, apresentou-se em 5x4x1, com as duas linhas mais recuadas bastante juntas no momento defensivo para fechar os caminhos da sua baliza e com alas bem abertos com bola para tentar sair em transição.



Tal como tem sido apanágio das águias desde que são orientadas por Roger Schmidt a pressão alta e quase asfixiante fez-se sentir desde o minuto inicial, permitindo à equipa recuperar o esférico várias vezes ainda no meio-campo dos castores. Tal acutilância fez com que o Benfica somasse várias incursões até à área do Paços de Ferreira com perigo ainda antes dos 10 minutos. Faltava o remate!
O primeiro lance de verdadeiro perigo que se viu no Estádio da Luz foi, no entanto, para os comandados por César Peixoto – que esteve ausente do banco de suplentes devido a castigo – aos 13'. Em contragolpe, Thomas arrancou pela esquerda, esgueirou-se, isolado, para a área encarnada, tentou o golo, mas viu Grimaldo afastar quase em cima da linha de baliza. O Benfica respondeu de seguida, aos 15', por Gonçalo Ramos, que, em boa posição, não conseguiu desviar para o fundo das redes um cruzamento de Bah.



As oportunidades, por esta altura, não abundavam na Luz, mas o sinal mais era encarnado. Aos 30', Rafa rodou sobre si mesmo e tentou alvejar a baliza, mas viu o seu tiro cortado pela defensiva adversária. O lance seguiu com um pontapé de canto trabalhado, Otamendi fez golo, mas o VAR anulou-o por fora de jogo de Rafa (o 27 assistira o central argentino). Volvidos seis minutos, aos 36', após triangulação com João Mário, Rafa entrou na grande área e rematou cruzado e ao lado.
Completamente contra a corrente do jogo, aos 39', o Paços de Ferreira inaugurou o marcador. Canto para os pacenses, remate de ressaca de Antunes do meio da rua e Koffi, oportuno, desviou de cabeça para o 0-1. Com um ADN muito próprio e confiante da sua qualidade, este Benfica 2022/23 não perdeu a cabeça e foi atrás do golo. E o tento chegou aos 42'! Jogada criada a régua e esquadro por Bah e Rafa, que abriu espaço para Neres rematar de pé esquerdo para o 1-1.
Só dava Benfica e a reviravolta quase aconteceu aos 45'. Tiro de João Mário ao poste, com o esférico, caprichosamente, a bater nas costas do guarda-redes Zé Oliveira e a sair pela linha final. Nos descontos, aos 45'+2', Artur Soares Dias assinalou grande penalidade para o Benfica por falta de Zé Oliveira sobre Bah. Na marca dos 11 metros, João Mário fez o 2-1 com que a partida chegou ao intervalo (45'+4').
Para a segunda metade, o Benfica veio determinado em fazer o golo que desse maior tranquilidade e que personificasse o maior domínio no terreno de jogo. Aos 47', Bah ainda colocou a bola no interior da baliza, mas estava em posição irregular e o lance foi prontamente anulado. Não foi aqui, foi pouco depois…
Mais uma jogada bem delineada pela equipa da Luz, que começou em Rafa no corredor central e terminou em festejos. O 27 descobriu João Mário na esquerda, e este cruzou para o desvio oportuno de Gonçalo Ramos para o 3-1, aos 56'.
A vencer por dois golos, o Benfica baixou o ritmo da partida, mas manteve a posse de bola acima dos 70 por cento, gerindo, assim, a contenda. Ambos os treinadores mexiam nas peças e o encontro voltou a animar a 20 minutos do seu término. Aos 73', Enzo, à entrada da área, tentou a sorte com um disparo intencional que saiu poucos centímetros acima da barra. No minuto seguinte – 74' –, Musa, um dos homens lançado na partida, na área, a rematar ao lado.



O croata veio com vontade e aos 77', após combinar com Neres, atirou para Zé Oliveira segurar. O Paços de Ferreira sentia dificuldades em ter bola e sair a jogar, mas, numa das poucas ocasiões em que conseguiu fazê-lo, marcou. Delgado subiu pelo corredor direito, cruzou e Koffi, à boca da baliza, reduziu para 3-2 (80'). O Benfica voltou a responder de imediato ao tento sofrido e, aos 81', Henrique Araújo, servido por Musa, quase na pequena área, rematou por cima. Perto do fim, aos 86', o cabeceamento de Musa foi afastado por Zé Oliveira.



O Benfica venceu o jogo da 3.ª jornada da Liga Bwin, por 3-2, lidera a classificação com 12 pontos (enquanto o Paços continua sem pontuar) e na sexta-feira, às 19h00, recebe o Vizela no Estádio da Luz na 5.ª ronda da competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário