domingo, 27 de novembro de 2022

VITÓRIA NO REDUTO LAGARTO


 

No defender bem é que esteve o ganho

Os maiores níveis de agressividade sem bola do Benfica no reatamento do dérbi foram decisivos diante do Sporting.
A equipa de basquetebol do Benfica mantém-se líder isolada da 1.ª fase da Liga Betclic, ao vencer o Sporting no dérbi da 1.ª jornada (em atraso). No Pavilhão João Rocha, triunfo das águias, por 78-89.
Esperava-se um dérbi emotivo e as equipas não desiludiram. O 1.º quarto foi jogado sempre em alta velocidade e com momentos de puro espetáculo. Estratégias diferentes em quadra, com o Sporting a apostar no tiro exterior e o Benfica a jogar na área pintada e com os postes. Muito equilíbrio, alternância no comando do marcador e triplos a cair. No fim do 1.º quarto, o Benfica vencia, por 23-25.
O 2.º quarto não foi tão intenso e até, tecnicamente, foi menos espetacular. Mais turnovers, menos tiros exteriores, mas a emoção e a incerteza no marcador foram as habituais. Ritmo alto, transições, bola cá, bola lá, mas sem nenhum dos emblemas se distanciar. Sporting mais forte na luta das tabelas (17 contra 13) e Benfica mais eficaz nos lançamentos (54% contra 51%). Ao intervalo, empate 46-46.
O Benfica subiu os níveis de agressividade defensiva no 3.º quarto, obrigando o Sporting a precipitar lançamentos e a mostrar-se algo atabalhoado na construção ofensiva. As águias, por seu lado, mais confiantes, trabalhavam bem os ataques, tanto por fora como através de jogo interior. A distância no marcador era cada vez maior, com o 3.º quarto a fechar em 53-66 para os encarnados, sendo que os leões só apontaram sete pontos nestes 10 minutos do dérbi.
Apesar da diferença pontual, o Sporting acalentava esperanças de recuperar no marcador. Veio melhor, viu os triplos voltarem a cair, mas o Benfica não se enervou com a tentativa de encurtar distâncias por parte do rival e soube gerir bem os tempos de ataque, mantendo uma boa eficácia na hora de alvejar o cesto. À medida que se aproximava do fim, o dérbi ficou mais quezilento, com três jogadores a serem excluídos por faltas (Marko Loncovic, Travante Williams e Ivan Almeida). Ainda assim, os encarnados não permitiram veleidades e ganharam por 11 pontos (78-89).
Com 10 vitórias em 10 rondas disputadas, o Benfica lidera a classificação da Liga Betclic, com 20 pontos. Segue-se o Esgueira a meio da semana, na 11.ª jornada da 1.ª fase.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Como sabem, a nossa equipa andou por fora (Barcelona, Guimarães...) e ia ser uma incógnita a forma como nos íamos apresentar no dérbi. O Sporting teve uma densidade de jogos semelhante, mas sempre em casa. As viagens também são massacrantes. Era importante eles não terem uma grande vantagem, porque, física e mentalmente, podíamos ir abaixo. O facto de eles nunca a conseguirem e nós a termos conseguido teve o efeito contrário. Também se joga com os aspetos mentais. No 3.º quarto começámos a pressionar, eles deixaram de ter lançamentos confortáveis e controlámos melhor o ressalto defensivo."
Sporting-Benfica
78-89
Pavilhão João Rocha
Cinco inicial do Benfica
Toney Douglas, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Betinho Gomes e Terrell Carter
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial do Sporting
Travante Williams, Marko Loncovic, João Fernandes, Gerald Armwood e Marcus Lovett Jr.
Suplentes
Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Diogo Ventura, António Monteiro, Derrick Fenner Jr. e João Troni
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
23-25 46-46 53-66 78-89
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (27), Ivan Almeida (17), Toney Douglas (11), James Ellisor (10), Terrell Carter (10), Betinho Gomes (6), Makram Ben Romdhane (6) e José Barbosa (2)

Sem comentários:

Enviar um comentário