segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

OUTRO CANECO PARA O MUSEU, FOI UM SÁBADO EM CHEIO PARA O FUTSAL



 Final inédita da Taça da Liga! Benfica e Quinta dos Lombos disputaram, nesta noite de domingo, em Gondomar, a derradeira partida de atribuição do troféu. Vitória justa para o Benfica! É nossa e vem para a Luz!

Ultrapassados, com muita classe e domínio em quadra, Leões de Porto Salvo (5-2) e SC Braga (1-6), tempo de olhar nos olhos e com firmeza o último obstáculo para erguer a Taça da Liga 2022/23, a 4.ª do palmarés das águias.
Do outro lado da barricada, o surpreendente Quinta dos Lombos, equipa que na meia-final eliminou o Sporting, por 5-4, nas grandes penalidades, após uma igualdade a dois golos no tempo regulamentar.
Pavilhão Multiusos de Gondomar com lotação esgotada para o efeito (2530 espectadores), recinto que na tarde deste mesmo domingo viu a equipa feminina das águias vencer o Nun'Álvares (4-1), erguer o troféu... e dar o mote!
E não foi necessário esperar muito para as hostes encarnadas se manifestarem com alegria! Com o Presidente Rui Costa nas bancadas, 37 segundos disputados e golo! Recuperação de bola de Rocha, transição em velocidade, e Lúcio Rocha descobriu Arthur, que, com um remate forte de pé esquerdo, descaído pela direita, fez a bola beijar o fundo das redes à guarda de Schutt.
Ainda se festejava o 0-1... e chegou o segundo da noite! Lance de laboratório, canto marcado na direita por Gonçalo Sobral, com o esférico a encontrar Rocha já no coração da área. Inteligentemente, o pivô desviou para o 0-2. Estava bom o jogo!
Entrada poderosa da formação de Pulpis, com dois golos em apenas quatro minutos. Do outro lado, e sem nada a perder, reação do emblema de Carcavelos, com Jorge Monteiro a parar o jogo após Rodriguinho ter desperdiçado soberana oportunidade para reduzir.




E tempo para os guarda-redes brilharem! Eddy, Danny e Murilo colocaram Léo Gugiel em sentido; do outro lado, Jacaré enviou a bola à trave, Lúcio permitiu a defesa de Schutt, Afonso Jesus atirou ao lado e Chishkala foi perdulário. Ataque, contra-ataque, futsal de nível top!
Primeiros 20 minutos de enorme qualidade, com golos, oportunidades, intensidade e o intervalo a chegar com a vantagem conquistada nos primeiros instantes: 0-2.
Reatar, o mesmo que dizer Benfica avassalador em quadra, com Rocha e Gonçalo Sobral muito perto de assinarem o 0-3 em Gondomar. Pressão encarnada em todo o campo, com o Quinta dos Lombos com muita dificuldade em ter bola.
Arthur, num livre direto, levou perigo; Léo Gugiel acreditou e foi de ponta a ponta testar o colega de posição; Afonso Jesus disparou, mas faltou "estrelinha"; Chishkala tentou o chapéu, mas a aba foi larga; Carlos Monteiro atirou ao ferro... e só dava Benfica, com as oportunidades a sucederem-se e Schutt a ser o protagonista a adiar o que parecia certo: mais golos!
O Quinta dos Lombos tentava responder através da bola parada, mas o Benfica era dono e senhor, e, mais uma vez, Rocha e Bruno Coelho estiveram muito perto de marcar. Não marcou o Benfica, arriscou-se a sofrer!
Com sete minutos para jogar, a melhor oportunidade para o adversário, num lance em que em três momentos a bola esteve muito perto de entrar: sorte para as águias aqui! E bola ao ferro no lance seguinte, obrigando Pulpis a reunir as tropas para travar o ímpeto adversário, que tentava reentrar no desafio.
E resultou! Mesmo com o Quinta dos Lombos a forçar em 5x4, o Benfica foi melhor e mostrou-o! Erro na construção... e Bruno Cintra, aos 38', rematou para uma baliza deserta e fez o 0-3 final.
Grande jogo de futsal, enorme propaganda para a modalidade, vitória justa para o Glorioso, que assim conquistou a 4.ª Taça da Liga do seu palmarés. Está mais rico o Museu Benfica – Cosme Damião!
DECLARAÇÕES
Pulpis (treinador do Benfica): "Em primeiro lugar, parabéns ao Quinta dos Lombos. Fez uma excelente competição e hoje mostrou por que razão se apurou para a final. É uma grande equipa, os seus jogadores nunca baixaram os braços, lutaram até ao último momento e criaram dificuldades. Entrámos muito bem no jogo, marcámos dois golos, depois talvez tenhamos relaxado um pouco e, a partir daí, eles foram crescendo, acreditando, igualando o jogo na primeira parte, com oportunidades para os dois lados. Não fomos capazes de matar o jogo com um terceiro golo antes do intervalo. A nossa entrada na segunda parte foi magnífica, com uma avalancha de ocasiões de golo. Se tivéssemos marcado numa dessas situações, teríamos causado um grande dano no adversário. Não conseguimos, e eles, pouco a pouco, foram entrando no jogo. Entre os 10 e os 15 minutos do segundo tempo passámos mal, começámos a ter problemas... Acalmámo-nos com o time out e a partir daí voltámos ao controlo. Sabíamos que iríamos sofrer, nunca pensámos que seria um jogo fácil, o Quinta dos Lombos é uma equipa difícil e não tinha nada a perder. No cômputo geral, criámos muitas oportunidades de golo, faltou-nos fechar o jogo mais cedo. Os nossos adeptos são incríveis. Onde quer que joguemos, os adeptos estão sempre presentes! Aqui, em Gondomar, o pavilhão estava praticamente cheio de Benfiquistas. Muito obrigado pelo seu apoio, sem eles não seríamos nada. Isto é para eles! Queremos vencer mais nesta época, esperamos que seja o primeiro de muitos. Vamos continuar nesta linha para conseguirmos mais títulos."
Bruno Coelho (ala e capitão do Benfica): "Desde o início da época demonstramos que este Benfica está mais consistente e equilibrado. Se queremos ser os melhores, temos de o demonstrar dentro do campo, querer e correr mais do que os outros. Só nos interessa o nosso trabalho. Ganhar uma competição é sempre maravilhoso, queremos muito mais e temos muito mais para conquistar nesta época. Disse no balneário que hoje era o início de uma história bonita, e com certeza que vamos acabá-la em grande no final da época."
Afonso Jesus (fixo do Benfica): "Esta conquista é uma sensação de realização pelo trabalho que temos vindo a fazer no contexto do projeto do Clube. Merecíamos ganhar, o Benfica merecia ganhar, os adeptos mereciam ganhar, porque só nós sabemos o que sofremos nos últimos anos sem conseguir alcançar os títulos que o Clube merece. Soubemos sofrer, e que isto sirva de exemplo para nós percebermos que é preciso sofrer, e sofrer muito, para alcançar estes títulos."
Arthur (ala do Benfica): "Quem veste esta camisola tem de dar tudo, e nós temos de entregar o que o Benfica merece! Estou muito feliz! Era uma final, tínhamos de estar ligados a 200 por cento, não podíamos baixar o nível em nenhum momento, isso foi muito importante para a nossa conquista. Fui feliz na finalização [no primeiro golo], tínhamos de entrar forte, colocar o nosso ritmo de jogo... Foi uma recuperação de bola do Rocha e um lindo passe do Lúcio Rocha! O Benfica não pode ficar tanto tempo sem ganhar títulos. Queremos mais! Este troféu acho que é o início de uma linda história para o Benfica, voltar a ganhar títulos, estar em finais e competir sempre."
Quinta dos Lombos-Benfica
0-3
Pavilhão Multiusos de Gondomar
Cinco inicial do Benfica
Léo Gugiel, Gonçalo Sobral, Arthur, Chishkala e Afonso Jesus
Suplentes
André Sousa, Rocha, Bruno Coelho, Lúcio Rocha, Bruno Cintra, Carlos Monteiro, Diego Nunes e Jacaré
Cinco inicial do Quinta dos Lombos
Schutt, Eddy, Murilo, Rodriguinho e Willian Carioca
Suplentes
Moreira, Nascimento, Babau, Kaká, Danny, Milton, Tiaguinho, Vicente e Telmo
Ao intervalo 0-2
Golos
Benfica: Arthur (1'), Rocha (4') e Bruno Cintra (38')

Sem comentários:

Enviar um comentário