quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

VITÓRIA CATEGÓRICA...



 Paciência, eficácia e trabalho? Sim, e mais três pontos!

O Benfica venceu o Arouca, por 0-3, em desafio da 18.ª jornada da Liga Bwin.
Um bis de João Mário, ao que se somou um golo de Musa, culminou no triunfo do Benfica, por 0-3, frente ao Arouca, em duelo da 18.ª jornada da Liga Bwin. Uma noite marcada pela resiliência e eficácia encarnada, recompensada com mais três pontos plenos de justiça.
Depois da vitória na deslocação ao reduto do Paços de Ferreira (0-2), nova viagem ao norte do País, naquele que foi o terceiro jogo consecutivo fora de portas.
Na antevisão, Roger Schmidt perspetivara um encontro complicado, mas para ganhar; do outro lado da barricada, Armando Evangelista prometera ter a lição bem estudada e dar muito trabalho ao líder... e assim foi!
Com duas alterações relativamente ao último onze escalado, o míster elegeu Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Chiquinho, Neres, João Mário, Aursnes e Gonçalo Guedes para esta noite de terça-feira, 31 de janeiro, em Arouca.
Uma equipa ambiciosa, com algumas alterações no posicionamento em campo, traduzidas, essencial e factualmente, numa maior mobilidade do coletivo, a funcionar como uma verdadeira orquestra... e foi bonito de se ver e ouvir!
Apito inicial de Rui Costa, com Neres e João Mário a darem o mote! Arouca completamente encostado às cordas, com o Benfica a rendilhar e construir pacientemente, a tentar furar uma linha defensiva densa e muito baixa. Minutos de autêntico sufoco, com a primeira oportunidade de golo a surgir aos 9'.



Excelente incursão de Bah na direita, cruzamento rasteiro para a área, com Gonçalo Guedes a surgir, mas a não conseguir evitar o desvio da defensiva arouquense e a ver a bola embater nas malhas laterais.
Do outro lado, uma ténue resposta, numa tentativa de respirar, mas que não passou de um suspiro! Aos 13', Sylla cruzou na direita do ataque arouquense, Antony ganhou a frente ao defesa encarnado, mas cabeceou desenquadrado. Tudo controlado!
Benfica obrigado a trabalhar muito, a insistir, a descobrir espaços e o golo surgiu aos 25', para alegria dos muitos Benfiquistas nas bancadas... e que golo!
Quando o Arouca tentava soltar-se, o Benfica foi letal. Jogada bonita: tudo começou num lançamento lateral de Grimaldo, Florentino tocou e devolveu, o lateral espanhol descobriu Aursnes, tabelinha direta com Neres e oferta para João Mário rematar para o 0-1. Foi o 9.º golo do camisola 20 das águias nesta Liga Bwin.
Até ao intervalo, os anfitriões tentaram responder através das bolas paradas, demonstrando dificuldades na ligação do seu jogo e na profundidade, consequência direta da postura da equipa encarnada, mais acutilante e sempre mais perigosa. Contas feitas, margem mínima de 0-1.
Reatar e, em campo, surgiu um Arouca transfigurado, mais subido, à procura de reentrar no jogo; resposta do Benfica, e Gonçalo Guedes, aos 48', tentou a sorte novamente, mas o desvio, na hora H, ficou curto e mal direcionado. Estava a adivinhar-se!
Minuto 55, o 0-2... e mais um bonito rendilhado dos encarnados, com vários protagonistas, ao primeiro toque, na sequela assinada por João Mário.
Ora tente imaginar: Florentino, Guedes, João Mário, Guedes, Aursnes (a deixar passar a bola)... e remate final do camisola 20 na grande área, de pé esquerdo e vestido de classe! Uma dezena de golos na Liga Bwin para o internacional luso!
Em desvantagem, após algumas mexidas no xadrez, e sem nada a perder, o Arouca surgiu mais perigoso. Bruno Marques (60' e 62') e Alan Ruiz (66') deram trabalho, mas o Benfica, nesta fase em especial, solidário, coeso e compenetrado na missão, resolveu.
Já com Musa em campo (entrou aos 67' para o lugar de Guedes), como referência mais direta na frente, o 0-3 para dissipar quaisquer dúvidas, não que as houvesse.



Minuto 80, Aursnes descobriu Neres no eixo do ataque, mas o brasileiro acabou por cair na área após toque de Mateus Quaresma... E quem apareceu? Vindo de trás, com faro de golo, Musa decidiu rápido e rematou forte para o fundo das redes. Estava feito 0-3 e o quarto tento do croata na Liga Bwin.
Tempo (86') ainda para as entradas de Mihailo, Gilberto, Lucas Veríssimo e João Neves, substituindo Grimaldo, Bah, António Silva e Neres, respetivamente.
Até ao apito final, gestão inteligente e de qualidade, com o Benfica a trazer de Arouca mais três preciosos pontos nesta longa caminhada. Um triunfo que premeia uma equipa trabalhadora, paciente, eficaz e que, mais uma vez, de forma humilde e abnegada, soube dar ao jogo, nos momentos certos, aquilo que ele precisava e exigia.
Após três desafios fora de portas, o regresso a casa acontece já no próximo sábado, dia 4 de fevereiro. O Benfica, agora mais líder, recebe o Casa Pia, uma partida referente à 19.ª jornada da Liga Bwin, com apito inicial marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário