Triunfo incontestável no dérbi, final da Taça de Portugal assegurada!
Benfica e Imortal decidem, a partir das 19h00 de domingo, em Sines, quem erguerá o troféu.
Com uma exibição consistente, de classe e muita qualidade, o Benfica venceu o Sporting, por 80-96, e garantiu o passaporte para a grande final da Taça de Portugal de basquetebol. Domingo, às 19h00, há que vencer o Imortal para trazer o 23.º troféu para o Museu Cosme Damião...
Pavilhão Multiusos de Sines com uma bonita moldura humana para acolher e aplaudir o dérbi, com as duas equipas a responderem com espetáculo e basquetebol de alta qualidade dentro das quatro linhas.
Cinco inicial do Benfica comandado por Norberto Alves com os habituais Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e James Ellisor; do outro lado, Pedro Nuno Monteiro apostou em Travante Williams, João Fernandes, Joshua Patton, Gerald Armwood e Marcus Lovettjr. Tudo a postos, emoção ao rubro e bola ao ar!
Início frenético, cestos concretizados com eficácia nas duas tabelas, com as águias a conseguirem uma vantagem de seis pontos (9-15) a meio do primeiro quarto, perante alguns erros não forçados da formação leonina e muita dinâmica no jogo encarnado. Benfica a dominar na luta das tabelas, mais agressivo e com mais soluções, a fechar os primeiros dez minutos na frente, após um espetacular afundanço de Terrell Carter e mais um triplo de Aaron Broussard: 19-27.
Grande jogo no litoral alentejano, com o Sporting a entrar no 2.º quarto determinado em reduzir distâncias... e a consegui-lo (25-29), fruto de uma defesa mais intensa. O Benfica não tremeu, adaptou-se, reagiu e 28-36 a 5 minutos do descanso. Muito equilíbrio, verdes e brancos com sinal mais neste parcial a conseguirem o empate (39-39), com o marcador a apresentar ao intervalo um 42-45... apenas 3 pontos a separarem as equipas!
Tudo em aberto e Terrel Carter deu o mote com um afundanço de topo, após uma jogada de laboratório do coletivo! Espetáculo em Sines, e o dérbi a tornar-se ainda mais intenso (44-50), apesar de a luta pela posse de bola se sobrepor à técnica. Entretanto, José Silva fez o que tão bem sabe fazer e, de longa distância, colocou as águias com dez pontos de avanço (49-59). Superior, mais paciente e consistente, o Benfica fechou o 3.º quarto num justo 58-69, após um bonito gesto de José Barbosa.
Derradeiros dez minutos, águias em vantagem, leões à procura de reentrarem no jogo. Score de 60-76, dezasseis pontos de distância e emoção em quadra e nas bancadas. Quem seguiria para a final? A resposta não tardou... Sporting a correr atrás do prejuízo, precipitado, a ver o tempo a escorrer-se; Benfica inteligente, coletivo, e a espraiar toda a sua qualidade em quadra! Quando assim é... Triunfo para o Glorioso, por taxativos 80-96, e passaporte carimbado para a grande final da 74.ª edição da prova-rainha.
Na derradeira partida de atribuição do troféu, agendada para as 19h00 de domingo, em Sines, o Benfica vai à procura de erguer o 23.º troféu, e terá pela frente o Imortal que, na outra meia-final do dia, eliminou o Lusitânia (82-77).
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Tivemos uma química e uma dinâmica fantásticas e é nestes momentos que é apelar a tudo isso, às nossas relações e a controlar as emoções. Conseguimos fazê-lo bem. Foi um bom jogo, ganhámos esta meia-final frente ao Sporting com toda a justiça. Mas não ganhámos nada ainda, temos de ser humildes para vencer o Imortal, uma equipa muito talentosa, na final. Amanhã [domingo] teremos de estar ao nosso melhor nível. Agora é recuperar os jogadores, porque teremos de dar tudo e queremos muito ganhar esta Taça para os nossos adeptos."
Sporting-Benfica
80-96
Pavilhão Multiusos de Sines
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e James Ellisor
Suplentes
Eduardo Francisco, José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso e Sérgio Silva
Cinco inicial do Sporting
Travante Williams, João Fernandes, Joshua Patton, Gerald Armwood e Marcus Lovettjr
Suplentes
Eddy Tavarez, Ricardo Monteiro, Marko, Loncovic, Diogo Ventura, António Monteiro, Diogo Araújo e Andre Cruz
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
19-27 42-45 58-69 80-96
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (36), Betinho Gomes (4), Toney Douglas (12), Terrell Carter (17), James Ellisor (10), José Silva (7), José Barbosa (2) e Makram Ben Romdhane (8)
Sem comentários:
Enviar um comentário