domingo, 28 de maio de 2023

HISTÓRICO TRIPLETE



 O Benfica venceu o Madeira SAD na final da Taça de Portugal, troféu que se junta às conquistas do Bicampeonato Nacional e da Supertaça na época 2022/23.

O Benfica continua a fazer história no andebol feminino! Depois do Bicampeonato Nacional e da conquista da Supertaça na época 2022/23, as encarnadas ergueram o troféu da Taça de Portugal, a 8.ª do palmarés do Clube na modalidade, na tarde deste domingo, 28 de maio, após vencerem o Madeira SAD, por 30-31. Na Maia, celebrou-se o inédito triplete!
Depois de ultrapassar o CA Leça na meia-final de sábado, 27 de maio, com um triunfo por 31-35, o Benfica reentrou na quadra do Pavilhão Municipal da Maia neste domingo, dia 28, para disputar a grande final.
Inicio muito equilibrado na decisão da prova-rainha, com o resultado a espelhar sucessivas igualdades nos primeiros minutos. Aos 4-5, a equipa encarnada disparou no marcador e alcançou uma vantagem de três golos (4-7), mas, do outro lado, um Madeira SAD determinado em tomar posse do troféu ripostou e aproximou as contas em 6-7.
Sempre na margem mínima, as comandadas por João Alexandre Florêncio não saíram da frente do marcador, porém, era preciso mais e, aos 12-14, a oito minutos do intervalo, o treinador encarnado pediu desconto de tempo. Estava renhido, ritmado e incerto, mas as bicampeãs nacionais mostraram para o que iam! Particularmente inspirada, Maria Unjanque marcou 6 golos neste período, que terminou com o Benfica a vencer por 14-18.
No reatar, as águias alcançaram a maior vantagem na partida, por cinco golos (15-20). Mais ofensiva e concretizadora no regresso dos balneários, a equipa do Madeira SAD carregou e colocou o resultado em 23-24. A contenda viu-se novamente empatada aos 25-25 e, aproveitando o momento, as insulares passaram para o comando do marcador.
Com a segunda dobradinha consecutiva em mente, o Benfica igualou (27-27). A sete minutos de terminar, António Florido parou o encontro. Era o tudo ou nada e as equipas corresponderam! Muita disputa na quadra, golo cá, golo lá, sem que nenhum dos conjuntos conseguisse descolar.
No final, vitória do Glorioso por 30-31, com golo de Viktoriya Borshchenko a cerca de 30 segundos do fim. Resultado curto, mas que cumpre o objetivo: a Taça de Portugal é do Benfica! O troféu da prova-rainha junta-se ao título do (Bi)Campeonato Nacional e à Supertaça, celebrando-se, deste modo, o inédito triplete na época 2022/23!
DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Foi uma época mesmo muito difícil. Em 20 anos de treinador, foi a época mais difícil que tive. Elas foram inexcedíveis, jogam à Benfica! É uma equipa que foi construída há seis anos pela Irene Henriques. É uma equipa, com a Irene [Henriques] e a Marina [Teixeira], com ADN à Benfica. Acabámos a ganhar por um, num jogo incrível. O Madeira SAD já tinha valorizado imenso a nossa vitória no Campeonato, voltou a fazê-lo na Taça de Portugal. Foi um jogo incrível. Ganhámos no limite, temos de preparar melhor a próxima e de começar a trabalhar para a Supertaça Portuguesa e a Ibérica, que é a primeira vez que disputamos. Estamos muito felizes. Isto é uma nova geração, que até pode catapultar o andebol português para outros patamares. Vamos continuar a trabalhar para esse desenvolvimento."
Viktoriya Borshchenko (central do Benfica): "Estou muito contente e orgulhosa da equipa. Não foi fácil, mas estou muito contente por este final de época e por fazer parte desta equipa e do Benfica. Obrigada a todos os que nos apoiam. Fizemos história por esta equipa e pelo andebol feminino do Benfica."
Madeira SAD-Benfica
30-31
Pavilhão Municipal da Maia
Formação inicial do Benfica
Ana Maria Ursu, Viktoriya Borshchenko, Maria Unjanque, Jelsia Monteiro, Mihaela Minciuna, Ana Bolzan e Ana Silva
Suplentes
Isabela Ferrarin, Nádia Rodrigues, Madalena Pereira, Rute Fernandes, Débora Moreno, Constança Sequeira, Denise Fernandes e Alina Molkova
Formação do Madeira SAD
Isabel Góis, Neide Duarte, Maria Duarte, Greyce Santos, Ríssia Oliveira, Luana Jesus e Érica Tavares
Suplentes
Carlota Santos, Francisca Henriques, Patrícia Rodrigues, Joana Ribeiro, Francisca João, Marilene Souza e Patrícia Morais
Ao intervalo 14-18
Marcadoras do Benfica
Maria Unjanque (8), Viktoriya Borshchenko (6), Constança Sequeira (4), Mihaela Minciuna (4), Ana Bolzan (4), Ana Silva (3) e Nádia Rodrigues (2)

Sem comentários:

Enviar um comentário