sábado, 30 de dezembro de 2023

ENCERRAR O ANO COM O PÉ NO ACELERADOR



Águias encerraram 2023 com o pé no acelerador Com o apoio incessante do público, o Benfica fechou o ano civil com uma vitória sobre o Famalicão por 3-0 e subiu, à condição, à liderança da Liga Betclic. Nesta sexta-feira, 29 de dezembro, o Benfica fechou a cortina do ano de 2023 com um triunfo sobre o Famalicão por 3-0, na 15.ª jornada da Liga Betclic, e subiu, à condição, ao topo da tabela. No seu jogo 300 de águia ao peito, Rafa marcou um golo, fez duas assistências e levou o prémio de Man of the Match (Homem do Jogo) para casa. Perante uma moldura humana composta por 58 725 pessoas, o Benfica contou com um estreante a titular em 2023/24 e no Estádio da Luz. Suplente utilizado em sete jogos da presente temporada, Tiago Gouveia integrou um onze inicial do qual também fizeram parte Trubin, Aursnes, Tomás Araújo, António Silva, Morato, João Neves, Kökcü, João Mário, Rafa e Arthur Cabral. E foi, precisamente, o extremo Made in Benfica o primeiro a criar perigo. Logo aos 5', ganhou a bola na raça a Nathan no interior da área minhota, procurou o pé direito e disparou para boa defesa de Luiz Júnior. Carregando no acelerador, a equipa comandada por Roger Schmidt voltou a estar perto do 1-0 aos 6'. Morato subiu pelo corredor esquerdo, bateu um adversário em velocidade e cruzou atrasado para Rafa, que rematou ao lado. Numa das várias saídas em velocidade, o Famalicão respondeu de imediato, com Cádiz a cabecear por cima, após cruzamento de Moura, aos 7'. Jogando um futebol paciente e fluído perante o recuo estratégico da turma de João Pedro Sousa, o Benfica conseguiu chegar com alguma facilidade à área contrária e, aos 14', reclamou-se penálti para as águias. João Neves cruzou para a área e a bola foi desviada da coxa para o braço esquerdo de Nathan, antes de sair pela linha de fundo. O árbitro não viu motivo para castigo máximo, assinalou pontapé de canto e, na sequência deste, Kökcü rematou de muito longe para defesa segura de Luiz Júnior. Aos 21', Arthur Cabral recebeu a bola de costas para a baliza, trabalhou bem para fugir à marcação dos centrais do Famalicão, mas o seu disparo saiu ao lado. Uma boa iniciativa do avançado brasileiro que serviu de ensaio para a primeira explosão de alegria das bancadas da Luz. 




Após um dos inúmeros desarmes que fez durante o encontro, João Neves saiu a jogar com um passe soberbo a solicitar a desmarcação de Rafa. Este, já na área, temporizou antes de cruzar para a entrada de Arthur Cabral, que rematou para o fundo das redes. O relógio marcava 31' quando o reforço para 2023/24 festejou o seu 1.º golo na Liga Betclic. Determinado a aumentar o seu pecúlio, o camisola 9 dos encarnados voltou a aquecer as mãos de Luiz Júnior, aos 33', com um forte remate de pé esquerdo. A fechar uma primeira parte de intenso domínio, os encarnados desenharam uma bela jogada ao primeiro toque pelo lado esquerdo, onde o toque de calcanhar de Rafa com a intenção de isolar João Mário foi cortado, in extremis, pela defesa do Famalicão. No regresso do intervalo, os minhotos aumentaram os níveis de pressão sobre a saída de bola do Benfica e, logo aos 46', Topic rematou ao lado, após intercetar um passe de António Silva para João Neves. As águias responderam à ameaça adversária no minuto seguinte com nova investida de Rafa. O camisola 27 tabelou com Tiago Gouveia, rompeu pelo lado esquerdo, invadiu a área, mas foi desarmado por Mihaj. Um minuto depois de uma vistosa mancha de Trubin no frente a frente com Théo Fonseca, num lance que acabou anulado por posição irregular do avançado do Famalicão, o Benfica voltou a criar perigo, aos 56'. Na sequência de uma grande combinação entre Kökcü e João Mário, a bola ficou com João Neves, que finalizou de trivela para intervenção atenta de Luiz Júnior.


Aos 59', Trubin voltou a dizer "presente", desta feita num lance a valer. Moura lançou Chiquinho no espaço entre Aursnes e Tomás Araújo e o remate do extremo, apertado pelo jovem central das águias, foi travado pelo guarda-redes ucraniano com a mão esquerda.
O Benfica voltou a criar perigo aos 62', de bola parada. Num livre descaído para o lado direito, Kökcü tentou surpreender com um remate direto à baliza, que desviou em Chiquinho antes de Luiz Júnior afastar o esférico pela linha de fundo.
Um minuto volvido, João Neves fez um passe a rasgar para Rafa, que arrancou, entrou na área e serviu Arthur Cabral. Este encheu o pé e foi o ombro direito de Luiz Júnior a evitar o bis do brasileiro, que podia ter sentenciado a partida.
Motivado por conseguir adiar o 2-0, o Famalicão viveu o seu melhor momento do jogo e dispôs de boas oportunidades, aos 65' e aos 72'. Na primeira delas, Chiquinho encontrou Théo Fonseca sozinho na área e este rematou para grande defesa de Trubin. Depois – já com Florentino, Guedes e Musa nos lugares de Tiago Gouveia, Kökcü e Arthur Cabral –, Zaydou Youssouf acertou no poste esquerdo da baliza do Benfica. A bola continuou "viva" e Moura cruzou para Gustavo Sá, que, no coração da área, cabeceou ao lado.




Queixoso após uma disputa de bola com Chiquinho, Aursnes deu lugar a Jurásek aos 74' e a mudança originou uma remodelação na defesa encarnada, com Tomás Araújo a lateral-direito, António Silva e Morato no eixo e o internacional checo no seu lugar de origem: lateral-esquerdo.
As alterações promovidas por Roger Schmidt trouxeram frescura às águias, que, perante o tudo ou nada do Famalicão, aproveitaram o espaço para fazer a diferença. Com um passe que quebrou a primeira linha de pressão minhota, Tomás Araújo colocou a bola em João Mário, e este, sozinho, encontrou Rafa, que imediatamente a tocou para Guedes. Este passou o esférico para Musa, que fez a parede sobre Otávio e serviu Rafa, para um remate em arco rumo ao fundo das redes, aos 85'. Estava feito o 2-0 num jogo especial para o camisola 27!




Com o Estádio da Luz em ebulição, o treinador do Benfica promoveu a estreia de Gustavo Marques. Utilizado em 14 jogos da equipa B, o central cedido pelo América Mineiro entrou para o lugar de Tomás Araújo aos 88' e somou os primeiros minutos pela equipa principal das águias, ficando para outras núpcias momento semelhante para Gerson Sousa e Hugo Félix, que não saíram do banco.
Beneficiando de uma transição em velocidade iniciada com um pontapé longo de Trubin, Rafa controlou a bola à entrada da área do Famalicão e lançou Musa, que, perante a saída de Luiz Júnior, atirou de pé esquerdo para fazer o 3-0.
Com o público todo de pé a desfrutar da robusta vitória, o avançado croata ainda teve uma grande oportunidade para bisar. Desmarcado, uma vez mais, por Rafa, o camisola 33 isolou-se perante o guardião do Famalicão, mas o seu disparo saiu a rasar o poste.
Alcançada a quarta vitória consecutiva para todas as competições e aumentada a série invicta no Campeonato para 14 jogos, o Benfica vai-se estrear em 2024 com a deslocação a Arouca, na 16.ª jornada da Liga Betclic. O duelo está agendado para as 18h00 do dia 6 de janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário