No primeiro jogo de sempre no Estádio da Luz a contar para a Liga dos Campeões feminina, o Benfica venceu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o Eintracht Frankfurt por 1-0 e igualou o seu recorde de pontos (seis) na fase de grupos da competição à 3.ª jornada do Grupo A.
Escreveu-se história na Catedral! À boleia do incessante e contagiante apoio dos Benfiquistas que acorreram ao recinto – assistência de 10 785 espectadores –, as Inspiradoras ganharam energia extra para encararem, olhos nos olhos, as terceiras classificadas da última edição da Bundesliga feminina, um dos campeonatos mais fortes da Europa.
Galvanizadas e fiéis à ambição que tem servido de receita para a hegemonia interna, as tricampeãs nacionais empurraram o Eintracht Frankfurt para a sua área e, nos primeiros 15 minutos, fizeram quatro remates que só pecaram pela pontaria. No entanto, uma das melhores oportunidades para o Benfica abrir o ativo até surgiu num momento de desconcentração das alemãs: aos 5', a guarda-redes Johannes cortou em carrinho um mau atraso de Kleinherne (a bola encaminhava-se para a baliza).
Perante um adversário com uma postura retraída e à procura do erro alheio, as águias continuaram a carregar com um futebol vertical e ao primeiro toque. Aos 30', Alidou acreditou no erro de Doorsoun, que tinha o lance aparentemente controlado, roubou a bola à defesa alemã, mas não conseguiu superiorizar-se no um contra um frente a Johannes.
Alertado pelo lance da internacional canadiana, o Frankfurt aumentou os níveis de agressividade e equilibrou a contenda nos últimos 15 minutos da primeira parte, chegando com relativo perigo à baliza defendida por Lena Pauels, aos 38' e 40', por Doorsoun e Freigang, respetivamente.
No regresso dos balneários, Prasnikar fez o primeiro remate após um lance confuso na área do Benfica, mas a resposta das Inspiradoras foi imediata. Na sequência de uma grande arrancada, Lúcia Alves isolou Alidou com um grande passe a rasgar a defesa contrária, mas a camisola 2 voltou a esbarrar na mancha de Johannes, aos 50'.
Com o relógio a correr a seu favor, o Frankfurt conseguiu subir e levou o jogo para uma batalha sem quartel no meio-campo. Sentindo as dificuldades das Inspiradoras em combater o poderio físico das adversárias, o público aumentou o volume, celebrando cada duelo ganho com aplausos e cânticos de incentivo.
Aos 69', Filipa Patão fez a primeira substituição, trocando Nycole Raysla por Andreia Norton e adiantando Francisca Nazareth no terreno. A aposta revelou-se acertada e, dois minutos volvidos, chegou o golo das Inspiradoras. Dominando no peito um grande passe de Francisca Nazareth, Marie Alidou encheu o pé, rematou forte e, à terceira tentativa, conseguiu bater Johannes. Explosão de alegria na Luz pela justa vantagem no marcador!
Com as redes adversárias batizadas, o Benfica manteve os níveis de concentração em alta e defendeu de forma muito sólida a baliza de Lena Pauels, cujas duas defesas num jogo de alto nível de dificuldade servem como elogio ao labor defensivo da equipa. Nos últimos segundos da partida, nenhum adepto foi capaz de permanecer sentado e foi com a multidão de pé que a árbitra Rebbeca Welch apitou pela última vez. O já tradicional "E o Benfica ganhou" ouviu-se nas colunas da Catedral, no culminar de uma noite de gala.
Na próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, as Inspiradoras visitam o Eintracht Frankfurt, na 4.ª jornada do Grupo A, e, somando três pontos, podem garantir, desde logo, o apuramento inédito para os quartos de final.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Fomos uma equipa muito competente ao longo do jogo, exceto no capítulo da finalização, porque podíamos ter ganhado este jogo mais cedo e com um volume diferente, pela quantidade de oportunidades que criámos. Nunca desistimos, tentámos dominar todos os momentos do jogo. Foram raras as vezes em que o Frankfurt foi à nossa baliza e nos incomodou. As nossas jogadoras fizeram um jogo irrepreensível, estiveram sempre ao mais alto nível. Temos mais três jogos nesta fase de grupos, vamos procurar fazer o melhor possível, que é fazer o máximo de pontos. Ainda nada está garantido, temos um foco muito grande no nosso trabalho dia após dia, jogo após jogo. Nada está ganho, estamos no 2.º lugar, queremos manter-nos lá e, se possível, criar, aqui, muito desconforto ao Barcelona. Tem sido sempre assim: jogo a jogo, crescimento, consistência e vamos procurar ser cada vez melhores. O apoio dos adeptos é essencial para nós, jogamos para eles todos os dias, só temos é de agradecer a quem esteve no Estádio. Foram muito importantes nesta vitória, e peço que continuem, cada vez mais, a apoiar esta equipa, porque ela merece."
Lúcia Alves (defesa do Benfica): "Era este o objetivo, conseguir chegar ao 2.º lugar do grupo. Acredito que vamos conseguir fazer algo bonito. Mais do que uma entrada à Benfica, foi jogar aqui [no Estádio da Luz]. Foi sempre um sonho de criança jogar no Estádio da Luz. A entrada tinha de ser forte. É sempre especial vestir esta camisola, carregar este símbolo ao peito. Fomos felizes, iremos dar sempre tudo pelo Benfica. Marcámos na baliza grande, demonstrámos que também podemos ser felizes naquela baliza. Esperamos poder jogar mais vezes aqui."
Marie Alidou (média do Benfica): "É indescritível, vou recordar este momento durante muito tempo [marcar no Estádio da Luz]. Foi a minha estreia no Estádio da Luz, perante estes adeptos fantásticos. Lutámos até ao final do jogo. Mostrámos que podemos ser grandes em termos coletivos. Fizemos isto pelos adeptos, estamos muito felizes."
Benfica-Eintracht Frankfurt
1-0
Estádio da Luz
Onze do Benfica
Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Catarina Amado, Andreia Faria, Anna Gasper, Lúcia Alves (Andrea Falcón, 83'), Marie Alidou (Marta Cintra, 90'), Francisca Nazareth e Nycole Raysla (Andreia Norton, 69')
Suplentes
Rute Costa, Carolina Vilão, Ana Seiça, Daniela Santos, Paige Almendariz, Marta Salvador, Andreia Norton (69'), Lara Martins, Amélia Silva, Andrea Falcón (83'), Marta Cintra (90') e Beatriz Nogueira
Onze do Eintracht Frankfurt
Stina Johannes, Pia-Sophie Wolter, Sophia Kleinherne, Sara Doorsoun, Verena Hanshaw, Géraldine Reuteler (Shakiera Martínez, 75'), Tanja Pawollek, Barbara Dunst, Nicole Anyomi (Lisanne Gräwe, 66'), Laura Freigang e Lara Prasnikar
Suplentes
Hanna Johann, Cara Bösl, Letícia Santos, Lisanne Gräwe (66'), Shekiera Martínez (75'), Jonna Brengel, Virginia Kirchberger, Ilayda Acikgöz, Jella Veit, Sophie Nacthigall e Dilara Acikgöz
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Marie Alidou (71')
Sem comentários:
Enviar um comentário