domingo, 3 de março de 2024

CHAPA 6 COM MAGIA

 


Muito coletivo com faíscas de magia individual

Na visita ao Clube Albergaria, em jogo da 15.ª jornada da Liga BPI, o Benfica impôs-se com uma clara goleada por 0-6, cimentando a posição de líder da Liga BPI.
A equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Clube Albergaria, por 0-6, neste domingo, 3 de março, no Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, em jogo da 15.ª jornada da Liga BPI. Com dois golos, ambos de cabeça, Chandra Davidson foi eleita a Melhor em Campo.
As Inspiradoras voltaram à Liga BPI e mostraram o seu poder, após um período de paragem para os compromissos das seleções nacionais. Na visita ao Clube Albergaria, a equipa do Benfica foi imparável, dominando o jogo desde os instantes iniciais e, com isso, construindo uma goleada, para a qual contribuíram os bis de Chandra Davidson e de Carole Costa, esta na conversão irrepreensível de duas grandes penalidades.
Mas o jogo deste domingo de manhã trouxe muito mais do que golos. Sem Marie Alidou, ainda ao serviço do Canadá na Gold Cup, ficou o destaque para o regresso das internacionais portuguesas e de Christy Ucheibe, após ter representado a Nigéria. Quanto ao onze inicial de Filipa Patão, nota particular para as entradas de Andreia Norton e Francisca Nazareth, ambas recuperadas de lesões. E que bem voltaram: a primeira foi uma seta perfurante enquanto esteve em campo, e a segunda abrilhantou uma exibição de classe com o melhor golo – e que golo! – da partida. Mas já lá vamos.
Sob intenso apoio dos adeptos benfiquistas, sempre bem audíveis no incentivo ao longo dos 90 minutos, as Inspiradoras começaram de pé no acelerador e, logo aos 3', pela esquerda, Jéssica Silva bailou com a bola nos pés, ganhou espaço para remate, mas a bola saiu à figura de Sheppard. Três minutos depois, o desbloqueio do marcador, através de uma grande jogada coletiva. Andreia Norton lançou, na esquerda, Jéssica Silva, que, após tabela com Andreia Faria, cruzou na perfeição e de trivela para a cabeça de Chandra Davidson. Esta, com uma impulsão e certeza imparáveis, abriu a contagem com classe. Um hino ao futebol coletivo no 0-1!
Motivadas pelo golo, as águias continuaram ao ataque e, aos 12', após bom cruzamento de Andreia Faria na ala direita, Francisca Nazareth atirou-se rente ao terreno para cabecear, mas a bola saiu perto do poste direito. Quase sem tempo para se respirar, aos 14', novo golo à vista! Francisca Nazareth impôs a sua técnica no lado canhoto do ataque do Benfica, furou e, de ângulo apertado, rematou, forçando a defesa incompleta de Sheppard. A linha recuada do Clube Albergaria, apertada, acabou por resolver de vez o lance. No minuto seguinte, voltou a ser Francisca Nazareth a mostrar-se, isolando pelo corredor central Lúcia Alves, que driblou Sheppard e ficou com a baliza ao dispor. No entanto, a bola fugiu-lhe um pouco, o suficiente para que o remate saísse às malhas laterais.
O futebol largo e envolvente do Benfica continuou a forçar o aparecimento de espaços na retaguarda da equipa da casa, criando problemas constantes a Mariana Couto e Shey Allen nas alas. Exemplo disso foi o lance dos 24', no qual Lúcia Alves cruzou da direita para a pequena área, onde apareceu Jéssica Silva, valendo o corte de Mariana Couto a evitar o segundo golo das Inspiradoras.
Aos 27' reclamou-se mão de Paula Ruess na bola na grande área do Clube Albergaria, quando Francisca Nazareth ia passar pela adversária, mas a árbitra mandou seguir. No entanto, quando o jogo foi interrompido, o VAR chamou a juiz Raquel Correia, que, após ver as imagens, atribuiu mesmo a grande penalidade. Na conversão, Carole Costa fez o 0-2, de pé direito, colocando a bola junto ao poste.




A controlar a partida, o Benfica viu Xana Rodrigues, após livre, cabecear ao lado (34') e, de fora da área, aparecer o primeiro remate enquadrado do Clube Albergaria (41'): Andreia Freitas atirou, Lena Pauels agarrou sem problemas. Duas exceções num jogo de sentido único e cujo score foi ampliado antes do intervalo.
Após um aviso aos 42', onde Chandra Davidson, servida por Andreia Faria de trivela, chegou atrasada, foi tempo do mais vistoso momento individual da manhã, num golaço de Francisca Nazareth. Aos 44', após grande cruzamento de Lúcia Alves, que fora isolada por Andreia Norton, a avançada finalizou com um remate de escorpião (ver vídeo)! Um espetáculo de golo a valer o 0-3. Aos 45'+1', a camisola 10 encarnada surgiu frente a Sheppard, mas atirou à figura, desperdiçando o bis.
E, quando se pensava que o marcador não iria mudar até à pausa, o 0-4 aconteceu. Andreia Norton combinou com Chandra Davidson, o cruzamento desta foi na direção de Lúcia Alves, que, na disputa física junto à linha de golo, conseguiu introduzir o esférico na baliza.
A segunda parte começou com uma bola na barra por Anna Gasper, após cobrança de um canto direto (48'), antes de uma grande intervenção de Lena Pauels: Sofia Lewis fugiu em velocidade pela esquerda e, de ângulo difícil, tentou o remate, valendo um esticar de perna da guarda-redes do Benfica para impedir o golo.
O Benfica manteve-se por cima, embora com um ritmo de jogo menos intenso, perante um Clube Albergaria com dificuldades de sair da sua intermediária. E, aos 60', chegou a mão-cheia de golos. Excelente lance de Jéssica Silva, que levou a bola controlada da esquerda para o meio, antes de desmarcar Lúcia Alves, na ala direita. Esta cruzou para o cabeceamento de Chandra Davidson, que assim bisou na partida (0-5). Mais uma vez a aparecer a força do coletivo num lindo desenho ofensivo.
Filipa Patão começou, então, a gerir as jogadoras, fazendo três alterações aos 62': saíram Lúcia Alves, Andreia Norton e Francisca Nazareth, entraram Paige Almendariz, Amélia Silva e Daniela Silva. Já aos 74' foi a vez de Jéssica Silva ser substituída por Lara Martins, ouvindo a camisola 11 das águias um aplauso especial, ela que jogou no Clube Albergaria. Na mesma altura também Chandra Davidson saiu, entrando Marta Cintra. Seria esta mesma jogadora, aos 89', a sofrer falta e a cair na grande área do Clube Albergaria. A árbitra apontou para a marca de grande penalidade, mas depois recuou para ser assinalado um alegado fora de jogo. O VAR interveio na análise da jogada e, após uma demora de quase seis minutos, foi confirmada o pontapé de penálti. Oportunidade para também Carole Costa bisar, já nas compensações (0-6, aos 90'+5').
Os dois golos e a exibição valeram a Chandra Davidson o prémio de Melhor em Campo.




DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Entrámos bem no jogo, isso também nos facilitou as coisas. Marcámos um golo cedo, o tempo também ajudou, pois este campo, quando chove, fica mais difícil. Como disse no início da semana, é importante fazer bem as coisas e de forma simples. Nestes campos é preciso irmos ao detalhe do passe e da receção, o que facilita o nosso jogo. Fomos competentes no início do jogo, a marcar o primeiro golo, a estabilizar e, depois, a aumentar a vantagem. Após isso, o jogo tornou-se mais fácil. Parabéns às jogadoras. Além de um bom resultado, conseguimos marcar muitos golos e, acima de tudo, não sofrer, o que demonstra o trabalho que temos andado a fazer."
Jéssica Silva (avançada do Benfica): "Estávamos com boas dinâmicas, sabíamos que uma das dificuldades que iríamos ter hoje era o sintético, num campo difícil. São uma equipa superbem organizada defensivamente, mas nós fomos superiores e acho que fomos superiores durante o jogo todo."
O Benfica volta a jogar no dia 10 de março, recebendo, às 15h00, o Famalicão em jogo da 16.ª jornada da Liga BPI.
Clube Albergaria-Benfica
0-6
Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira
Onze do Benfica
Lena Pauels, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves (Daniela Silva, 62'), Andreia Norton (Paige Almendariz, 62'), Anna Gasper, Francisca Nazareth (Amélia Silva, 62'), Chandra Davidson (Marta Cintra, 74') e Jéssica Silva (Lara Martins, 74')
Suplentes
Rute Costa, Paige Almendariz (62'), Amélia Silva (62'), Christy Ucheibe, Marta Cintra (74'), Nycole Raysla, Andrea Falcón, Daniela Silva (62') e Lara Martins (74')
Onze do Clube Albergaria
Cat Sheppard, Shey Allen, Raquel Varejão, Xana Henriques, Andreia Freitas (Sara Lemos, 69'), Maria Rodrigues (Dani, 80'), Robyn McCarthy, Mariana Couto, Rita Montenegro (Jéssica Albino, 80'), Paula Ruess e Sofia Lewis (Beatriz Reis, 90'+4')
Suplentes
Sara Oliveira, Jéssica Albino (80'), Beatriz Reis (80'), Kiki, Emily Burnell, Pipa, Constança Fernandes, Sara Lemos (69') e Daniela Martins
Ao intervalo 0-4
Golos
Benfica: Chandra Davidson (6' e 60'), Carole Costa (32' gp e 90'+5' gp), Francisca Nazareth (44') e Lúcia Alves (45'+3')

Sem comentários:

Enviar um comentário