domingo, 31 de março de 2024

EM VANTAGEM SOBRE AS SAPAS

 


Determinação para ganhar vantagem

No dérbi da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, o Benfica venceu o Sporting, por 1-0, com um golo de Carole Costa.

Na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, a equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Sporting (1-0), neste domingo, 31 de março, e colocou-se em vantagem para o embate que decidirá qual das equipas estará no Estádio Nacional, na final.

No Benfica Campus (Campo n.º 1), o Presidente Rui Costa assistiu ao jogo e viu o Benfica aproximar-se com perigo da baliza leonina, aos 4'.
Uma recuperação de bola por parte de Andreia Faria deu início à jogada. A média fez o passe para Francisca Nazareth, que descobriu Chandra Davidson em boa posição, sobre a direita. A canadiana poderia ter rematado, mas optou pelo passe para Marie Alidou, ação sem o fim pretendido, pois Ana Borges efetuou o corte.
Benfica-Sporting
Aos 8', Lúcia Alves serviu Francisca Nazareth, a avançada trabalhou bem sobre Andrea Norheim e atirou à baliza para defesa de Hannah Seabert. O Sporting reagiu e, aos 9', Lena Pauels saiu da baliza, veloz, impedindo, com um corte, que Olivia Smith prosseguisse o lance.
Num jogo disputado a um ritmo intenso, aos 14', a atacante leonina beneficiou de uma perda de bola encarnada e disparou com perigo. A bola saiu ao lado.
De bola parada, aos 19', Ana Capeta cabeceou e Lena Pauels, segura, amarrou. As tricampeãs nacionais ripostaram, e, com mobilidade na frente, Marie Alidou, aos 27', na área verde e branca, rematou para defesa de Seabert.
Benfica-Sporting




Logo a seguir, aos 29', Lúcia Alves caiu na área num lance com Joana Martins, mas a árbitra Sandra Bastos mandou jogar. A bola sobrou para Francisca Nazareth que atirou à figura da guarda-redes do Sporting.
Sob incentivos dos Benfiquistas, as águias continuaram com mais bola e chegaram ao golo inaugural, na sequência de um pontapé de canto. Lúcia Alves bateu, Chandra Davidson cabeceou, Hannah Seabert estirou-se e evitou o tento, mas nada pôde fazer na recarga de Carole Costa, que abriu o ativo, aos 33'.
O Sporting não tardou a responder. Em contra-ataque, Olivia Smith rematou para uma grande intervenção de Lena Pauels para canto (35').
Benfica-Sporting
Em vantagem ao intervalo, o Benfica esteve mais expectante no arranque do segundo tempo, sem deixar de atacar pela certa. Aos 55', nota para a lesão de Andreia Bravo, forçada a sair, num momento pontuado por aplausos dos adeptos de ambas as equipas, além da preocupação das jogadoras encarnadas, num sinal de grande desportivismo.
Numa fase com algumas paragens, Chandra Davidson testou a atenção de Hannah Seabert com um remate de fora da área, que a guarda-redes adversária defendeu (58').
Benfica-Sporting
O dérbi passou a estar mais aberto e, aos 60', Lena Pauels mostrou segurança perante o disparo de Brittany Raphino. A alemã esteve fenomenal aos 62', na forma como negou o golo a Ana Capeta, mas o lance foi precedido de fora de jogo.
As visitantes apostaram em transições rápidas, mas sem capacidade de fazer mossa. Já o Benfica tentou voltar a ferir num cabeceamento de Chandra Davidson, que não surpreendeu Seabert (68').
Com muitas interrupções devido a mazelas físicas, o ritmo da partida decresceu bastante, motivo pelo qual houve poucos lances junto das áreas.
Benfica-Sporting




Só na reta final, o Benfica dispôs de oportunidades flagrantes. Aos 88', Nycole Raysla serviu Anna Gasper na perfeição, mas a alemã não conseguiu bater Seabert.
Depois, após canto, a guarda-redes leonina travou o cabeceamento de Laís Araújo, Nycole Raysla falhou a emenda na recarga, o esférico sobrou para Carole Costa, que deixou para Andreia Norton. A média rematou e Maísa Correia cortou sobre a linha de baliza (89').
No primeiro dos 10 minutos de compensação, Carole Costa visou a baliza rival, de cabeça, mas errou o alvo.
Benfica-Sporting
Triunfo justo das encarnadas (1-0), cujo calendário tem sido denso, tendo em conta a inédita presença nos quartos de final da Champions League. A 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal está prevista para 21 de abril, no Estádio Aurélio Pereira. Antes, há novo dérbi, no mesmo local, mas referente à 19.ª jornada da Liga BPI, a 14 de abril. Para já, as competições nacionais param devido aos compromissos das seleções.
Refira-se ainda que, a assinalar o 110.º aniversário da FPF, inerente ao conceito "Futebol para Todos", ambas as formações e equipa de arbitragem entraram em campo de forma intercalada, perfilando-se também desta forma perante os adeptos.
Benfica-Sporting
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Agradecer a estes adeptos magníficos que estiveram aqui. É um dia de família, e eles provaram que fazem parte da nossa família. Estou orgulhosa das nossas jogadoras pelo que fizeram, e pela capacidade que tiveram de continuar a jogar à Benfica, independentemente do desgaste. [Desgaste pelos muitos jogos] O nosso objetivo principal nem foi preparar o jogo, foi inteiramente recuperar e tentar que as jogadoras percebessem a ideia de jogo que nós tínhamos e elas foram irrepreensíveis. Uma capacidade de superação e compreensão do jogo enormes. Faltou-nos algum critério na definição, muito pelo desgaste físico que trouxemos. Ganhar era o nosso objetivo, claro que se pudéssemos ganhar por mais golos – tivemos oportunidades para tal – seria o ideal. Independentemente do resultado que levássemos daqui, iríamos sempre encarar o jogo de Alcochete para ganhar e continuamos com esse objetivo."
Benfica-Sporting
Pauleta (média do Benfica): "Foi um grande jogo, intenso e também bonito de se ver. Sabíamos do volume de jogos que a equipa tem tido nas últimas semanas, mas fizemos o nosso trabalho e levámos uma vitória. Fica um sabor agridoce, porque sabíamos que podíamos ter feito mais golos, mas o mais importante era a vitória e conseguimos."
Benfica-Sporting
1-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa, Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Andreia Faria, Pauleta (Anna Gasper, 66'), Catarina Amado (Nycole Raysla, 77'), Marie Alidou (Andrea Falcón, 77'), Francisca Nazareth (Jéssica Silva, 77') e Chandra Davidson (Andreia Norton, 77')
Suplentes
Rute Costa, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Anna Gasper (66'), Andreia Norton (77'), Lara Martins, Jéssica Silva (77'), Andrea Falcón (77') e Nycole Raysla (77')
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Alícia Correia, Brenda Pérez, Joana Martins, Andreia Bravo (Mariana Rosa, 56'; Rita Fontemanha, 84'), Olivia Smith (Maísa Correia, 70'), Ana Capeta, Diana Silva (Jacynta Gala, 84') e Brittany Raphino
Suplentes
Carolina Jóia, Bruna Lourenço, Mariana Rosa (56'), Rita Fontemanha (84'), Carolina Santiago, Rita Almeida, Maísa Correia (70'), Ana Teles e Jacynta Gala (84')
Ao intervalo 1-0
Golo
Benfica: Carole Costa (33')

Sem comentários:

Enviar um comentário