quinta-feira, 28 de março de 2024

O MELHOR DISCURSO DA NOITE



 

"ESTE HOMEM RESPIRA BENFICA POR TODOS OS POROS!

1. Não preciso elencar aqui o curriculum do Toni enquanto jogador do Benfica. Não há quem não o considere um dos maiores da nossa história.
2. É como treinador que nem sempre reconhecem a Toni o devido valor. Foi sempre chamado, qual bombeiro, em alturas de aflição, mas das duas únicas vezes que treinou a equipa do princípio ao fim da época foi campeão: em 1988-89 (com mais 13 que o Porto se a vitória valesse 3 pontos) e em 1993-94, depois do dramático verão quente de 1993.
3. Mesmo quando foi chamado a meio das épocas para safar problemas, conseguiu obter resultados: substituiu Skovdahl e atingiu a final da Taça dos Campeões (atual Liga dos Campeões) em 1987-88; substituiu Ivic e ganhou a Taça de Portugal em 1992-93.
4. O benfiquismo de Toni fê-lo até aceitar - coisa impensável! - passar de treinador principal a treinador adjunto depois de se sagrar campeão: aconteceu quando aceitou fazer parte da equipa técnica de Erikson para a época 1988-89.
5. Mário Wilson tratava Toni como "o meu filho branco". E Toni não fez a coisa por menos - fez ontem um discurso como só o "pai" Mário Wilson era capaz de fazer: cheio de sentimento, cheio de garra, cheio de emoção, cheio de benfiquismo. E não se esqueceu de fazer uma justíssima referência àqueles que são o mais valioso e mais insubstituível património do Sport Lisboa e Benfica: os seus adeptos! (ver vídeo)
6. Homens como Toni deviam ser chamados a transmitir as suas úteis experiências e o seu enorme benfiquismo a todos os que trabalham no futebol - e não só! - do clube: da formação ao plantel principal - jogadores, técnicos e staff - todos têm muito a aprender com o seu exemplo.
7. Agradeço ao Toni ser seu amigo. Que delícia e que privilégio é ouvi-lo desfiar as suas incríveis memórias do Benfica, as suas incríveis memórias do futebol, as suas incríveis memórias da vida. Parabéns pelo prémio e um forte abraço com Saudações Benfiquistas, meu caro Toni."

Sem comentários:

Enviar um comentário