O Benfica venceu o União Sportiva, por 51-67, e conquistou a Liga Betclic Feminina de 2023/24!
Benfica e União Sportiva jogaram neste domingo, 5 de maio, no Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, o jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic Feminina. As águias venceram por 51-67 e sagraram-se campeãs nacionais.
O desfecho verificado na quarta-feira, 1 de maio, obrigou a um jogo 3 para se encontrar o novo campeão nacional de basquetebol feminino. Agora nos Açores, desde o primeiro minuto que as águias mostraram que estavam em Ponta Delgada para juntar o Campeonato Nacional à Taça de Portugal, fazendo a dobradinha. E assim foi!
Está conquistado o 3.º título de campeão nacional feminino de basquetebol da história do Sport Lisboa e Benfica.
O 1.º quarto começou com um cesto de Isabela Quevedo, deixando a equipa orientada por Eugénio Rodrigues logo na frente. Após uns primeiros minutos em que as duas formações foram alternando a liderança do marcador, as águias pegaram na dianteira para não mais largar. No final do 1.º quarto o Benfica vencia por 13-21.
O arranque do segundo período não foi tão emotivo quanto o primeiro, com as equipas a desperdiçarem vários lançamentos ao cesto. As encarnadas apenas no 5.º minuto conseguiram – por Carolina Cruz – encestar, mas, quando lhe tomaram o gosto, só pararam quando ganharam uma vantagem de 14 pontos (19-33).
Mesmo com o maior acerto do União Sportiva nos últimos momentos da primeira parte, as águias foram para o intervalo a vencer por 25-37, e mais perto do título de campeãs nacionais.
Se no 2.º quarto havia sido o Benfica a demorar para abrir o cesto, no 3.º foram as açorianas a precisar de cinco minutos para o fazer, numa altura em que o Benfica já tinha somado cinco pontos aos 37 averbados até ao intervalo (27-42).
A pouco mais de três minutos do final do 3.º quarto, as encarnadas já tinham conseguido aumentar a vantagem para 20 pontos (27-47). A vantagem era cada vez maior, e maior ficou depois de um triplo soberbo de Marta Martins e de um bloqueio de Rafaella Monteiro na hora H. Era um Benfica eficaz e de grande nível a jogar nos Açores, do ataque à defesa, e vice-versa.
No final do 3.º quarto, os 31-52 a favor das águias deixavam o título muito perto. Faltavam 10 minutos...
O arranque do último quarto foi semelhante ao dos dois anteriores, com o Benfica sempre no controlo do jogo. Nem mesmo quando o União Sportiva conseguiu dois triplos consecutivos, as águias nunca tremeram. Para tal, muito contribuiu o triplo de Sara Iparragirre na resposta (47-61).
Com as jogadoras da casa a apostarem tudo nos triplos, com vista a tentarem encurtar distâncias – sem grandes efeitos práticos –, a equipa de Eugénio Rodrigues manteve sempre uma postura tranquila, não cometendo erros que fizessem as adversárias acreditar que ainda podiam retirar algo do jogo.
Com o marcador a registar um 51-67, os últimos segundos antes do soar da buzina foram já de festa das águias na quadra. O Benfica recuperava o título de campeão nacional!
Isabela Quevedo, com 18 pontos somados, foi considerada a MVP deste União Sportiva-Benfica.
Já em plena comunhão de adeptos e equipa, o Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa era agora palco de uma enorme festa de um grupo de jogadoras que nunca deixou de acreditar no seu valor, mesmo nas alturas mais complicadas da temporada. A entrega do troféu, minutos depois, recompensava todos os momentos menos bons que passaram ao logo de 2023/24.
Para a grande maioria foi o primeiro título nacional de águia ao peito. Apenas Marta Martins e Raphaella Monteiro haviam estado na conquista de 2021/22 – bicampeonato –, quando o Benfica venceu o União Sportiva, também na negra. Com realce para a primeira, que fez igualmente parte do título de 2020/21. Também o treinador Eugénio Rodrigues repete a conquista de 2022 e de 2021.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "A chave é o controlo emocional. Não fizemos nada diferente do que fizemos nos outros jogos, o adversário também não. Tem muito a ver com as dinâmicas emocionais dentro do próprio jogo. Soubemos viver com os erros que fomos fazendo, o adversário teve todo o mérito – por isso é que esteve nesta final – ao provocar esses erros. Em 38 anos, é provavelmente a época mais difícil da minha vida, em muitos aspetos. Uma época de crescimento, de caráter. Vencermos desta maneira, em casa do adversário, é uma demonstração de que esta equipa tinha caráter, não obstante os momentos menos felizes que tivemos. Estamos muitíssimos felizes porque podemos devolver aos Benfiquistas a alegria, e espero que continuem a ter orgulho nesta equipa de mulheres benfiquistas. Foi à Benfica."
Marcy Gonçalves (capitã do Benfica): "Sentimento de orgulho, de trabalho feito. De saber que merecíamos. O Campeonato volta para onde tem de estar, que é no Benfica! Agradecer do fundo do coração a todos os adeptos que nos apoiaram ao longo do ano. Sempre que apelámos, nunca falharam. Sempre foram o 6.º jogador. São eles que nos motivam, é para eles que nós também ganhamos coisas. Obrigado do fundo do coração, a equipa está toda superagradecida."
Raphaella Monteiro (extrema/poste): "Foi uma época muito difícil. Cheguei num momento muito complicado, mas cheguei decidida a dar o meu melhor. Não iria sair daqui sem ser campeã. Graças às minhas colegas, que me aceitaram muito bem, fizemos um trabalho incrível, juntamente com Eugénio [Rodrigues]. Estou muito feliz por mais uma vez poder levantar esta taça. Parabéns para todos!"
Letícia Soares (poste): "Estou muito feliz. A nossa equipa mereceu esta vitória. O jogo na nossa casa só nos deu força para chegar aqui e fazer um grande jogo. Não conseguimos ganhar em casa, mas dissemos que íamos levar o título para casa e conseguimos. É para os adeptos e é para nós. Carrega, Benfica!"
Artémis Afonso (extrema/poste): "Foi um grande jogo, como já era expectável, mas conseguimos fazer um jogo mais coletivo, tomar mais conta da bola, marcar e não deixar o adversário marcar. Dominámos os momentos cruciais do jogo, fizemos uma partida supercompleta e levámos a vitória. Muito orgulho neste símbolo. Carrega, Benfica!"
Marta Martins (base): "Estamos muito felizes. É muito merecido por tudo o que esta equipa passou desde o início da época até aqui. Dar os parabéns ao nosso staff, aos que estão aqui e aos que não estão, mas que sabemos que nos apoiam sempre. Aqui, os adeptos são sempre incríveis; são poucos, mas eles estão sempre a cantar por nós, pelo Benfica. Temos os melhores adeptos do mundo, notou-se aqui mais uma vez. Estamos muito felizes. Viva o Benfica!"
União Sportiva-Benfica
51-67
Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa
Cinco do Benfica
Keilanei Cooper, Marta Martins, Raphaella Monteiro, Isabela Quevedo e Letícia Soares
Suplentes
Sara Iparragirre, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Madalena Marques, Magda Silva e Carolina Cruz
Cinco do União Sportiva
Ligita Tamutyté, Monique Pereira, Luana Serranho, Eva Carregosa e Audrey Warren
Suplentes
Katherine Andersen, Carlota Cymbron, Marta Vargas, Susana Carvalheira, Sofia Ferreira e Mariana Pereira
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
13-21 25-37 31-52 51-67
Pontuadoras do Benfica
Isabela Quevedo (18), Marta Martins (11), Artémis Afonso (10), Raphaella Monteiro (9), Letícia Soares (8), Marcy Gonçalves (4), Sara Iparragirre (3), Carolina Cruz (2) e Keilanei Cooper (2)
Sem comentários:
Enviar um comentário