segunda-feira, 6 de maio de 2024

VITÓRIA NUM CHARCO

 


Tudo nas mãos das Inspiradoras

O Benfica venceu em casa do Valadares Gaia (0-1) na 21.ª jornada da Liga BPI e avança para a derradeira ronda a depender só de si para revalidar o título.
As Inspiradoras cumpriram a missão que lhes estava destinada neste domingo, 5 de maio, e foram ao Complexo Desportivo do Valadares Gaia buscar os três pontos que permitem ao Benfica entrar na última jornada da Liga BPI sem depender de ninguém para se sagrar tetracampeão nacional.
Na última curva antes da reta da meta do Campeonato Nacional feminino de futebol, o Benfica deslocou-se ao reduto do Valadares Gaia com o firme propósito de não abrir mão da liderança da prova. Para isso, era preciso vencer num terreno difícil, onde o Sporting, a equipa que ainda discute o título com as encarnadas, perdeu 2-0 na 2.ª jornada.
A aumentar essas dificuldades, o facto de se tratar de um relvado sintético. Para quem está habituado a jogar e treinar em relvado natural, passar para um sintético obriga sempre a alguma adaptação, ainda para mais com muitas zonas empapadas pela chuva que caía nesta manhã em Valadares.
Ainda assim, o jogo começou com sinal mais encarnado, sem, contudo, criar nenhuma oportunidade flagrante. A primeira digna desse nome surgiu aos 14', quando um cruzamento de Lúcia Alves para o 2.º poste encontrou Catarina Amado, que, sem deixar a bola tocar no chão, rematou de primeira, de trivela, levando-a a passar muito perto do ferro contrário.
Aos 16', foi Andreia Norton que apareceu isolada na área, depois de uma assistência atrasada de Andreia Faria, mas o remate saiu por cima do travessão.
Aos 17', Chandra Davidson tirou as medidas à baliza, conseguindo ainda um canto.
Parecia que o golo do Benfica estava iminente, no entanto, voltou-se a um período de domínio sem ocasiões de muito perigo.




Até que aos 44' o golo chegou mesmo. Numa jogada de insistência após um canto, Andreia Faria fez de cabeça um balão para a área, e, quando estava tudo a olhar para cima, Chandra Davidson adivinhou onde a bola ia cair e, também de cabeça, atirou-a para o fundo da rede, fazendo o 0-1. Nos festejos, a canadiana correu para o banco para ir buscar a camisola de Andrea Falcón, homenageando a colega que se lesionou recentemente.
á no segundo tempo, aos 55', Francisca Nazareth queixou-se de ter sido derrubada na área. A árbitra mandou seguir, Kika levantou-se no mesmo momento, recuperou a posse da bola, e rematou por cima.
O jogo desenrolava-se com domínio benfiquista, mas sem oportunidades gritantes, e Filipa Patão decidiu mexer, lançando Nycole Raysla e Marie Alidou para os lugares de Francisca Nazareth e Catarina Amado, aos 71'.
A partida continuou a desenvolver-se de igual forma, ao mesmo tempo que o tapete de jogo se ia tornando menos propício à prática da modalidade, cheio de zonas alagadas, levando o Benfica a optar por controlar as incidências, dado que a vantagem já estava conseguida.
Agora, vai ser a última jornada a decidir o título, estando marcada para sábado, 11 de maio, às 14h00, com o Benfica a receber, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, o Racing Power, ao mesmo tempo que o Sporting visita o Damaiense.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Ultrapassámos este difícil obstáculo que tínhamos pela frente, num campo muito difícil. A equipa do Valadares por si só já é difícil, vir a este campo já é difícil em condições normais, muito mais com as condições que tivemos aqui. A partir de um certo período da primeira parte deixou de ser possível jogar futebol, a bola ou parava ou acelerava de mais, o sintético começou a acumular muita água, a partir daí começou a não haver condições para se jogar futebol, e foi mais um jogo de batalha e guerra do que outra coisa. Conseguimos marcar um golo na primeira parte, que nos ajudou bastante, ainda assim, foi muito, muito difícil gerir o jogo na segunda parte, a bola ou mudava de trajetória ou batia e parava, ora batia e acelerava, difícil para o nosso tipo de jogo de bola no chão, tivemos de nos adaptar, e as nossas jogadoras foram umas guerreiras."
Anna Gasper (média do Benfica e MVP do jogo): "Neste momento, estou simplesmente feliz, porque tínhamos de ganhar este jogo para que na próxima semana estivesse tudo nas nossas mãos. Fico feliz de termos lutado todas juntas nestas condições do relvado, não eram as melhores, mas demos o nosso melhor, marcámos o golo, e estou contente."
Valadares Gaia-Benfica
0-1
Complexo Desportivo de Valadares
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa, Ana Seiça, Lúcia Alves, Catarina Amado (Marie Alidou, 71'), Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Francisca Nazareth (Nycole Raysla, 71') e Chandra Davidson
Suplentes
Rute Costa, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Christy Ucheibe, Daniela Silva, Lara Martins, Marie Alidou (71'), Marta Cintra e Nycole Raysla (71')
Onze do Valadares Gaia
Carol, Inês Queiroga, Sydney Parker, Louisa Aniwaa, Mégane Sauvé, Maria Baleia (Barbosinha, 70'), Shelby High, Angeline da Costa (Inês Barge, 70'), Cristiana Vieira, Izzy Glennon e Malu Schmidt
Suplentes
Erin Seppi, Barbosinha (70'), Ema Gonçalves, Marthe Enlid, Inês Barge (70'), Inês Freitas, Inês Cardoso, Cristina Ferreira e Margarida Teixeira
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Chandra Davidson (44')

Sem comentários:

Enviar um comentário