quinta-feira, 25 de julho de 2024

MÍSTICA E BANCADA



 "1. Bela iniciativa do Benfica esta conversa que veio, a público entre Carlos Manuel, jogador do Benfica na década de 80 do século passado, e João Mário, jogador do Benfica nesta década de 20 de século XXI. Cada um recorrendo à sua experiência particular abalançaram-se a explicar o que é isso da 'Mística' na nossa casa.


2. Para Carlos Manuel, 'o Benfica vai ter sempre grandes individualidades', mas a Mística será sempre 'um coletivo forte'. João Mário recordou o jogo com o Inter Milão, na Luz, na fase de grupos da Liga dos Campeões, a 29 de Novembro do ano passado, para dar o exemplo do que é a Mística do Benfica: 'Lembro-me que o primeiro feedback que tive de alguém das bancadas quando fiz o hat-trick com o Inter não foi 'parabéns', foi 'vamos no quarto', esta é a exigência do Benfica'. E é assim que deve ser.

3. Não é ganância de ganhar nem ambição desmedida esta exigência da bancada. É simplesmente, Benfica. Como estamos todos recordados, esse encontro com os italianos terminaria empatado (3-3). Se João Mário fez três golos na primeira parte, o Inter fez outros três golos no segundo tempo. O jeito que teria dado se João Mário tivesse feito o seu quarto golo como alguém lhe terá pedido da bancada... Será isto exigir muito? Não, é apenas amor. A bancada tem sempre razão? Tem, sim, exceto quando apouca os nossos atletas e os nossos técnicos.

4. Uma das melhores definições de mística foi, em tempos, fornecida por Toni que no Benfica foi jogador campeão e treinador campeão. 'Mística? Mística é ganhar!' E nisto estamos todos de acordo.

5. A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica conquistou no último fim de semana a sua 10.ª Taça de Portugal. No fim de semana anterior tinha selado, pela 11.ª vez consecutiva, o título de campeã nacional da primeira divisão. Entenderão, porventura, os benfiquistas como desnecessária a referência ao facto das nossas hoquistas serem campeãs nacionais da 'primeira divisão', mas consultando a lista de convocados pela Federação Portuguesa de Patinagem para os próximos compromissos da seleção nacional estranha-se o desprezo votado às nossas hoquistas. O hóquei feminino do Benfica não é campeão dos distritais.

6. Ainda assim a Federação de Patinagem de Portugal, responsável de cima abaixo pela seleção nacional de hóquei em patins feminino, deve olhar para as nossas supercampeãs como se competissem em torneios secundários em Portugal. Pobre FPP, não sabem o que perdem.

7. Arrancou a pré-temporada do Benfica com golos, boas perspectivas e algumas lesões. Que as perspectivas se confirmem e que as lesões passem rapidamente. O resto é ganhar."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário