sábado, 12 de outubro de 2024

EM RITMO DE TREINO

 


A equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Vilaverdense, por 0-4, num desafio da 6.ª jornada da Liga BPI, neste sábado, 12 de outubro, no Campo da Cruz do Reguengo.

Num primeiro tempo de sentido único – em que as anfitriãs só remataram uma vez, nos segundos iniciais, por intermédio de Ana Ribas, de longe, para defesa confortável de Rute Costa –, as águias visaram a baliza adversária constantemente, criando múltiplas ocasiões para marcar.
Assim, foi com naturalidade que se adiantaram ao quarto de hora de jogo. Aproveitando as sobras de um canto cortado pelas adversárias, na pequena área, Laís Araújo fuzilou as redes oponentes (0-1).
Sempre instaladas no meio-campo ofensivo, as benfiquistas estiveram muito próximas de aumentar a contagem aos 26', quando Andreia Norton cabeceou à barra. Nos minutos seguintes, Beatriz Cameirão só não festejou porque Iris Silva defendeu duas tentativas da média com um par de intervenções de alto nível. Já aos 38', de boa posição, Cristina Prieto não conseguiu emendar para o alvo.
Deste modo, embora já justificassem um avanço mais expressivo, as encarnadas chegaram ao intervalo com a vantagem mínima. Na segunda metade, pouco ou nada mudou na toada do jogo, mas o Benfica afinou a eficácia e dilatou a margem no marcador.
À passagem do minuto 63, a passe de Nycole Raysla, Andreia Norton – vencedora do prémio de Melhor em Campo –, à entrada da área, atirou em arco, de forma colocada ao poste mais distante, não oferecendo hipóteses de defesa à guarda-redes oponente (0-2).
Pouco depois, num ataque veloz, Cristina Prieto e, na recarga, Lara Martins quase abanaram as redes, mas Iris Silva voltou a brilhar entre os postes. Ainda antes do terceiro tento, a guarda-redes do Vilaverdense tornou a aplicar-se, desta feita perante Nycole Raysla. Na ressaca, Cristina Prieto cabeceou a rasar o poste.
Todavia, entre os 76' e os 78', as comandadas de Filipa Patão selaram a vitória com dois golos de rajada. Servida por um cruzamento de Anna Gasper, a partir da asa esquerda, para o primeiro poste, Lara Martins cabeceou para o 0-3. Nos festejos dos primeiros três golos, as Inspiradoras deixaram uma mensagem de apoio a Pauleta (que se lesionou com gravidade recentemente), exibindo a camisola da capitã de equipa.
De seguida, foi a própria Anna Gasper a fazer o gosto ao pé. Após um corte incompleto da defensiva da casa em resposta a cruzamento rasteiro de Neide Guedes, a média alemã não desperdiçou a bola perdida na pequena área e fechou a contagem em 0-4.
Até ao apito final, Jody Brown ainda inseriu o esférico na baliza adversária com um belo remate cruzado, mas o golo foi anulado por posição irregular da avançada jamaicana.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "O relvado começou logo a levantar nos primeiros minutos, muito pesado, e de difícil circulação. Somos uma equipa de posse. Não podendo fazer a nossa circulação rápida, fica mais difícil, por isso mesmo tivemos de explorar mais os corredores laterais, mais situações de cruzamento. Não fomos eficientes na primeira parte, mesmo na ocupação das zonas e na própria finalização. Na segunda parte, demos um pouco mais velocidade ao jogo, também precisávamos. Colocámos mais referências na área e também gente por fora, para conseguir combinações para situações de cruzamento mais vantajosas. Naturalmente, os golos foram aparecendo. Ainda assim, peca por escasso para a quantidade de situações de finalização que tivemos. Temos de continuar a melhorar, no último terço, o último passe e a finalização, para conseguirmos ser uma equipa mais efetiva e com mais golos. [Pauleta] É sempre difícil perdermos jogadoras, ainda por cima com lesões tão prolongadas, mas a equipa está com ela, vai ajudá-la a ultrapassar este momento. Tenho a certeza que vai recuperar e que ainda vai ter muitos jogos e anos no Benfica, a conseguir brilhar e ajudar a equipa a continuar a ter grandes feitos."
Deste modo, o Benfica segue 100 por cento vitorioso na Liga BPI. Após a pausa para os compromissos das seleções, as águias voltarão a competir na prova, com uma receção ao Damaiense, no Benfica Campus (Campo n.º 1), relativa à 7.ª jornada, às 15h00 de 3 de novembro (domingo).
Liga BPI | 6.ª jornada | 12/10/2024
Vilaverdense-Benfica
0-4
Campo da Cruz do Reguengo
Onze do Benfica
Rute Costa, Laís Araújo, Carole Costa, Joana Silva, Anna Gasper, Beatriz Cameirão (Letícia Almeida, 67'), Andreia Faria (Lara Martins, 67'), Andreia Norton, Chandra Davidson (Nycole Raysla, 56'), Marie Alidou (Jody Brown, 56') e Cristina Prieto (Neide Guedes, 77')
Suplentes
Lena Pauels, Marit Lund, Nycole Raysla (56'), Jody Brown (56'), Letícia Almeida (67'), Catarina Amado, Lara Martins (67') e Neide Guedes (77')
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Vilaverdense
Iris Silva, Madalena Lopes (Iara Machado, 90'+4'), Beatriz Prado, Ana Ribas (Ana Reis, 90'+4'), Gabriela Cruz, Rita Lang, Beatriz Pinheiro (Daniela Martins, 73'), Dulce Quintana, Filipa Morais, Ana Vale (Filipa Machado, 87') e Keisy Davitte
Suplentes
Natasha Mondino, Ana Reis (90'+4'), Iara Machado (90'+4'), Rashida Cambero, Letícia Seara, Filipa Machado (87'), Daniela Martins (73') e Constança Fernandes
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Laís Araújo (15'), Andreia Norton (63'), Lara Martins (76') e Anna Gasper (78')

Sem comentários:

Enviar um comentário