terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

PELOTÃO DA JUVENTUDE AVANÇA COM TODA A FORÇA NO BENFICA

 


Leandro Santos somou segundo jogo a titular com o Boavista. Samuel Soares entrou de início e vai jogar com o SC Braga. Diogo Prioste estreou-se. Águias acabaram duelo com cinco jogadores da formação em campo e dois no banco.

Quando o árbitro José Bessa apitou para o fim do jogo com o Boavista, o Benfica acabou com mais três pontos e acabou com cinco jogadores em campo produzidos no Seixal — Tomás Araújo, já um dos jogadores mais valiosos do plantel, Samuel Soares, que será também aposta nos quartos de final da Taça de Portugal, quarta-feira, com o SC Braga, na Luz, Leandro Santos, que somou o segundo jogo a titular, Nuno Félix e Diogo Prioste, que entraram perto do fim, tendo o último se estreado na equipa principal. No banco de suplentes, estavam ainda António Silva, que descansou, e João Rego, que já tem sete presenças esta época.
Este pelotão da juventude made in Seixal é liderado, numa segunda vaga, por Leandro Santos. A oportunidade surgiu depois da grave lesão de Alexander Bah (só volta na próxima época). No recente mercado de transferências, o Benfica decidiu não contratar um lateral-direito, por ter o dinamarquês e Tomás Araújo para a posição, para lá da possibilidade de recorrer ao lateral de 19 anos da formação. Manu Silva, explicou Bruno Lage, foi contratado para desempenhar as funções de médio-defensivo ou defesa-central.
Leandro Santos foi um dos quatro jovens que, recentemente, jogaram pela primeira vez na equipa principal — o central Bajrami e os médios Nuno Félix e Diogo Prioste são os outros. Mas Leandro está um passo mais à frente na afirmação como opção regular de Bruno Lage. Já se tinha estreado com o E. Amadora, para a Taça de Portugal, em novembro, mas foi nos Açores que se percebeu que é a alternativa a Tomás Araújo, na direita da defesa.
Bruno Lage já afirmou que os miúdos da formação são o presente e o futuro. Das palavras ao atos, já recorreu duas vezes a Nuno Félix, depois de ficar sem Manu Silva, também lesionado com gravidade e apenas com regresso à competição na próxima época. O treinador, por outro lado, já convocou, recentemente, o defesa-central João Fonseca, o médio Tiago Freitas ou o avançado Gustavo Varela.
A aposta, anteontem, em Samuel Soares, em substituição do titularíssimo Trubin, num jogo para o campeonato prova que a confiança supera palavras de circunstância. Lage confirmou que o guarda-redes de 22 anos jogará, quarta-feira, contra o SC Braga, justificando a titularidade com os portuenses: «Foi para dar algum tempo de jogo ao Samuel e dar também oportunidade ao Trubin, que tem feito um trabalho fantástico, para recuperar, para sair desta sequência de jogos constantes. A Taça de Portugal é a competição em que o Samuel tem jogado. Vai jogar o próximo jogo.»
Na primeira passagem na Luz, Lage lançou, por exemplo, Florentino, Ferro, Nuno Tavares ou Tomás Tavares e potenciou João Félix. As circunstâncias, entretanto, mudaram, mas a juventude vai ganhando espaço para afirmar-se. É, também o caso de Samuel Dahl, 21 anos, contratado por empréstimo da Roma, mas com cláusula de compra de €10 milhões. A ideia era testá-lo ao mais alto nível. Está a corresponder.
Nuno Paralvas, in a Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário