segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

LIDERANÇA CIMENTADA



O Benfica, líder da Liga BPI, apresentou-se, neste domingo, 25 de janeiro, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, determinado e eficaz, e venceu o Racing Power por 0-5, na 10.ª ronda da competição. As águias, no começo da 2.ª volta, reforçaram a liderança isolada, agora com 7 pontos de vantagem, e prosseguem a caminhada em busca do hexacampeonato.
Domingo chuvoso e frio, mas no relvado – apesar de difícil, muito pesado e encharcado – foram as Inspiradoras que ditaram o ritmo desde cedo. O Benfica entrou fortíssimo, incisivo, logo a colocar-se numa posição de vantagem. Aos 36 segundos, Nycole Raysla inaugurou o marcador (0-1) e pôs o Benfica na frente. Lúcia Alves encontrou a internacional brasileira com um passe preciso, e, mesmo sob a pressão de Beatriz Rodrigues, Nycole Raysla entrou na área e rematou com frieza.
Aos 4', nova oportunidade para o Benfica faturar. Chandra Davidson avançou pelo corredor direito e, com um passe em profundidade, desmarcou Nycole Raysla na grande área adversária. A internacional brasileira tentou a finalização de pé esquerdo, em corrida, mas a guarda-redes do Racing Power negou-lhe o golo.




A vencer, as Inspiradoras mantiveram a mira apontada às redes oponentes. À passagem do minuto 19, chegou o 0-2. Após cruzamento de Chandra Davidson, a bola desviou em Beatriz Rodrigues e sobrou para Anna Gasper, que não hesitou e rematou de pé esquerdo para o fundo da baliza.
O Racing Power tentava reagir, mas encontrava dificuldades em aproximar-se com perigo da baliza de Lena Pauels, até que surgiu a primeira ação ameaçadora por parte da equipa da casa: Susan Duah desviou um livre cobrado por Neuza Besugo, e a bola passou muito perto da baliza.
Pouco depois, aos 24', mais um golo (0-3). Cruzamento de Lúcia Alves em direção a Nycole Raysla, uma ação que terminaria em autogolo após abordagem infeliz de Susan Duah e Michaely Bihina.
Já perto do final da 1.ª parte, aos 36', Caroline Møller lançou um passe a rasgar que permitiu a Nycole Raysla ultrapassar Ana Nogueira e finalizar de pé esquerdo (0-4).
Uma exibição intensa e de clara superioridade que valeu 4 golos de vantagem ao intervalo.
Na 2.ª metade, num relvado cada vez mais difícil, o ritmo diminuiu e o Benfica geriu o resultado, mantendo o controlo. Aos 57', Anna Gasper entrou na área após passe em profundidade, mas a guarda-redes Michaely Bihina realizou uma grande defesa.
Já nos minutos finais, aos 90', Carissa Boeckmann fechou a contagem (0-5) com um remate fora da área, após passe em profundidade de Carolina Tristão, selando a vitória das líderes da Liga BPI.
No próximo domingo, 8 de fevereiro, às 17h30, o Benfica recebe o Vitória SC na 11.ª jornada, no Campo n.º 1 do Benfica Campus.
DECLARAÇÕES




Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Um jogo que tinha tudo para ser perigoso, até pelas condições que aqui encontrámos. Diria que é triste para o futebol feminino, realmente, porque tenta-se promover de muitas maneiras, mas nós não conseguimos ter as melhores jogadoras, os melhores treinadores nestes palcos, quando não proporcionamos boas condições. O relvado estava impraticável, tínhamos uma guarda-redes dentro de um lago. Temos também de perceber que é com estas condições que vivemos, e assim não vamos evoluir. Hoje, realmente, o jogo tornou-se, de certa forma, não digo fácil... resolveu-se o jogo porque tivemos uma 1.ª parte muito forte, mas tinha tudo para ser um jogo complicadíssimo. Complicadíssimo porque é um adversário de nível, e complicadíssimo porque é um relvado que de relvado só tinha o verde. Todos nós sabíamos as condições atmosféricas que estavam nesta semana, mas quando assim é não se pode permitir que as equipas treinem nestes relvados de segunda a sexta-feira, para depois termos o palco do momento mais importante da semana, que é a competição, num estado impraticável, como estava este relvado. Por isso, um jogo que, sim, conseguimos resolver na 1.ª parte, mas era um jogo perigoso. Pela qualidade do adversário, e, infelizmente, pela falta de condições que tínhamos hoje aqui. Na 2.ª parte controlámos. O relvado ficou ainda pior, ficou ainda mais difícil de jogar. A equipa do Racing Power também acertou ali alguma organização que nos dificultou depois no momento de construção, mas, acima de tudo, foi uma 2.ª parte de controlo. [Liderança destacada na Liga BPI reforçada] A vantagem que temos para o 2.º, para o 3.º, para o 4.º, naturalmente, faz parte da competição. É sempre algo que queremos aumentar de jogo para jogo, mas também já passei esta mensagem ao grupo de trabalho: temos de nos focar muito em nós, temos de nos focar muito naquilo que fizemos na 1.ª volta e aquilo que queremos melhorar na 2.ª volta. Não podemos nunca nivelar os nossos índices exibicionais, motivacionais, pelo que os nossos rivais vão fazendo. A fasquia está alta, porque fizemos uma 1.ª volta com 7 vitórias e 2 empates. Ambicionamos fazer uma 2.ª volta melhor, sabendo que será muito difícil, porque encontramos adversários cada vez mais fortes, cada vez mais organizados, e será sempre mais difícil, mas, ainda assim, é a nossa ambição. Nivelarmos a fasquia por nós, por aquilo que fizemos, e tentarmos fazer melhor nesta 2.ª volta."




Anna Gasper (média do Benfica, Melhor em Campo): "Foi um jogo muito bom. Começámos muito bem, com um golo madrugador, e isso foi bom para nós, para abrirmos o jogo, mas tínhamos 'fome', queríamos mais e continuámos. Num campo difícil, fizemos um jogo muito bom. Estamos muito confiantes. Foi muito bom, para nós, marcarmos vários golos e conseguirmos uma vitória clara. Foi muito positivo para fortalecer a nossa confiança, e temos de continuar. Sinto-me em boa forma, muito bem, confortável. Estou a conseguir marcar golos, estou muito satisfeita com isso e quero mais."
Liga BPI | 10.ª jornada | 25/01/2026
Racing Power-Benfica
0-5
Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal
Onze do Benfica
Lena Pauels, Marit Lund, Nycole Raysla (Cristina Prieto, 46'), Caroline Møller (Carolina Tristão, 68'), Lúcia Alves, Carole Costa, Catarina Amado (Letícia Almeida, 46'), Pauleta (Beatriz Cameirão, 68'), Diana Gomes, Anna Gasper (Carissa Boeckmann, 77') e Chandra Davidson
Suplentes
Thaís Lima, Beatriz Cameirão (68'), Cristina Prieto (46'), Letícia Almeida (46'), Christy Ucheibe, Diana Silva, Lara Martins, Carolina Tristão (68') e Carissa Boeckmann (77')
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do Racing Power
Michaely Bihina, Susan Duah, Shelby High (Haakenson, 67'), Catarina Realista, Diana Costa (Mariana Rosa, 82'), Neuza Besugo (Mafalda Barboz, 46'), Aryssa Mahrt (Ezekiel, 46'), Beatriz Rodrigues, Ana Nogueira, Madalena Marau (Marta Ferreira, 82') e Inês Gonçalves
Suplentes
Natalia Exposito, Mafalda Barboz (46'), Haakenson (67'), Karla Bermejo, Íris Ferreira, Ezekiel (46'), Alexandra Monteiro, Marta Ferreira (82') e Mariana Rosa (82')
Ao intervalo 0-4
Golos
Benfica: Nycole Raysla (1'), Anna Gasper (19'), Susan Duah (24' pb), Nycole Raysla (36') e Carissa Boeckmann (90')
SL Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário