segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BASQUETEBOL : ANO DE SUPERIORIDADE TOTAL

Basquetebol: Ano de total supremacia

Balanço de 2012

Basquetebol: Ano de total supremacia

O Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica foi sublime durante 2012, onde os alicerces da vitória foram construídos com base em três fundações basilares: humildade, trabalho e talento.

Os profetas da desgraça cedo diagnosticaram um Basquetebol benfiquista debilitado. A derrota, ainda em 2011, com o Lusitânia, a isso levou. O ano até nem começou bem com o Benfica a ceder na Taça de Portugal e na Taça Hugo dos Santos, mas o treinador Carlos Lisboa nunca abandonou as suas convicções, até porque sabia o que tinha em mãos e também o que lhe estava a faltar.

As lesões que perturbaram, em muito, o trabalho desempenhado não podiam durar para sempre e a equipa estava ainda longe do estado de forma que viria a alcançar. E aí, por várias vezes, tem que se tirar o chapéu ao conjunto “encarnado” e equipa técnica, que lutaram com todas as forças que tinham e solucionaram com mestria os desafios.

O 2.º lugar na Fase Regular dava vantagem ao principal adversário, o FC Porto, que sabia que, em caso de final com os “encarnados”, jogaria sempre os primeiros jogos em casa.

No lado do Benfica, ninguém se atemorizou e com trabalho, suor e dedicação enfrentaram-se os desafios seguintes. Académica e Lusitânia caíram nos play-offs, por 3-1, em jogos e seguiu-se o FC Porto. Dois jogos no Dragão, uma vitória e uma derrota. O mesmo se seguiu no Pavilhão Império Bonança, com mais uma vitória para cada lado.

O último jogo a ser discutido no Dragão assustou muitos mas não os jogadores do Benfica e o treinador, Carlos Lisboa, confiantes na conquista do título. E assim foi, com uma exibição talentosa e estóica o Benfica venceu o FC Porto, por 56-53, e festejou em pleno reduto adversário. O 23.º título nacional estava conquistado e o escudo de Campeão voltava para a Luz.

Na época 2012/13 o rumo está, para já, de mãos dadas com o sucesso: vitórias na Supertaça e no Troféu António Pratas, frente à Académica. No Campeonato, nove jogos, nove vitórias e um 1.º lugar a mostrar que o trabalho de casa está a ser feito. Augura-se um auspicioso 2013.


S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário