segunda-feira, 14 de setembro de 2015

LUISÃO CELEBRA 12 ANOS DE "ÁGUIA" AO PEITO


Em 12 anos muitos foram os jogadores passaram na equipa do Benfica, mas houve um que Jose Antonio Camacho, Giovanni Trapattonni, Ronald Koeman, Fernando Santos, Quique Flores, Jorge Jesus e, agora, Rui Vitória sempre tiveram: Ânderson Luís da Silva.

A 14 de setembro de 2003 Luisão estreou-se com a camisola do Benfica ao peito. O jogo contra o Belenenses (3-3), no Estádio do Jamor, foi o início de uma carreira que já conta com 12 anos ao serviço das águias, uma partida em que o brasileiro se estreou também a marcar. Aos 87 minutos, Luisão fez o 3-1 para a equipa da Luz, mas não foi o suficiente para garantir a vitória para os pupilos de José Antonio Camacho, que sofreram nos minutos de compensação dois golos que viriam a empatar a partida, por Sané e Leonardo. Não foi o melhor resultado, mas aqui começou um jogador que se viria a tornar capitão da equipa e um dos atletas mais acarinhados pela massa associativa do clube.

Luisão chegou ao Benfica do Cruzeiro, por 1 milhão de euros, a 1 de agosto de 2003, com 22 anos de idade. Já leva 34 anos, 462 jogos (41 580 minutos) e 43 golos. 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 6 Taças da Liga e 2 Supertaças Cândido de Oliveira. 

No entanto, nem tudo são rosas e no seu percurso tem também marcado por algumas polémicas, entre elas duas que ficam particularmente na memória dos adeptos de futebol. Em janeiro de 2008, teve um bate-boca com Katsouranis a meio do jogo de campeonato com o Vitória de Setúbal.A troca de palavras e empurrões só terminou com a intervenção dos companheiros de equipa. Em 2011, num jogo particular com o Fortuna Dusseldorf, empurrou o árbitro Christian Fischer e fê-lo cair no relvado. A atitude fez com que o internacional brasileiro fosse condenado a 2 meses de suspensão e ao pagamento de uma multa de 60 mil euros. 

Luisão tem contrato com o Benfica até ao final da época 2016/2017, quando completar os seus 36 anos de idade. O defesal está contente com o clube e, no fim do jogo contra (precisamente) o Belenenses, no passado fim de semana, comentou que sente uma «emoção muito grande» sempre que entra em campo.

«Sinto-me em casa. Estou aqui há 12 anos e estou muito grato ao Benfica», defendeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário