sexta-feira, 29 de abril de 2016

BENFICA - V. GUIMARÃES, 1-0 : CRÓNICA, FOTOS (RESUMO)


O Benfica conquistou esta sexta-feira, no estádio da Luz, frente ao Vitória de Guimarães, mais três importantes pontos. Décimo triunfo consecutivo das ‘águias’ na I Liga. Benfica já não perde desde 12 dezembro, na receção ao FC Porto, no estádio da Luz.

Análise: Missão difícil, mas cumprida. Deve ter sido assim que os atletas do Benfica recolheram esta tarde, no final dos noventa minutos frente ao Vitória de Guimarães, aos balneários. Com os três pontos na mão, o Benfica pode agora esperar descansado o desfecho do Clássico entre FC Porto e Sporting, sendo que, em caso de derrota ou empate dos ‘leões’, as ‘águias’ de Rui Vitória ficam com via completamente aberta para o tão desejado tri.

Num jogo em que durante 45 minutos o Benfica mandou, mas não foi capaz de concretizar, foi Jardel quem começou a construir o triunfo, corria o minuto 46. O central antecipou-se à defensiva vimaranense e, após livre de Gaitán, fez, de cabeça, o primeiro tento dos ‘encarnados’. Depois de uma primeira parte sem ocasiões flagrantes, foi o central brasileiro a conseguir desfazer o nulo.
Porém, se o primeiro tempo teve pouca história, com o Benfica a dominar a maioria, se não toda, a ação de jogo, os ‘encarnados’ tiveram na sua defensiva as chaves de ouro para a conquista da vitória. É que se Jardel marcou o primeiro golo, André Almeida, por duas vezes, salvou as ‘águias’ de terem de correr atrás do resultado.
Aos 67 minutos, o defesa lateral direito dos ‘encarnados’ negou a Hurtado o tão desejado golo. A verdade é que a formação orientada por Sérgio Conceição, expulso ainda na primeira parte, fez pouco para merecer outro resultado. O Benfica também acusou, por vezes, a pressão, ou o tão famigerado cansaço, tendo dificuldades para furar a estrutura defensiva montada pelos minhotos.
Até ao final do encontro, as ‘águias’ ainda passaram por outro calafrio. Aos 76 minutos, após perda de bola no ataque e contra-ataque dos vimaranenses, Hurtado ficou isolado frente a Ederson e o jovem guardião salvou in extremis.
A partir daí, a mesma toada. O Benfica continuou a mandar, o Vitória a tentar explorar o erro. Porém, de referir que aos 82 minutos, Jiménez, já após um primeiro aviso, atirou, de longe, à barra. Um lance que podia ter decidido o encontro, mas em que o mexicano não teve sorte.
No final do encontro, vitória transpirada, mas merecida da equipa de Rui Vitória, que contabiliza o seu 10º triunfo consecutivo na I Liga, o quarto encontro seguido onde o triunfo chegou pela margem mínima.  
Momento do jogo: 67 minutos. André Almeida, após desatenção defensiva, acabou por salvar duas vezes o tento de Hurtado, primeiro impedindo um cruzamento da direita, que isolaria um jogador do Guimarães, e depois impedindo a bola de cruzar a linha de golo. Boa ação defensiva do internacional luso
Onze do Benfica: Éderson; Eliseu, Jardel, Lindelof, A. Almeida; Fejsa, Pizzi, Renato Sanches; Gaitán, Jonas e Mitroglou.

1 comentário: