domingo, 30 de agosto de 2020

OS SEGREDOS DA NOVA ÁGUIA



Quando o relógio marcar 19 horas, começam a revelar-se os segredos do novo Benfica, bem guardados no centro de formação e treino, no Seixal, durante quase três semanas, nas quais Jorge Jesus trabalhou a todo o gás na preparação da equipa para um começo de época com um primeiro jogo a eliminar, a terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions, com Rapid Viena, AZ Alkmaar ou PAOK.

Depois de três jogos à porta fechada, quatro se contarmos um jogo-treino com equipa formada com jogadores dos sub-23 e da B, todos conhecerão a nova águia, cujos objetivos são recuperar a hegemonia em Portugal e o crédito europeu. A versão deste novo Benfica, que jogará na Luz com os ingleses do Bournemouth, do Championship, está longe de definitiva. Haverá mais reforços e dispensas.
Jesus não tem dado tréguas aos jogadores. É provável, até, que alguns acusem o desgaste físico de um início de temporada exigente. Esta noite, porém, servirá, também, para a confirmação de sinais que deixaram animados os que acompanham diariamente a equipa. Desde logo o impacto positivo que alguns dos reforços provocaram nos treinos e nos particulares à porta fechada a público e jornalistas.
Jan Vertonghen, 33 anos, assinou contrato de três épocas com os encarnados. Nada tem a provar, afinal já jogou ao mais alto nível as últimas oito épocas no Tottenham, ao qual chegou após cinco temporadas no Ajax. Integrou-se com facilidade. Vai formar a dupla de centrais com Rúben Dias e não precisou de muito tempo para que os companheiros percebessem que podem contar com ele. Também não precisou de muito para mostrar quanto vale.
O lateral-direito Gilberto, contratado pelo Benfica ao Fluminense, está desejoso de mostrar serviço. Já marcou um golo contra o Belenenses SAD - a capacidade ofensiva, em todo o caso, não o afasta da necessidade de melhorar defensivamente, preocupação que Jesus já manifestou em público.
Ainda na defesa, sem Grimaldo, a recuperar de lesão no joelho esquerdo, Cervi tem sido adaptado a lateral-esquerdo. O extremo argentino compete com Nuno Tavares pela titularidade, enquanto o espanhol não recupera.
No centro do meio-campo, Jesus utilizou várias duplas nos quatro testes. Nota, neste caso, para Pizzi, desviado da ala direita, para desempenhar as funções de 8. Pizzi tem, ainda, sido utilizado no apoio ao ataque.
Aqui chegamos aos reforços. Everton Cebolinha, que tem acusado o esforço depois de ter chegado em boa forma do Brasil, onde estava a jogar, é extremo esquerdo. Luca Waldschmidt, que causou muito boa impressão, é aposta para extremo direito, embora também tenho sido testado no apoio ao ponta de lança. Pedrinho jogou no primeiro jogo de treino, mas uma lesão no tornozelo tem-no mantido no ginásio. Regressará quarta-feira no particular com o SC Braga, na Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário