domingo, 31 de janeiro de 2021

ESPREITANDO O DÉRBI POR UMA PALHINHA



 "É sabido que o dérbi Sporting CP – SL Benfica é, desde sempre, o jogo da época para os sportinguistas, estejam ou não na luta pelo título. A este facto, acresce ainda a liderança da liga por parte do clube leonino, o que confere, assim, um fator de maior importância ao jogo. Não será por isso surpreendente que, esta semana, tenhamos assistido a um espetáculo verdadeiramente deprimente.

João Palhinha viu o quinto amarelo, que o fará falhar o dérbi. Porém, logo se levantaram vozes de que o cartão teria sido propositadamente mostrado para que Palhinha falhasse o jogo. O órgão oficioso de comunicação do Sporting CP, o jornal Record, não perdeu tempo, e até casos que em nada são comparáveis foi buscar, numa tentativa desesperada de exercer pressão mediática sobre o Conselho de Disciplina, na esperança de que este retirasse o castigo aplicado ao médio.
Um dos exemplos dados foi um cartão vermelho mal mostrado, na Liga feminina, a uma jogadora do SL Benfica (“admiração”). O que nós gostaríamos de ter visto era que este mesmo jornal, aquando da suspensão por amarelos a Otamendi, tivesse vindo a público defender a reversão da decisão. É que é unânime e de conhecimento geral que essa decisão foi errada. Há, no entanto, uma diferença mais reveladora entre os amarelos mostrados a Otamendi e a Palhinha. No caso de Otamendi, era jogador do Benfica, e por isso tudo foi abafado e a “normalidade” da injustiça imperou perante o bom senso. 
Pasme-se que até o árbitro do jogo, Fábio Veríssimo, se apressou a vir a público afirmar que o cartão mostrado teria sido, afinal, uma má decisão. Saudamos o facto de um árbitro admitir um alegado erro, mas perguntamos: porquê agora? Porque não vimos este e outros árbitros, no passado, admitir que assinalaram erradamente um penálti ou que perdoaram uma ou outra expulsão? É por se tratar do Sporting ou por todo o espetáculo em redor deste (não) caso?
Naturalmente – e aqui há que saudar a equidade e coragem de não ceder a pressões ou ruído - o Conselho de Disciplina manteve a decisão e João Palhinha não jogará o dérbi. Palhinha não se ficou e, nas redes sociais, manifestou o seu mau caráter, proferindo a típica frase do ABC portista e sportinguista, «contra tudo e contra todos».
O árbitro do jogo será Artur Soares Dias, com o cognome "o habilidoso". Um árbitro que, apitando uma falta aqui e outra acolá, perdoando um amarelo a uma equipa e mostrando à outra, leva a sua avante, condicionando o jogo e inclinando o campo. Este árbitro notabilizou-se no futebol português por favorecer o FC Porto, mas, acima de tudo, por prejudicar o SL Benfica. Soares Dias é, também, o árbitro que afastou o SL Benfica do título em 2012, perdoando 3 penáltis à equipa da casa, no então Sporting CP- SL Benfica. Um árbitro que, em toda a sua carreira, assinalou mais penáltis contra o Benfica que em benefício.
Para finalizar, relembramos que estamos quase a terminar a primeira volta do campeonato e o SL Benfica continua sem um único livre de 11 metros a seu favor. Não pedimos favorecimento, apenas que lances de grande penalidade sejam analisados com imparcialidade e assinalados em conformidade. Ao SL Benfica, equipa assolada por inúmeros casos de covid-19, reclamamos superação. Jogando com a mesma determinação com que jogaram no Dragão, não poderá existir outro desfecho que não seja a vitória.
É ganhar ou ganhar!"

Sem comentários:

Enviar um comentário