Temporada encerrada com chave de ouro
Na 34.ª e derradeira jornada da Liga 2, o Benfica B venceu o clássico diante do FC Porto por 5-2, no Benfica Campus.
Protagonista de uma grande exibição, o Benfica B venceu o FC Porto B, por 5-2, na tarde desta sexta-feira, 17 de maio, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, em jogo da 34.ª e derradeira jornada da Liga 2. Dias após a renovação de contrato até 2028, Pedro Santos bisou e foi eleito o Homem do Jogo.
Aos 4', Cauê Santos, isolado por João Tomé após uma boa combinação ofensiva, surgiu na área contrária e, sobre a direita, à saída do guardião Diogo Fernandes, atirou a bola rente ao poste esquerdo dos forasteiros. Estes voltaram a sentir o perigo aos 8', num remate de Pedro Santos à malha lateral.
Os visitantes responderam com lances de igual perigo, ambos aos 13'. Romain, na cobrança de um livre direito frontal, atirou forte para excelente defesa de André Gomes e, na insistência do ataque dos azuis e brancos, Tiago Andrade disparou ao poste esquerdo. Wendel Silva, aos 19', cabeceou com perigo ao lado.
Mas o Benfica B, então, foi letal e fulminou o rival com três golos de rajada. Um remate forte de Hugo Félix fora da área, aos 20', levou a bola ao poste e a ressaltar para a frente, ficando à mercê de Cauê Santos. Este, em dois tempos, abriu o ativo (1-0).
Cinco minutos depois, aos 25', Pedro Santos apontou um golo de bandeira, batendo a bola de primeira, fora da área, a uns 30 metros da baliza, aproveitando o adiantamento do guarda-redes contrário (2-0). Que execução!
Sem deixar o adversário respirar, Henrique Pereira, tirando partido de algum desnorte da defensiva contrária, rematou forte, à entrada da área, para mais um excelente golo das águias (3-0).
Insaciáveis, os encarnados viram Cauê Santos, isolado por Hugo Félix, aos 33', frente a Diogo Fernandes, atirar a bola ao lado do poste direito.
Pedro Santos também desperdiçou uma excelente oportunidade para bisar no encontro aos 37', finalizando, sem oposição, dentro da área, após uma iniciativa individual e perseverante de Henrique Pereira pela esquerda.
Aos 40' Cauê Santos voltou a escapar à defesa nortenha, porém, o lance em que finalizou para excelente intervenção de Diogo Fernandes foi invalidado por posição irregular.
Até ao intervalo, o Benfica B voltou estar perto do golo, desta feita, por Henrique Pereira, aos 45'+2'. O extremo, lançado em velocidade, arrancou para a baliza de Diogo Fernandes e, na área, apertado por dois defesas, rematou contra o guarda-redes, insistindo na recarga, ainda que a chegada do terceiro defensor e o momento de desequilíbrio tenham impedido uma conclusão adequada.
Logo no início da segunda parte, aos 46', Wendel Silva pisou o tornozelo esquerdo de João Tomé e foi admoestado com um cartão amarelo, num lance polémico em que o VAR não interveio. O goleador do FC Porto B ficou, assim, em campo e, aos 50', obrigou André Gomes a defesa atenta.
Aos 57', isolado com categoria por Hugo Félix, Pedro Santos bisou e fez o 4-0 ao vencer o frente a frente com o guarda-redes do FC Porto. Uma jogada de régua e esquadro saudada pelo público com uma grande ovação!
Já após as entradas de Tiago Parente (que se estreou na Liga 2) e Gerson Sousa para os lugares de Rafael Rodrigues e Cauê dos Santos, foi a vez de André Gomes voltar a brilhar com um voo a negar o golo a Wendel Silva, aos 64'.
A resposta das águias foi contundente e chegou na forma do 5-0. Partindo do lado esquerdo, Henrique Pereira invadiu a área, tirou um adversário do caminho e rematou colocado de pé direito para o bis. Estava sentenciada a mão-cheia no Seixal, aos 65'.
Num duelo disputado a ritmo eletrizante, o FC Porto B reduziu aos 68', através de uma bola parada: na marcação de um livre direto, Romain Correia rematou forte e fez o 5-1.
Aos 77', Henrique Pereira voltou a agitar pelo lado esquerdo. Em velocidade, ultrapassou um adversário, entrou na área, mas, pressionado por António Ribeiro, adiantou muito a bola e não conseguiu finalizar. No lado oposto do campo, o azar bateu à porta de Gustavo Marques, que, aos 84', fez o 5-2 na própria baliza.
Até ao apito final, o Benfica B ainda voltou a balançar as redes por Jevsenak, aos 90'+3', mas o golo foi invalidado por fora de jogo do médio esloveno. Refira-se que, no início do lance, os encarnados ficaram a reclamar um eventual penálti sobre Pedro Santos, mas tanto o árbitro como o VAR não encontraram qualquer infração.
Com o triunfo alcançado na 34.ª jornada, o Benfica B ultrapassou o FC Porto B na tabela e terminou a sua participação na Liga 2 com 45 pontos, fruto de 12 vitórias e nove empates, e um saldo de 48 golos marcados contra 47 sofridos.
DECLARAÇÕES
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Acima de tudo, o que ditou [o resultado avolumado] foi termos feito uma primeira parte fantástica. Não sei se terá sido a melhor, mas entrámos muito bem, jogámos muito bem. Depois, traduzimos o que fomos fazendo, na eficácia. Ao intervalo alertámos os jogadores para não acharem que o jogo estava fechado, pois isso era impossível, e na segunda parte acabámos por fazer mais dois golos, chegando a uma diferença de cinco, que acabou por ser natural, até em função da intensidade que imprimimos no jogo até ao quinto golo. Depois, acabaram por surgir os dois golos do FC Porto B. Acima de tudo, dar os parabéns aos jogadores por tudo o que fizeram. Por mais três pontos, por termos terminado o Campeonato com uma vitória, somando três pontos aos 42 que já tínhamos, totalizando 45. Duas equipas que em termos de média de idades têm das mais baixas [da Liga 2], que jogaram o jogo pelo jogo, e o espetáculo saiu favorecido. Muito orgulhoso do que temos vindo a fazer até ao dia de hoje. O João Fonseca esteve para entrar e depois acabou por não entrar, por tudo o que foram as incidências do jogo. Sabemos da exigência, o projeto também é jogar com os jogadores Sub-19, que integram, maioritariamente, o plantel da equipa B, mas temos de ter consciência de que o caminho nesta divisão, e com as equipas cada vez mais competitivas, é um caminho difícil. Mas, em função da qualidade que temos cá e, sobretudo, da mentalidade, da fome e da ambição, o nosso caminho torna-se menos difícil, pois o caminho nesta Segunda Liga vai ser sempre difícil. Parabéns aos jogadores, porque as peças vão mexendo, os jogadores vão tendo oportunidades e vão aproveitado, vão mostrando que têm qualidade, valor, fome, que têm rendimento, e eu estou muito satisfeito com o que fizemos."
Pedro Santos (médio/avançado do Benfica B e Homem do Jogo): "Estivemos muito bem, num nível muito alto. Este prémio podia ter sido de qualquer outro jogador. Foi um jogo coletivo muito bom e acabamos a época da melhor maneira. Crescemos, e foi uma época positiva."
Henrique Pereira (avançado/extremo do Benfica B): "A minha prestação individual foi bastante boa, como a de toda a equipa. Foi o culminar de uma grande época em que se notou bastante a nossa evolução. Foi um fantástico jogo contra o FC Porto. Conseguimos entrar com mais agressividade e mais vontade do que o adversário. O míster Nélson Veríssimo frisou a importância deste jogo durante a semana e demos uma excelente resposta."
Benfica B-FC Porto B
5-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
André Gomes, João Tomé, Gustavo Marques, Bajrami, Rafael Rodrigues (Tiago Parente, 61'), Nuno Félix (Diogo Prioste, 71'), Rafael Luís, Pedro Santos, Hugo Félix (Jevsenak, 71'), Henrique Pereira (Ivan Lima, 89') e Cauê Santos (Gerson Sousa, 61')
Suplentes
Pedro Souza, João Fonseca, Lacroix, Tiago Parente (61'), Francisco Domingues, Jevsenak (71'), Diogo Prioste (71'), Gerson Sousa (61') e Ivan Lima (89')
Onze do FC Porto B
Diogo Fernandes, Rodrigo, Romain, António Ribeiro, Dinis (Braima, 46'), Rodrigo Fernandes (Cassama, 46'), Vasco (Gil Martins, 53'), Marcus (Gui, 79'), Bernardo Folha, Tiago Andrade (Rui Monteiro, 79') e Wendel Silva
Suplentes
Gonçalo Ribeiro, Braima (46'), Pimentel, Cassama (46'), Rui Monteiro (79'), Gil Martins (53'), João Teixeira, Candé e Gui (79')
Ao intervalo 3-0
Golos
Benfica B: Cauê Santos (20'), Pedro Santos (25' e 57') e Henrique Pereira (28' e 65'); FC Porto B: Romain (68') e Gustavo Marques (85' pb)
Boletim clínico do Benfica B
Filipe Cruz (status pós-ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo); Joshua Wynder (status pós-tratamento cirúrgico de pubalgia); Gilson Benchimol (síndrome pubálgico)
Sem comentários:
Enviar um comentário