sábado, 24 de janeiro de 2015

SNOOKER : CANDIDATURA A MODALIDADE OLÍMPICA EM TÓQUIO-2020

Judd Trump diz que o ouro olímpico saberá melhor do que um título mundial (foto D.R.)
A World Pool, Billiards and Snooker Association (WPBSA) formalizou junto do Comité Olímpico Internacional (COI) a candidatura do snooker a figurar nos Jogos Olímpicos de 2020, que serão disputados em Tóquio, confirmou em Londres o ‘chairman’ da World Snooker, Jason Ferguson.

«O snooker tem uma atração global a nível mundial. É nossa convicção, desde há algum tempo, que merecemos uma oportunidade na maior plataforma desportiva global, os Jogos Olímpicos. O snooker é seguido por 500 milhões e tem competições em 90 países em todo o Mundo», disse Jason Ferguson à BBC, a fundamentar a pretensão.

O golfe e o râguebi de sete (‘sevens’) farão a sua aparição nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, enquanto que em Tóquio-2020 um novo desporto poderá ser admitido como demonstração. 

Para já, o basebol e o softball são os favoritos, mas o snooker é um sério candidato a figurar no cardápio olímpico dentro de cinco anos. A revisão, por parte do COI, das regras de admissão de novas modalidades, facilita a ambição de muitas outras modalidades em chegar à maior prova desportiva mundial, os Jogos.

«Será melhor uma medalha de ouro olímpica do que o título mundial», foi a pronta reação do inglês Judd Trump. «Nunca pensei que poderia ter a ocasião, sempre especial, e ainda mais por só acontecerem de quatro em quatro anos, de disputar uns Jogos Olímpicos», disse o ‘Ás’.

Trump não vê argumentos para o snooker não ser aceite pelo COI: «É muito mais atrativo que outros desportos do programa olímpico...», disse o jogador, de 25 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário