terça-feira, 9 de janeiro de 2018

«SE O BENFICA CAMPEÃO INCOMODA MUITA GENTE, PENTACAMPEÃO DEVE INCOMODAR MUITO MAIS»


ARTUR MORAES: “ATAQUE COBARDE E DESLEAL AO MUNDO BENFIQUISTA”.
Guarda-redes pediu que o Benfica se mantenha “forte, unido e fechado entre os Benfiquistas”.
Em entrevista exclusiva ao Site Oficial do Benfica, Artur Moraes mostrou-se indignado com o caso dos e-mails e garantiu que se tem tentado “a todo o custo fazer com que o Benfica não vença o Pentacampeonato”.
Aos 36 anos, o guarda-redes brasileiro que foi duas vezes campeão pelo Benfica pediu ainda que o Clube se mantenha “forte, unido e fechado entre os Benfiquistas”.
Viu o jogo em Moreira de Cónegos? Que análise faz à exibição da equipa do Benfica?
Foi um jogo importante, era muito importante vencer em Moreira de Cónegos. Acho que a equipa se apresentou bem, demonstrou que o jogo de quarta-feira com o Sporting trouxe confiança e entusiasmo. Foi uma apresentação muito segura e confiante da equipa do Benfica, como, aliás, já tínhamos visto no dérbi.
“AINDA HÁ UMA VOLTA INTEIRA PELA FRENTE”
Por falar em dérbi… muitos consideraram o empate injusto, tendo em conta o “massacre” ao Sporting. Acha que o Benfica merecia ganhar?
O Benfica esteve muito melhor no jogo, foi muito superior ao Sporting, e, se não fosse a arbitragem, teria vencido tranquilamente o jogo. Tiveram ali duas ou três bolas à mão de jogadores do Sporting dentro da área. Na pior das hipóteses, o árbitro poderia ter recorrido ao videoárbitro e, certamente, teria assinalado grande penalidade e o Benfica teria ganho o jogo com grande tranquilidade.
Como foi regressar ao Estádio da Luz?
Foi muito emocionante. Passa um filme de muitos momentos vividos, muitas imagens, na nossa cabeça, na altura em que entramos aquele Estádio. Deu uma saudade muito grande. Para mim é sempre muito especial e representa muito voltar ao Estádio da Luz. São inesquecíveis os momentos que ali vivi…
Foi abordado pelos adeptos? O que lhe disseram?
Disseram tanta coisa… Foram tantas as mensagens e as palavras de carinho. Desde que fui embora, foi a primeira vez que tornei a ver um jogo do Benfica no Estádio e acho que, quando voltamos e vemos o carinho dos adeptos, é sinal que algo de importante conseguimos deixar e fazer dentro do Clube.
É importante para o sucesso da equipa o ambiente que se vive em cada jogo no Estádio da Luz, a ligação dos adeptos com os jogadores e treinador?
Vejo um ambiente muito forte, de muita união, de muito apoio, um ambiente muito especial e qualquer jogador que entra ali com a camisola do Benfica é empurrado pelos adeptos. Qualquer jogador que pisa aquele relvado com a camisola do Benfica sente um prazer e um orgulho muito fortes em representar aquele Clube e jogar futebol naquele Estádio.
Partilha da opinião de Rui Vitória, de que é muito difícil derrotar esta maré vermelha?
Concordo com essas palavras porque o senti durante quatro épocas. Sempre que nós tivemos os adeptos connosco, sempre que eles estavam lá a empurrar-nos, dificilmente a vitória não surgia. Eles eram e são uma peça fundamental nos resultados da equipa. Isso, esse apoio, essa união, tem que continuar até ao final do Campeonato para aí, sim, festejarmos todos juntos o inédito Pentacampeonato.
O Benfica tem, neste momento, um total de 40 golos marcados na Liga. Metade deles são de Jonas, o melhor marcador do Campeonato Nacional. É um jogador indispensável na equipa de Rui Vitória?
Jonas é um jogador muito confiante. Está cada vez melhor, a cada jogo, a cada época, e torço para que continue assim. O Benfica precisa do Jonas, precisa dos golos dele e, se ele estiver bem, o Benfica está muito perto das vitórias.
Como tem visto a evolução e as exibições dos jovens guarda-redes, Svilar e Bruno Varela?
Vejo dois miúdos com uma margem de crescimento muito grande. Com o decorrer dos jogos, vêm a ganhar confiança e, com o crescimento da equipa, eles, com certeza, vão crescer também e tornar-se grandes guarda-redes. São dois jovens com muito talento e eu estou a torcer por eles.
Estão identificadas forças externas que procuram travar o Benfica na luta pelo Pentacampenato. Poderá tornar-se – como já aconteceu anteriormente – uma motivação extra para o plantel do Benfica para a segunda volta do Campeonato?
Sem dúvida nenhuma. O Campeonato só acaba na última jornada, já temos essa experiência e já tivemos exemplos disso. Há ainda uma volta inteira pela frente e o Benfica, estando forte, como eu vi em Moreira de Cónegos e no Estádio da Luz, no jogo com o Sporting, certamente vai estar nessa luta até ao fim.
Acha que todas estas polémicas – como foi o caso dos e-mails –, têm sido, como referiu Rui Vitória, um “ataque ao mérito do Benfica” e ao “coração dos Benfiquistas”?
É um ataque cobarde onde se tenta fazer, a todo o custo, com que o Benfica não vença o Pentacampeonato. O Benfica vencendo, é algo que se torna muito grande, histórico, valioso – tanto interna como externamente, nacional e internacionalmente – e eu acho que hoje existe um ataque desleal, não só ao presidente do Benfica, mas também ao mundo Benfiquista. Se o Benfica campeão incomoda muita gente, Pentacampeão deve incomodar muito mais.
Uma polémica que põe em causa também alguns títulos que estão para trás, incluindo campeonatos que o Artur ajudou a conquistar…
É um absurdo muito grande. Eu não respondo só por mim, respondo por todos os que fizeram parte do grupo que venceu os campeonatos todos. Tirarem o mérito, dizerem que nós vencemos por causa de e-mails é um ataque cobarde, é um absurdo. Só nós sabemos o quanto trabalhámos, o quanto sofremos, o quanto sonhámos para poder conquistar todos os títulos que conquistámos pelo Benfica.
O Benfica vai manter-se, então, também nesta luta pelo tão desejado Pentacampeonato?
Sem dúvida nenhuma, com toda a certeza. O Benfica está a cinco pontos do FC Porto e ainda há uma volta inteira pela frente…
No próximo fim de semana o Benfica joga com o SC Braga, uma casa que também já foi sua, ainda que apenas durante uma época. O que espera do encontro?
Vai ser um jogo extremamente difícil, o Braga também está muito forte, ocupa o quarto lugar da tabela e, para o Benfica vencer em Braga, vai ter que estar no nível máximo. Vai ser, certamente, um jogo muito complicado, mas que o Benfica tem condições para vencer e trazer os três pontos. Eu vou estar a torcer pelo Benfica, claro, sem dúvida nenhuma.
Gostaria de regressar a Portugal? Faz parte dos planos?
Gostaria muito. Isso para mim seria um sonho, ter a oportunidade de regressar a Portugal e de terminar a minha carreira aqui. Estive cinco anos em Portugal, naquele que foi o melhor momento da minha carreira e da minha vida – tanto na vertente pessoal como profissional – e, se um dia eu puder ter essa oportunidade de regressar e terminar a carreira aqui, será um grande presente. Adoro este país, tenho casa aqui ainda, adoro as pessoas e estou a torcer para que isso aconteça, para que um dia possa regressar.
Que mensagem quer deixar aos Benfiquistas?
Que continuem a apoiar a equipa. Que se mantenha um Benfica forte, um Benfica unido, fechado entre os Benfiquistas. Tudo isto, toda esta união entre clube e adeptos, incomoda muitas pessoas e existe, claramente, uma campanha para que isso não aconteça.
Sport Lisboa Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário