sexta-feira, 31 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NEM OS ATLETAS FALTARAM À FESTA

Dia Mundial da Criança: Nem os atletas faltaram à festa!

No Estádio da Luz

Dia Mundial da Criança: Nem os atletas faltaram à festa!

Desde 1950 que o mundo comemora o dia dedicado às crianças. Em véspera do dia tão especial para os mais pequenos e por entre brincadeiras entre os campos sintéticos, os Pavilhões e a Praça Centenarium, é importante lembrar a importância do desporto.

Mas afinal o dia é para os mais novos e vários atletas do Clube juntaram-se nas diversas actividades ao longo do dia. "É muito divertido estar com as crianças e para elas isto é muito especial e nós fazemos questão de estar aqui presentes", começou por dizer Tomás Barroso, jogador de Basquetebol do Benfica.

"Tentamos que eles toquem na bola e sintam o que é jogar Futsal", explicou a futsalista, Rita Martins.

Também o basquetebolista Carlos Andrade mostrou orgulhoso por ter o privilégio de participar na iniciativa. "Está a ser divertido, eles têm muita energia e nós tentamos acompanhá-los. É um prazer estar aqui com eles e dar umas dicas sobre a nossa modalidade e espero que eles gostem", disse.

Relembrando os tempos de criança, o futsalista Diece fez uma revelação. “Acho que eu era danado", disse em tom de brincadeira.
Mais uma recordação na memória das 1150 crianças que passaram um dia diferente no Clube da Luz.

S.L. BENFICA

UM GOLO MAGISTRAL DO... VENTO (COM VÍDEO)

Golo de efeitos, no mínimo, raros. Um fenómeno do vento... (foto D.R.)
O episódio ocorre nos escalões secundários de Itália. Precisamente na série D, numa partida entre o Ischia e o Delta Porto Tolle, na qual se deu um fenómeno, poderá dizer-se, raro. Já visto, é certo, mas que de grande infelicidade para a equipa que sofre.

Tratou-se de um alívio do guarda-redes do Ischia, num lance inofensivo, acabou por resultar num auto-golo de efeitos muito estranhos. O golo foi atribuído ao guarda-redes, na própria baliza, mas bem que poderia ter sido o... vento.




 



Um auto-golo e o fenómeno que o vento pode provocar

MOURINHO DEIXA MENSAGEM AOS ADEPTOS DO REAL


José Mourinho deixou uma mensagem de agradecimento a todos os adeptos do Real Madrid, tanto aqueles que estiveram do seu lado, como aqueles que nunca estiveram.

«Desejo a todos os madridistas muitas alegrias no futuro. Agradeço o apoio de muitos dos adeptos e as críticas de outros. Repito, muita alegria para todos e principalmente muita saúde. Hala Madrid», afirmou Mourinho na página oficial do clube.

O treinador português, de 50 anos, está a encerrar um ciclo de três anos no comando do Real Madrid e irá sentar-se pela última vez no banco na partida, de sábado, frente ao Osasuna.

VOLEIBOL : PORTUGAL PERDE COM A FINLÂNDIA NA RONDA INAUGURAL DA LIGA MUNDIAL

Momento do jogo entre a Finlândia e Portugal (foto AP)
A seleção portuguesa de voleibol perdeu com a Finlândia, em Helsínquia, por 3-0, em encontro da ronda inaugural do Grupo C da fase intercontinental da Liga Mundial.

Portugal perdeu pelos parciais de 25-13, 29-27 e 25-18 num jogo que marcou o regresso de Nuno Pinheiro e a estreia de Idner Martins. Valdir Sequeira foi quem mais pontuou pela seleção nacional (15 pontos).

Este sábado, nova partida em Helsínquia entre Portugal e Finlândia, no segundo jogo da primeira ronda do Grupo C da fase intercontinental da Liga Mundial.



BENFICA SAD COM RESULTADO POSITIVO DE 7,3 MILHÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE

A Benfica SAD atingiu um resultado consolidado positivo de 7,3 milhões de euros no final do terceiro trimestre da época 2012/2013, segundo informou o clube da Luz num relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para o desempenho positivo das contas encarnadas contribuíram «os ganhos obtidos com as transferências dos atletas Witsel e Javi Garcia».

«No período homólogo do ano passado, apesar da relevância dos resultados gerados com a venda de atletas, o facto de se ter atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões teve uma importância significativa nos resultados operacionais obtidos», diz o clube da Luz.

Os proveitos operacionais consolidados recuaram 15,1 por cento, facto justificado com «diminuição das rubricas de prémios UEFA, receitas de bilheteira e quotizações».

Em relação ao passivo consolidado, a Benfica SAD esclarece que ascende a «cerca de 403,9 milhões de euros, tendo-se verificado uma redução superior a 22,2 milhões de euros face ao valor apresentado a 30 de junho de 2012».

COMUNICADO : INTERNACIONALIZAÇÃO DA BENFICA TV EM RENEGOCIAÇÃO

Comunicado: Internacionalização da Benfica TV em renegociação

Negociações em busca de alternativas

Comunicado: Internacionalização da Benfica TV em renegociação

Por razões de estratégia comercial, o Sport Lisboa e Benfica vai ter que suspender temporariamente os contratos com alguns dos operadores internacionais com Benfica TV.

Decorrem negociações para se poderem apresentar, a seu tempo, alternativas interessantes a todos os sócios e adeptos do Clube que residem fora de Portugal.

Apelando à compreensão de todos os espectadores afectados, solicita-se que qualquer sugestão sobre esta matéria seja enviada para o seguinte endereço electrónico: benficatv@slbenfica.pt.

S-L- BENFICA

CONTAS DA LAGARTAGEM COM AUMENTO DE 29,7 MILHÕES NO PASSIVO

Bruno de Carvalho: a tomada de posse

Contas do Sporting: aumento de 29,2 milhões no passivo

Total de 249,230 milhões de euros

A SAD do Sporting apresentou nesta sexta-feira a evolução da Actividade no 3º Trimestre do Exercício 2012/13. Os leões revelam os resultados globais desde junho de 2012, onde se destaca um aumento de 29,2 milhões no passivo.

O passivo total do Sporting, nesta altura, é de 249.230 milhões de euros.

«5. O valor do Activo manteve-se ao nível de 30.06.2012, tendo-se verificado neste período um aumento do Passivo de 29,2 milhões de Euros», explica o Sporting, em comunicado.

O passivo financeiro, naturalmente, também aumentou: «O Passivo Financeiro sofreu um acréscimo de 28,9 milhões de Euros, correspondente ao défice resultante dos Resultados negativos do período em análise.»

«Os resultados dos primeiros nove meses são negativos em 29.760 milhares de Euros, tendo sofrido uma ligeira melhoria relativamente ao mesmo período do Exercício anterior», salienta a SAD do Sporting.

F1 : SERGIO PÉREZ IMUNE ÀS CRÍTICAS

Sergio Pérez imune às críticas:

Sergio Pérez imune às críticas: "Competi de forma justa"

Mexicano não quer saber das críticas após o GP Mónaco
Sergio Pérez garante estar pouco preocupado com as críticas que tem sofrido visando o seu estilo de pilotagem. Depois da polémica com o companheiro de equipa Jenson Button, no Bahrain, Pérez voltou a estar debaixo de fogo no rescaldo do Grande Prémio do Mónaco. Fernando AlonsoJean-Eric Vergne e, sobretudo, Kimi Raikkonen não pouparam o mexicano.

O piloto da Mclaren correu nos limites e arriscou muito nas ultrapassagens na zona da Nouvelle Chicane. Numa das tentativas chocou com Kimi Raikkonen, o que provocou o seu final de corrida e atrasou o finlandês. 

Mas Pérez não acha que precisa mudar. “Foi uma corrida positiva para mim”, considera.“Tivemos um ritmo forte ao longo do fim-de-semana e eu senti que competi de forma dura e justa, ganhando posições da maneira mais difícil”, analisou. 

Já a pensar no Grande Prémio do Canadá do próximo dia 9 de junho, Perez assume que é uma corrida da sua preferência. “No ano passado terminei no pódio e sinto que a equipa está a acrescentar performance ao carro a cada prova que fazemos”, assumiu. 

“No mínimo, penso num bom fim-de-semana. É uma prova que pode recompensar um lutador, porque muitas vezes é imprevisível”, completou. 

MOTOGP : MARC MARQUEZ ESCAPA A LESÕES GRAVES (COM VÍDEO)

MotoGP: Marc Marquez escapa a lesões graves

MotoGP: Marc Marquez escapa a lesões graves

Bradley Smith partiu o pulso esquerdo
Confirmam-se as melhores previsões e Marc Marquez não apresenta qualquer lesão grave como consequência da aparatosa queda que sofreu durante os segundos treinos livres em Mugello, em mais uma etapa do Mundial de MotoGP. 

O jovem espanhol da Honda, que dominou a primeira sessão, perdeu o controlo da sua moto no final da reta mais rápida do circuito. Estava a mais de 300 km/h!

Felizmente, nunca perdeu a consciência apesar das naturais queixas. As dúvidas prendem-se agora com a sua participação no restante Grande Prémio. A qualificação é já este sábado. 

“Acionei os travões e perdei o controlo na frente. Tentei evitar a queda, mas a moto continuou a empurrar-me para o muro, por isso saltei para evitar bater nele. Bati forte com o meu queixo e também fiquei com dores no pescoço e no ombro direito, pernas e braços. Tirando isso, estou bem”, afirmou, mantendo a boa disposição. 

O piloto de 20 anos vai agora descansar para analisar, durante a noite, se está em condições de voltar à pista. 

Apesar de a queda, inicialmente, parecer menos grave, Bradley Smith (Tech 3) teve consequências mais graves: partiu um osso do pulso esquerdo. 

Veja como foi o acidente: 

GANGUE DE CONTUMIL APRESENTA 6,5 MILHÕES DE PREJUÍZO NO 3º TRIMESTRE

Pinto da Costa (Lusa/José Coelho)

Contas do F.C. Porto: prejuízo de 6,5 milhões no trimestre

«O 3º trimestre é geralmente o trimestre que apresenta piores resultados», justificam os dragões

O F.C. Porto apresentou nesta sexta-feira os resultados consolidados do 3º trimestre de 2012/2013, com um prejuízo de 6,5 milhões de euros nesse período.

Os dragões justificam essa realidade no Relatório e Contas: «O 3º trimestre é geralmente o trimestre que apresenta piores resultados, e este exercício não foi excepção, tendo a sociedade obtido um resultado líquido acumulado negativo de 6.565m€»

As transferências de João Moutinho e James Rodriguez para o Mónaco, a troco de 70 milhões de euros, serão contabilizadas no próximo relatório e contribuirão para uma melhoria de resultados. 

Aqui ficam os Resultados Consolidados:

«- Resultado Líquido Acumulado do Trimestre negativo d
e 6.565m€ no período em análise, o que representa uma evolução positiva face aos 22.139m€ negativos apresentado no 3º trimestre de 2011/2012;

- Crescimento dos Proveitos Operacionais, excluindo proveitos com passes de jogadores, em 10%, principalmente devido ao aumento das receitas relacionadas com a participação na UEFA Champions League;

- Rubricas relacionadas com passes de jogadores contribuem para o resultado obtido em 14.686m€, com uma diminuição das amortizações em 4.292m€ e um acréscimo de 14.496m€ nos resultados de passes de jogadores, comparativamente ao período homólogo;

- Resultados Operacionais positivos de 1.854m€, em oposição aos negativos apresentados no período homólogo anterior, em que atingiram os 16.829m€;

- Capitais próprios consolidados atingem os 19.270m€
negativos em 31 de Março de 2013, penalizados pela incorporação do resultado lí quido apresentado;

- Restruturação favorável das componentes corrente e
não correntes do património da sociedade, com o passivo corrente a diminuir de 76 para 64% e o activo corrente a
crescer de 27 para 35% face a 30 de Junho de 2012;

- Os resultados apresentados ainda não incorporam a mais valia das transferências dos atletas James Rodriguez e João Moutinho para o Mónaco, por 45 e 25M€ respectivamente, que foram concretizadas após 31 de Março.

O Conselho de Administração»

BENFICA 14 HORAS DE 31/05/2013

AVANÇADO ALEKSANDR KOKORIN FALHA JOGO COM PORTUGAL

Kokorin (foto D.R.)
O avançado do Dinamo Moscovo, Aleksandr Kokorin, convocado por Fabio Capello para o jogo contra Portugal, vai falhar o encontro, segundo informa a UEFA no seu site oficial.

Kokorin agravou uma lesão no tendão de Aquiles num treino da seleção russa desta sexta-feira e também foi dispensado de marcar presença no Europeu de sub-21, para onde devia seguir após o jogo da seleção principal com Portugal.

SPORTING ESTÁ MUITO BEM ESTUDADO

«Sporting está muito bem estudado» - José Costa  (foto ASF)
José Costa, um dos jogadores mais utilizados nesta época por Jorge Rito, respira confiança e acredita num sucesso encarnado na final four da Taça de Portugal.

Amanhã, às 16 horas, o Benfica vai defrontar numa das meias-finais o Sporting. Na outra meia-final o FC Porto vai medir forças com o Águas Santas.

«As perspetivas são de vencer e conseguirmos mais um título, que era um dos nossos objetivos. Os nossos trunfos são termos o Sporting já muito bem estudado, focarmo-nos em nós próprios e penso que se fizermos o nosso jogo e usarmos as nossas armas que vamos levar de vencido o adversário», revelou José Costa aos microfones da Benfica TV

MURICY RAMALHO ABANDONOU COMANDO TÉCNICO DO SANTOS

Muricy Ramalho abandonou comando técnico do Santos  (foto AP)
O Santos está sem treinador. Muricy Ramalho foi demitido pela Direção do Peixe do comando técnico da equipa. A gota de água foi desaire na última jornada do campeonato brasileiro frente ao Botafogo por 1-2.

«O Comitê de Gestão decidiu que Muricy Ramalho não é mais técnico da equipa profissional do Santos. O Comitê de Gestão agradece os serviços prestados pelo técnico, que marcou seu nome na história do Santos. A decisão foi comunicada ao treinador, (...) No total, liderou o Santos em 150 jogos, alcançando 72 vitórias, 42 empates e 36 derrotas», pode ler-se num comunicado divulgado pelo clube.

O argentino Marcelo Bielsa, em final de contrato com o Ath. Bilbao, é o principal candidato a substituir Muricy, revela a Imprensa brasileira.

Mano Menezes e Dorival Júnior são os outros nomes que o Santos tem debaixo de olho.

Até ser anunciado quem será o novo timoneiro, a equipa será treinada por Claudinei Oliveira, que orientada os juniores do conjunto da Vila Belmiro.

Muricy Ramalho estava no Santos desde abril de 2011 e conquistou dois campeonatos paulistas (em 2011 e 2012), a Taça Libertadores (em 2011) e a Recopa Sul-Americana, em 2012.

MANIFESTANTES BLOQUEARAM SEDE DO BCE EM PROTESTO CONTRA AUSTERIDADE (COM FOTOS)

Forças de segurança montaram um perímetro de modo a que os trabalhadores conseguissem chegar ao edifício (foto AP)
Manifestantes bloquearam, durante a manhã desta sexta-feira, a passagem para a sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, na Alemanha, num protesto contra as políticas de austeridade e o empobrecimento na Zona Euro.

A coligação anti-capitalista «Blockupy» organizou uma concentração frente ao edifício sede do BCE. O bloqueio durou três horas.

Segundo a imprensa alemã, a manifestação foi realizada em «solidariedade com os povos do Sul da Europa» e a organização afirmou terem estado presentes cerca de três mil pessoas.





/
/
/
/
/
/
/
/
/
/

PAMELA ANDERSON MOSTRA QUE AOS 45 ANOS CONTINUA EM FORMA (COM FOTOS)

Pamela Anderson para a Vogue Brasil (foto de Mario Testino) (foto D.R.)
A atriz protagonizou uma sessão fotográfica para a edição de junho da revista Vogue no Brasil e provou que a idade não a atrapalha.

A conhecida nadadora salvadora C. J. Parker na série de televisão «Marés Vivas» («Baywatch») mostrou que continua em forma e com tudo no sítio.

Pamela fez a sessão fotográfica à beira-mar e posou molhada e com pouca roupa para o fotógrafo Mario Testino.

A canadiana já foi capa da revista Playboy doze vezes.






Pamela
A
Os
Pamela

FALCAO CONFIRMADO NO MÓNACO

Mónaco deu as boas vindas a Falcao (Foto site oficial Association Sportive de Monaco Football Club) (foto D.R.)
Radamel Falcao já é oficialmente reforço do Mónaco, tendo assinado um contrato de cinco temporadas.

Segundo o site oficial do clube do principado, Falcao será apresentado no regresso aos treinos da equipa, em data ainda por definir.

Desconhecido é o montante que o Mónaco paga ao Atlético de Madrid pelo avançado colombiano, mas estima-se que seja na ordem dos 45 milhões de euros.

«Estou muito contente por me juntar ao Mónaco e por envergar as cores do clube. Um abraço», foram as primeiras palavras de Falcao aos adeptos, num curto vídeo publicado no site oficial do clube.

FC PORTO, A PRIMEIRA SUCURSAL DO BENFICA



FC Porto, a primeira sucursal do Benfica

O fenómeno já me irritou, mas agora acho piada à coisa: os portistas não comemoram a vitória do FC Porto, comemoram a derrota do Benfica. E há aqui uma diferença. O FC Porto é uma irrelevância na minha relação com o Benfica. Eu comemoro as vitórias do Benfica, eu sinto alegria pelo Benfica, ponto final. Os portistas, porém, não têm esta relação com o FC Porto. Para se sentirem portistas, eles têm de odiar uma coisa exterior ao clube, o Benfica, Lisboa, os magrebinos, os mouros, etc. Ou seja, a agremiação nortenha não é auto-suficiente, não é grande o suficiente, precisa do meu Benfica. Naturalmente, eu só podia achar piada a este fenómeno que deveria interessar aos departamentos de antropologia. Porquê? Porque confirma a superioridade do Benfica. Para existir como adepto, o portista precisa do Benfica. O benfiquista só precisa do Benfica. 
No dia-a-dia, eu não acompanho os jogos do FC Porto. Nem sei quando joga. Ao invés, cada portista é um especialista do Benfica. Sabem sempre quem está lesionado, quem é o árbitro do jogo do Glorioso e vêem os jogos do Benfica com mais intensidade do que os jogos do FC Porto. Naqueles corações em perpétua vingança, a derrota do Benfica é mais saborosa do que a vitória do FC Porto. Até apetece dizer que cada portista é um benfiquista em potência. É como se cada portista tivesse à espera do momento certo para fazer o seu coming out futebolístico, é pá, afinal eu sou benfiquista, ó paizinho, importa-se de passar o sal a um mouro? O portista é uma dependência emotiva do Glorioso.
E esta dependência chega a ser cómica. Estamos a falar de um clube que domina há uma geração (25 anos) o futebol português. Apesar deste domínio do tamanho dos Clérigos, a agremiação em causa mantém a mentalidade de cerco, a mentalidade do Asterix que vai desafiar o centro romano. Isto é um pouco ridículo, repito, porque passados 25 anos o centro do futebol português está no Norte e no FC Porto, em particular. O centro já não é o Benfica, que ganhou 4 títulos nos últimos 23 anos. Ao longo deste tempo, o FC Porto devia ter desenvolvido uma cultura autónoma, uma cultura de clube grande, uma cultura de Império do Meio que não precisa do "outro" para saber quem é. Mas de forma um pouco estranha isso não aconteceu. Porquê? A visão pequenina de Pinto da Costa não o permite: depois de tantos êxitos internos, depois de 2 Ligas dos Campeões e 2 Ligas Europa, o líder da agremiação diz que a sua maior alegria foi "vencer um campeonato na Luz". Ora, esta incapacidade do FC Porto para criar uma cultura sem a variável Benfica dá-me um certo conforto. Só ficarei preocupado quando descobrir portistas a comemorar as vitórias do FC Porto e não as derrotas do Benfica. 

TEXTO RETIRADO DO SITE DO JORNAL EXPRESSO

MITROVIC CHAMADO PELA PRIMEIRA VEZ À SELEÇÃO

Mitrovic (foto AP)
O jovem avançado Aleksandar Mitrovic (Partizan), uma das revelações do campeonato, mereceu a primeira chamada à seleção da Sérvia.

«Ele é um jovem corajoso, talentoso e com instinto de matador. Pode ser uma solução para os nossos problemas. Penso que ele é o melhor avançado que temos», afirmou o selecionador Sinisa Mihajlovic.

Mitrovic, de 18 anos, assinou 15 golos no primeiro ano como profissional.

OLA JOHN PRONTO PARA AJUDAR SUB-21 HOLANDESES

Ola John (foto ASF)
O extremo holandês Ola John reconheceu que teve uma época cansativa no Benfica, mas assumiu que está agora pronto para ajudar os sub-21 holandeses.

«Tenho 42 jogos disputados esta época. Não tive praticamente um momento de descanso. Domingo fiquei na bancada frente ao Vitória de Guimarães, mas no dia seguinte treinei sem limitações», afirmou Ola John, em declarações ao Algemeen Dagblad.

UM FAMALICENSE DE GEMA NO TOPO

Mário Monteiro, um famalicense no topo

Autor: RUI CASTRO/23 ANOS/DESEMPREGADO

 
Mário Monteiro, 49 anos, famalicense de gema, preparador físico do Sport Lisboa Benfica!

Mário Monteiro começou na época 1993/1994 no Futebol Clube de Famalicão, clube da sua terra, na equipa do brasileiro Abel Braga, no 1º divisão, para onde passou para duas épocas no Moreirense, na equipa de Carlos Garcia, onde o bom trabalho realizado o catapultou para 4 épocas na Académica, numa cidade que gosta de futebol, entusiasta e apaixonada pela sua briosa, Mário Monteiro formou equipa com técnicos como: Carlos Garcia (Novamente), João Alves e Vítor Oliveira.

De Coimbra vai para a cidade do Lis, para o União de Leiria, onde integra a equipa de Jorge Jesus onde nasce uma grande relação de amizade e trabalho, que faz Mário Monteiro seguir o agora treinador do Benfica, para Belém, Braga e Lisboa, para a Luz mais concretamente, onde já trabalha à 4 épocas, transportando a cada novo desafio, o nome de Famalicão e de quem nessa cidade, tenta levar o desporto mais avante.

A profissão de Preparador Físico é muitas vezes escondida atrás do nome do treinador principal, dos golos dos avançados, das fintas dos extremos, mas é duma importância vital para o bem-estar dos jogadores a nível físico, para que possam cumprir com as altas exigências do futebol da alta-roda.

Mário Monteiro é um exemplo para todos aqueles que nesta nossa cidade quer ser alguém no mundo do desporto! Trabalho, profissionalismo, dedicação e esforço!

Espero continuar a ver Mário Monteiro a aquecer os craques nos jogos, a treiná-los durante a semana, a ser parte crucial daquilo que é a mecânica de uma equipa.

A CONFUSÃO DAS FINAIS EUROPEIAS

A confusão das finais europeias

Autor: DANIEL OLIVEIRA/ 23 ANOS/ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO


 
 
De uma coisa não há dúvida, o Benfica tem mérito no seu percurso até à final da Liga Europa 2012/2013 e tem mérito na qualidade com que disputou essa final. Há que valorizar a campanha na Liga Europa e o modo como a equipa disputou a final.

Nesta edição da LE os jogadores, treinador, restante staff e direcção mostraram um bom trabalho e uma evolução na qualidade e consistência da equipa relativamente aos últimos 15 anos. Este valor, este bom trabalho, não gera dúvidas a ninguém.

O que me incomoda enquanto adepto do desporto e do clube é o sentimento de que estou a ser enganado, é o sentimento de que ninguém valoriza realmente o desempenho e trabalho do clube nesta competição mas sim o desempenho e trabalho do clube noutra coisa qualquer.

Ninguém diz que o Benfica foi à final da Liga Europa. A única coisa que oiço é sobre este mito das finais europeias. Só se ouve e lê sobre a chegada a mais uma final europeia, sobre a glória em estar em mais uma final europeia. Mas afinal que conceito é este de final europeia?

Antes do jogo dei por mim a assistir a vários programas desportivos onde mostravam imagens de finais das Taças dos Campeões Europeus nas quais o Benfica participou, onde exibiam imagens desses momentos históricos e marcantes da vida do clube. Imagens que começavam a preto e branco, passavam para imagens a cores e culminavam com a mensagem de que mais uma final se iria juntar a esse lote. Eu assisti a esse espectáculo com um misto de sensações: a emoção de rever momentos tão gloriosos do meu clube e a confusão sobre a contextualização em que colocavam a final que o Benfica estava prestes a realizar.

Como se pode falar com tanta convicção sobre finais europeias se uma final da Champions e uma final da Liga Europa são coisas dão distantes? Como se pode valorizar tão entusiasticamente o termo “final europeia” se temos meias-finais europeias e quartos de final europeus tão mais valiosos que uma destas finais europeias?

Incomoda-me a onda que se criou à volta de um mito. Uma onda que me tem feito sentir enganado, uma onda que me deixa abalado com este sentimento de que alguém me está a tentar iludir.

Atiram-me com estas imagens, vídeos, mensagens e declarações que me transmitem o feito histórico e o voltar ao passado glorioso do meu clube, que me fazem sonhar e vibrar com algo tão grandioso e único conseguido pelo meu clube. Mas depois paro para pensar e só me apetece gritar “calma!”.

Cheguei mesmo a deparar-me com várias opiniões de que o Benfica estaria prestes a alcançar a melhor época da sua história. Quanto desprestigiante é esta afirmação para com a história tão rica deste clube? Para mim chega mesmo a ser uma falta de respeito para com os maiores ídolos da evolução do Sport Lisboa e Benfica.

Esta afirmação simplesmente baseava-se na possibilidade do triplete inédito, do triplete construído com Taça de Portugal, Campeonato e Competição Europeia. Não interessava que competição europeia era, valorizou-se uma Liga Europa ao nível de uma Taça dos Campeões Europeus.

Porque é que as pessoas não podem viver e vibrar com aquilo que conseguem? Porque é que há uma necessidade de transformar o bom verdadeiro num óptimo imaginário? Porque é que não podemos dizer que fomos à final da Liga Europa em vez de repetirmos que chegámos a mais uma final europeia?

Esta ilusão de grandeza que constantemente se forma à volta dos feitos do meu clube é algo que me deixa apreensivo, é algo que tanto a direcção como os adeptos já deviam ter aprendido a não aceitar, pois eles melhor que ninguém sabem o quanto insucesso traz ilusão a mais, o quanto insucesso gera entusiasmo descabido.

Uma final da Liga Europa tem valor no momento. A boa qualidade de jogo do finalista vencido só tem importância durante o jogo e nos momentos imediatos que lhe seguem. Ao vencedor vale-lhe o título e a presença na Supertaça Europeia, mas em termos de relevância para a história do desporto pouco acrescenta.

Alcançar a final da LE e conseguir um desempenho tão bom contra uma equipa como a do Chelsea é sinónimo de bom trabalho, é um sinal positivo para a ambição de feitos realmente marcantes e históricos. Mas não passa disto.

Finais europeias são um mito de quem quer mascarar o que de bom conseguiu por algo ainda melhor. Chegámos à final da Liga Europa, festejemos isso e trabalhemos sobre isso.

F1 : PNEUS PARA INTELIGENTES E TESTES À SUCAPA


Pneus para inteligentes e testes à socapa
A Fórmula 1 não deixa de continuar a surpreender, tanto na pista como nos bastidores, com uma dinâmica que prende as atenções e à qual junta algum folclore, como ainda agora se viu, por causa dos pneus, no sempre glamoroso Grande Prémio do Mónaco – sexta prova do Mundial –, ganho por Nico Rosberg três dezenas de anos depois de o seu pai Keijo [Keke, o nome pelo qual era mais conhecido] ter conquistado aquela que seria a segunda vitória numa prova do Campeonato do Mundo, então com um Williams. E não deixa de ser curioso que nesse longínquo ano de 1983 (na nossa estreia monegasca a nível profissional da F.1!) Rosberg tenha triunfado na sequência de uma arriscada aposta em pneus para piso seco, quando as previsões meteorológicas indicavam forte possibilidade de chuva. Ao fim de poucas voltas, enquanto os adversários perdiam tempo a ir às boxes trocar os pneus de chuva pelos slicks (piso seco), o finlandês, na altura campeão mundial em título, ficava cada vez mais líder e nem alguma chuva ocasional que depois caiu no Principado o perturbou para conquistar um dos triunfos mais emblemáticos da sua brilhante carreira…
Hoje, neste Mundial’2013, os pneus são bem diferentes de há 30 anos, mas, ao contrário de outrora, passaram a significar, para pilotos e equipas, um quebra-cabeças, porque foram concebidos especificamente para não durar a totalidade de uma corrida, de modo a “apimentá-la” com inevitáveis paragens nas boxes para a respetiva substituição. Desde o início do ano que algumas equipas se queixam, designadamente a Red Bull, de que não conseguem tirar partido do potencial dos seus monolugares, alegando que a performance é prejudicada pelo excessivo desgaste de pneus e consequentes paragens nas boxes durante a corrida. E nem sempre os melhores carros ou os mais rápidos em termos absolutos venceram corridas desde o início desta época, mas sim quem consegue o melhor compromisso de afinação do carro e a estratégia adequada para chegar ao fim em primeiro.
Afinal, como já se suspeitava, para criar toda essa dinâmica, evitando transmissões televisivas monótonas e, eventualmente, sem interesse, foi concertado, previamente, um plano pelo “pai” daquela que é hoje a Fórmula 1 moderna.
“Eu pedi à Pirelli que construísse pneus que não completassem 50 por cento da corrida, o que significa mais paragens nas boxes. E foi isso que eles fizeram. É muito difícil prever ou dizer que os pneus durarão 15 ou 20 por cento de uma corrida, porque cada circuito é diferente, as temperaturas variam, os carros são diferentes e, por último, cada piloto tem o seu estilo de condução. No passado, chegámos a um ponto em que os pilotos não tinham que pensar em nada, mas agora eles têm de usar o cérebro para ganhar corridas. A coisa mais fácil para a Pirelli seria produzir pneus que se usavam no início da primeira corrida da época e se retiravam na última…”, disse Bernie Ecclestone, o promotor do campeonato e proprietário dos direitos comerciais da Fórmula 1, em entrevista recente, numa espécie de resposta a todos quantos têm criticado o trabalho desenvolvido pela Pirelli, a marca de pneus que desde há dois anos tem o exclusivo da Fórmula 1.
O que não estava previsto depois da primeira prova da época no continente europeu (GP de Espanha, em Barcelona) e antes do sempre aliciante e diferente GP do Mónaco era saber-se que a Mercedes, uma das equipas que se debatia com maiores problemas para tirar partido dos pneus durante as corridas, fizera testes com a Pirelli na pista catalã durante três dias (15, 16 e 17 de Maio), quando os mesmos são interditos logo que começa o campeonato. Coincidência ou não, essa mesma Mercedes, a equipa que nas três últimas qualificações arrebatara a “pole position” mas depois se perdia ao fim de poucas voltas de corrida, desta vez aguentou-se e triunfou, de forma categórica, nas ruas monegascas.
Red Bull e Ferrari fizeram valer o seu protesto junto da FIA (Federação Internacional do Automóvel), restando saber se a equipa alemã poderá vir a ser punida. A Mercedes diz-se tranquila, lembrando que o regulamento prevê o pedido de colaboração da Pirelli a uma equipa para ajudar no desenvolvimento dos seus produtos, mas as concorrentes [Red Bull e Ferrari] alegam que em tais testes nunca poderiam ser sido utilizados os monolugares de 2013… Um imbróglio que a FIA, depois de ouvir as partes envolvidas, endossou para o seu Tribunal Internacional.
 
O Mundial após o GP do Mónaco
Pilotos
1º, Sebastien Vettel (Red Bull), 107 pontos
2º, Kimi Raikkonen Lotus), 86
3º, Fernando Alonso (Ferrari), 78
4º, Lewis Hamilton (Mercedes), 62
5º, Mark Webber (Red Bull), 57
6º, Nico Rosbsrg (Mercedes), 47
7º, Felipe Massa (Ferrari), 45
8º, Paul Di Resta (Force India), 28
9º, Romain Grosjean (Lotus), 26
10º Jenson Button (McLaren), 25
Construtores
1º, Red Bull, 164 pontos
2º, Ferrari, 123
3º, Lotus Renault, 112
4º, Mercedes GP, 109
5º, Force India F1, 44
6º, McLaren-Mercedes, 37
7º, Toro Rosso, 12
8º, Sauber, 5

BENFICA 24 HORAS DE 31/05/2013

TEMOS MUITO A APRENDER COM O BENFICA

Vilson Ribeiro de Andrade: “Temos muito a aprender com o Benfica”

Sobre protocolo assinado esta quinta-feira

Vilson Ribeiro de Andrade: “Temos muito a aprender com o Benfica”

É um dos clubes históricos do Brasil que, tal como o Benfica, não se prende ao passado.  À procura de inovar e melhorar de dia para dia, o Coritiba assinou um protocolo com o Clube. Um momento importante para os brasileiros, conhecidos também como "coxa branca”.

“É muito importante para nós, para o Futebol brasileiro e chegámos à conclusão que temos muito valor a agregar ao Benfica mas principalmente muito a aprender, que é um Clube que tem tradição, respeitadíssimo, na Europa e fora da Europa, e estamos muito felizes com esta parceria”, começou por dizer o presidente do clube brasileiro, Vilson Ribeiro de Andrade.

Uma parceria que surge, então, fruto de um olhar atento e conhecedor do que existe fora do Brasil e o exemplo do Benfica foi o grande chamariz, sinónimo de sucesso. “Nós temos uma visão a respeito da gestão corporativa no futebol e Luís Filipe Vieira é um presidente que tem uma visão muito clara a respeito desta questão da gestão empresarial, profissionalizou o Benfica e trouxe o Clube ao lugar que merece. Isso foi um factor decisivo para o Coritiba decidir, em conjunto e dentro de objectivos muito próprios”, afirmou.

Uma operação que traz vantagens para portugueses e brasileiros. “Os grandes objectivos são as transferências, conhecimentos técnicos, e também na relação com jogadores, jovens talentos”, referiu.

Um acordo selado com o Estádio da Luz como pano de fundo. “É maravilhoso o Estádio da Luz. Eu tive ainda oportunidade de passar por aquilo que será o Museu e a inauguração é um sonho, é uma das coisas mais bonitas que eu vi na vida e eu sinto-me honrado por poder estar aqui”, disse Vilson Ribeiro de Andrade.

Um intercâmbio de conhecimento e não só que se espera que traga vantagens a dois históricos do futebol português e brasileiro.

S.L. BENFICA

SL BENFICA E CORITIBA ASSINAM PROTOCOLO DE PARCERIA

SL Benfica e Coritiba assinam protocolo de parceria

Esta quinta-feira

SL Benfica e Coritiba assinam protocolo de parceria

O Sport Lisboa e Benfica assinou, esta quinta-feira, 30 de Maio, um protocolo com o clube brasileiro, Coritiba. Os líderes de ambos os emblemas, Luís Filipe Vieira e Vilson Ribeiro de Andrade estiveram reunidos na assinatura da parceria.

A troca de experiências e conhecimentos é um dos pontos chaves desta nova colaboração.

S.L. bENFICA

MOTOGP GP MUGELLO : MARC MARQUEZ TEVE QUEDA ARREPIANTE A MAIS DE 300 KM/H (VÍDEO)

Arrepiante: Marc Marquez caiu a mais de 300km/h

Arrepiante: Marc Marquez caiu a mais de 300km/h

Jovem espanhol levado de imediato para o hospital
Marc Marquez protagonizou um momento verdadeiramente arrepiante durante a segunda sessão de treinos do MotoGP em Mugello. 

O piloto da Honda caiu a mais de 300 km/h, no final de uma reta. Foi de imediato transportado para o hospital. Segundo relata o jornal «As», antes de entrar na ambulância foi possível notar que o jovem mexeu os braços. 

As primeiras informações são positivas e indicam que Marquez não terá sofrido qualquer lesão grave. 

Um primeiro vídeo:

PEDRINHO : O BALANÇO DE UMA ÉPOCA (COM VÍDEO)

Pedrinho

Pedrinho: o balanço, o momento revoltante e as despedidas na Ligue 1

Crónicas Made in Portugal

PEDRINHO, FC LORIENT (FRANÇA)

«Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol,

Venho hoje escrever o meu último relato da época 2012/2013.

Nestes últimos meses, surgiram muitas novidades, objectivos alcançados e outros falhados, jogos mais e menos conseguidos, mas o mais importante foi manter o espirito competitivo e continuar a acreditar no trabalho todos os dias!

O balanço desta época foi positivo, terminámos na primeira parte da tabela (oitavo lugar) com um total de 53 pontos, chegamos à meia-final da taça de França, mas falhámos redondamente o objectivo de jogar no Stade de France perdendo por uns esclarecedores 4-0.

Posso marcar esse momento como o mais revoltante desta época, pois as expectativas estavam bastante elevadas e era uma forma de podermos disputar a Liga Europa da próxima temporada.

A nível pessoal, todos os jogadores querem jogar e eu também, poderia ter jogado mais jogos, mas não cabe a mim decidir. A verdade é que nos jogos que disputei, fiz boas exibições, prova disso são os resultados alcançados, mas nem sempre é suficiente para continuar na equipa.

Tenho mais dois anos de contrato e por isso penso que o futuro passa por continuar em Lorient, apesar de no futebol tudo mudar demasiado rápido.

O último jogo de campeonato com o Paris Saint-Germain ficou marcado pela despedida de jogadores que puseram termo às suas carreiras. Bonitas homenagens a Arnaud le Lan, um ícone da Bretanha e do clube, que se retirou com um golo de pénalti no seu último encontro, e também a Ludovic Giuly, com uma carreira mais mediática com passagens por Lyon, Mónaco, Barcelona, PSG e Lorient , pela além da seleção francesa e muitos títulos.

Não posso deixar de enaltecer a despedida de David Beckham, um galáctico do futebol que dispensa apresentações.

Por fim, gostaria de agradecer ao Maisfutebol, mais concretamente ao Vítor Hugo Alvarenga, pelo convite para participar neste seu projecto que penso ter sido um sucesso, foi assim uma forma de mostrar o ponto de vista dos jogadores portugueses que se encontram fora do país, dando a conhecer melhor as suas vidas de emigrante.

Um abraço et à bientôt.

Pedrinho»