terça-feira, 22 de setembro de 2020

"O SEGREDO É O TRABALHO DE MUITA GENTE"



 PARABÉNS, BENFICA CAMPUS!

FUTEBOL
A menina dos olhos de Luís Filipe Vieira celebra o 14.º aniversário... "Nasceu" a 22 de setembro de 2006 e, desde então, não pára de recolher prémios, elogios e destaques inclusive na Imprensa internacional.
O Homem sonha, a obra nasce! O desejo do Presidente Luís Filipe Vieira em construir um centro de formação e treino com as condições necessárias para o desenvolvimento de jovens jogadores e que também servisse de caixa-forte para o Futebol Profissional tornou-se realidade em 22 de setembro de 2006, já lá vão 14 anos. Parabéns, Benfica Campus!
Desde o ano 2000 – aquando do lançamento simbólico da primeira pedra no projeto – há um conceito que permanece inalterado… "Formar a Ganhar" continua a ser ideia-chave do Benfica Campus, que, em 14 anos, já deu tantos frutos. "Fábrica de Talentos", "Mina de Diamantes", "Mina de Ouro", "Máquina de criar jogadores"… já foi apelidado de tudo pela Imprensa internacional, e a verdade é que tem feito jus aos elogios.
A última convocatória do selecionador nacional é, aliás, exemplo disso mesmo. Na lista divulgada por Fernando Santos a 24 de agosto estiveram os nomes de, nada mais, nada menos, dez jogadores com formação nas camadas jovens encarnadas: João Félix, Bernardo Silva, João Cancelo, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes, André Gomes, Renato Sanches, Danilo Pereira, Rúben Dias e Mário Rui.
Gradualmente, ao longo destes últimos anos, várias obras têm sido levadas a cabo com o intuito de melhorar as instalações, com tecnologia de ponta (espaço 360s, por exemplo), aliada às condições humanas de excelência, a marcarem a diferença e a constituírem-se como alguns dos segredos do sucesso.
Também por isso, o Centro de Formação e Treino do Sport Lisboa e Benfica continua a correr mundo e a ser alvo da curiosidade da Imprensa internacional. Ao longo dos últimos anos, o Benfica tem "acordado" nas páginas de alguns dos maiores meios de Comunicação Social – Marca, AS e Sport (Espanha), Die Welt, RTL, Suddeutsche Zeitung, T-Online, Freie Press e Schwabische (Alemanha), Sky e Corriere dello Sport (Itália), Ouest France, L'Essentiel, Yahoo France, Be Soccer France e RFI (França) ou ainda CNN (Estados Unidos) – que acompanham a evolução do projeto e não esquecem as "pérolas" ali formadas…
Em 14 anos, o Benfica Campus foi o lar de muitos jovens que trabalharam arduamente para terem sorte numa realidade de exigência máxima. Entre outros, são grande exemplo disso: Ederson, João Cancelo, André Gomes, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes, Rúben Dias, Florentino, Renato Sanches, Rony Lopes, Jota, Gedson Fernandes, Ricardo Horta, Tomás Tavares, Nuno Tavares, Buta, Hélder Costa, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Ivan Cavaleiro, André Horta, Nélson Oliveira, Roderick Miranda, Paulo Bernardo, Rafael Brito, Ronaldo Camará e Umaro Embaló, e ainda a maior venda de sempre e vencedor do Golden Boy 2019, João Félix.
O objetivo é claro desde o início: detetar, formar, desenvolver e projetar talento, com o Presidente a vincar em várias ocasiões a importância da infraestrutura no que toca às ambições encarnadas. "É aqui o coração do Benfica", tem afirmado e reafirmado, orgulhoso, Luís Filipe Vieira.
O Benfica Campus tem vindo a crescer de forma gradual desde a sua inauguração, sendo que um dos seus momentos mais altos aconteceu em dezembro de 2015, altura em que foi distinguido como Academia do Ano na 7.ª edição dos Globe Soccer Awards, no Dubai.
"É um prémio para a visão que tivemos e para o forte investimento na formação. É um prémio para a grande vontade de, cada vez mais, termos jovens formados no Seixal na nossa equipa principal, algo que já não acontecia há décadas. Cada vez mais, vamos investindo em inovação. O grande sucesso que temos deve-se ao capital humano, ao investimento em inovação e à maneira como abordamos o mercado", afirmou Luís Filipe Vieira na entrega de prémios em 27 de dezembro de 2015.
Depois de uma primeira ampliação em 2013, outra em 2014 e várias outras intervenções de menor ou maior impacto, a 9 de abril de 2019 novo momento alto.
Com Luís Filipe Vieira como anfitrião, o Benfica Campus – "principal projeto estratégico do Clube" – abriu portas para mostrar o resultado das últimas obras de ampliação. O Presidente revelou ainda a compra de um terreno de 42 hectares (Quinta do Algarve) – com vista a possível expansão – e negociação para a aquisição de terrenos adjacentes.
"No que toca a obras de intervenção, foi feito o prolongamento dos quartos", destacando de seguida o vasto terreno "do Tejo à entrada do Centro de Estágio, onde vai ser construído o Colégio Internacional do Benfica, numa primeira fase para 650 alunos, depois 850 e que vai terminar com 1200". "O objetivo é rentabilizar toda esta área", apontou na altura.
"Queremos construir mais seis campos de futebol e outra estrutura hoteleira independente da nossa. Criámos condições fantásticas, recursos humanos fantásticos, sempre com o objetivo de projetar jogadores formados aqui para a primeira equipa e para o mercado internacional. É um projeto estratégico firme e vamos continuar a investir, investir e investir. Conseguimos fazer uma fábrica! [O Benfica Campus] É hoje uma referência mundial e vai continuar a ser", revelou, mais uma vez orgulhoso da obra feita.
No final desse mesmo ano, o Benfica era distinguido novamente com o prémio de melhor escola de formação do mundo em 2019 ("Best Academy of the Year") na 11.ª gala dos Globe Soccer Awards, no Dubai. Pela segunda vez em quatro anos, e desta vez em conjunto com o Ajax (Holanda), o Clube ganhava o galardão mundial que reconhece a alta qualidade na formação de talentos no Benfica Campus.
"É o mais justo reconhecimento à visão e dimensão do projeto que lançámos, construímos e estamos a desenvolver no Benfica Campus, no Seixal", reagia, na altura, o Presidente Luís Filipe Vieira, em declarações ao Site Oficial encarnado.
"Este reconhecimento como melhor escola de formação do mundo reforça a convicção com que, desde a primeira hora, definimos este projeto como estruturante e absolutamente decisivo para o crescimento e engrandecimento do nosso Clube", destacava à data.
Em julho deste ano, o Centro de Formação e Treino do Seixal era eleito como a melhor academia da última década. Um estudo global da plataforma Football Talent Scout destacava o Benfica Campus como a melhor academia dos 10 últimos anos (2010-2020), à frente de outros colossos europeus no que toca à formação (o Ajax ocupava a 5.ª posição e o Barcelona a 6.ª, por exemplo).



INFRAESTRUTURA
Área: 19 hectares;
9 campos (6 relva natural – futebol 11; 2 relva sintética – futebol 11; 1 relva sintética (coberto – medidas reduzidas – adjacente ao 360s);
Campo n.º 1 com capacidade para 2721 espectadores (1533 lugares cobertos);
Campo n.º 7 com capacidade para 604 espectadores;
Hotel com 86 quartos (30 quartos equipa principal, 56 quartos futebol formação – 98 camas);
2 ginásios (523m2, 475m2);
28 balneários [5 balneários de equipa (trabalho diário), 12 balneários para competição, 5 balneários para árbitros e 6 balneários para o staff];
Espaço 360s;
5 rouparias;
3 salas de fisioterapia;
2 salas de tratamento e consulta;
2 salas de avaliação física;
2 auditórios;
Outros espaços: sala de estudo, gabinetes, bar, salas de reuniões e sala de convívio;
Lavandaria;
Cozinha e 2 refeitórios.
Dados desportivos desde a inauguração do Benfica Campus (FORMAÇÃO)
14 Títulos nacionais (Juniores – 2, Juvenis – 6, Iniciados – 6);
Nas últimas épocas (desde 2007/2008), o Benfica venceu sempre pelo menos um campeonato nacional;
Em 2015/2016, o Benfica conquistou 8 das 12 competições em que participou.
CAMPEONATO NACIONAL
Juniores: 2013/14 | 2017/18
Juvenis: 2007/08 | 2010/11 | 2012/13 | 2014/15 | 2017/18 | 2018/19
Iniciados: 2008/09 | 2009/10 | 2011/12 | 2013/14 | 2015/16 | 2016/17
HISTÓRIA E FACTOS
2000 – "Primeira pedra" – Ato simbólico do início de construção do projeto;
2001 – Aprovações oficiais do Ministério Ambiente e Ordenamento do Território e Ministério do Desporto e da Juventude;
2003 – Início da construção;
22 de setembro 2006 – Inauguração;
2007 – Reflorestação, com plantação de 15 000 árvores;
2008 – Primeiro título nacional conquistado no Benfica Campus – Juvenis;
2010/2011 – Época em que o Benfica passou a ser o clube mais representado nas
seleções nacionais jovens, estatuto que mantém até ao presente;
2011 – Primeira edição da Benfica Youth Cup;
2012/2013 – Época em que os escalões de formação do Benfica passaram a conquistar mais de metade dos títulos em que participam, entre campeonatos nacionais e distritais. Um feito que se mantém até ao presente;
2013 – "Primeira pedra" da ampliação do Campus;
2013 – Inauguração da nova bancada do Campo n.º 1, passando da capacidade de 1520 para 2721 espectadores;
2013/2014 – Primeira edição da UEFA Youth League, em que o Benfica foi finalista;
2013/2014 – Prémio UEFA "Best Implementation of the UEFA Youth League Values" – único clube a receber distinção nessa época;
2014 – Ampliação do Campus, passando de 15 para 19 hectares, de 3 para 6 campos relvados;
2014 – Inauguração do Espaço 360s;
2015 – Atribuição do prémio "Best Academy of the Year" pela Globe Soccer Awards;
2016 – Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica: "Vamos aumentar a capacidade do Campus";
2019 – Benfica Campus – "principal projeto estratégico do Benfica" – abre portas para mostrar o resultado das obras de ampliação. Luís Filipe Vieira revela a compra de um terreno de 42 hectares (Quinta do Algarve) – com vista a possível expansão – e negociação para a aquisição de terrenos adjacentes;
2019 – Pela segunda vez, o Benfica é distinguido com o prémio "Best Academy of The Year" na gala dos Globe Soccer Awards;
2020 – Estudo da plataforma Football Talent Scout elege o Benfica Campus como a melhor academia da última década.

Sem comentários:

Enviar um comentário