sábado, 29 de outubro de 2022

GOLEADA COM REQUINTE

 


Endiabrado, intenso e com grande requinte

Benfica goleia Desportivo de Chaves por 5-0, em jogo da 11.ª jornada da Liga Bwin.
O Benfica venceu neste sábado, 29 de outubro, o Chaves por 5-0, em jogo da 11.ª jornada da Liga Bwin. Mais uma exibição de grande qualidade da equipa treinada por Roger Schmidt, que completou a 21.ª partida oficial imbatível.
Roger Schmidt fez apenas uma alteração no onze, tendo como referência o alinhamento utilizado no triunfo, na passada terça-feira, diante da Juventus. Neres voltou à titularidade e Florentino ficou desta feita no banco de suplentes.
Com o empate do FC Porto nos Açores, os encarnados entraram em campo a saber que em caso de triunfo dilatavam a vantagem para o rival. O começo foi imperial e, já depois de uma oportunidade de António Silva, o Benfica chegou ao golo aos 2' de jogo. Neres, a uns bons metros da grande área, fletiu para o corredor central e rematou de pé esquerdo de forma indefensável para dentro da baliza flaviense.
Um grande golo do internacional brasileiro, que levou ao rubro os cerca de 55 mil espectadores presentes na Catedral. Sexto golo de Neres nesta temporada, o terceiro na Liga Bwin.
Um Benfica endiabrado, intenso e com requinte, que não precisou de muito tempo para voltar a marcar. Aos 8' Rafa foi derrubado à entrada da área. Grimaldo aproveitou o livre para, ao minuto 10, ampliar a vantagem para 2-0, em mais um belo golo na partida. Segundo golo do espanhol nesta temporada, o sexto ao serviço do Benfica de bola parada. O lateral seria considerado o "Homem do Jogo", no final.
Os encarnados controlavam o encontro, sem permitir grandes veleidades ao conjunto treinado por Vítor Campelos, e acumularam oportunidades.
Primeiro Rafa aos 21' e depois Gonçalo Ramos aos 29' (após uma grande jogada de entendimento entre Rafa e Neres) tiveram a oportunidade de fazer o 3-0 no Estádio da Luz.




Só à passagem da meia hora o Chaves chegou pela primeira vez à baliza defendida por Odysseas. Aos 33' João Mendes testou a atenção do camisola 99 do Benfica. O grego brilhou logo a seguir ao parar, no um para um, Héctor Hernández, que apareceu isolado na frente do guardião benfiquista.
Os flavienses não conseguiram reduzir a desvantagem, os encarnados não perdoaram. Decorridos 37 minutos, Neres lançou Aursnes na direita e este cruzou para Gonçalo Ramos fazer o 3-0. O avançado benfiquista, na raça, fez mais um para o Benfica na partida, e o sétimo na sua conta pessoal na Liga portuguesa. O camisola 88 lidera a lista dos melhores marcadores do Campeonato.
A partida não foi para o intervalo sem que antes o Benfica voltasse a criar perigo. Aos 40' Grimaldo e João Mário, de régua e esquadro, trocaram a bola entre si, mas o remate do internacional português saiu por cima da baliza defendida por Paulo Vítor.
Ao intervalo 3-0 para o Benfica, que marcava pela sexta vez nesta temporada três golos na primeira parte. Sem mexidas para o segundo tempo os encarnados foram de imediato à procura do 4-0. João Mário aos 46' quase marcou, valeu o desvio de um defesa flaviense para canto. Pouco depois gritou-se golo na Luz, após um grande remate de fora da área de Enzo, mas o árbitro Luís Godinho, por indicação do VAR, sancionou posição irregular de Aursnes (por 18 centímetros).
Roger Schmidt mexeu na equipa pela primeira vez aos 63', retirando Bah e João Mário e colocando em campo Gilberto e Florentino. Do outro lado, Vítor Campelos, que já havia lançado Euller e Juninho (nos lugares de Abass e Héctor Hernández), voltou a modificar, trocando Jonny Arriba por Luther Sing.
Com o jogo controlado, os encarnados baixaram o ritmo e, aos 72', o treinador do Benfica interveio, agora para tirar Gonçalo Ramos e Neres, lançando para jogo Musa e Diogo Gonçalves. Respondeu o treinador flaviense, também com dupla alteração. Edu e Benny entraram aos 76' para os lugares de Guima e João Mendes.
O Chaves timidamente tentou aproximar-se da baliza do Benfica e aos 77' chegou mesmo a rematar com perigo, mas a finalização de Juninho rolou na malha lateral.
O Benfica respondeu de bola parada. Pontapé de canto de Enzo aos 78' e Otamendi (jogo 100 com a camisola do Benfica) cabeceou para defesa apertada do guarda-redes do Chaves.
No minuto seguinte foi Diogo Gonçalves, em lance individual, que rematou com algum perigo para defesa de Paulo Vítor.
Tanto porfiou o Benfica que voltou a marcar. Decorridos 81 minutos, Enzo, em mais uma grande jogada de envolvimento encarnado, assistiu Musa para o 4-0 no Estádio da Luz. Terceiro golo do avançado com a camisola do Glorioso, segundo na Liga nesta temporada.



Com o jogo praticamente fechado, Roger Schmidt tirou Aursnes de campo aos 89' e colocou Chiquinho. A partida não terminaria sem haver novas oportunidades de golo, duas para Rafa. Aos 90'+1' o camisola 27, na cara de Paulo Vítor, atirou para grande defesa do guarda-redes flaviense; no minuto seguinte, aos 90'+ 3' não desperdiçou a oportunidade criada por um remate de Gilberto à barra e, de cabeça, fechou a contagem em 5-0. Dez golos de Rafa nesta temporada e o terceiro jogo consecutivo a marcar!
Para o coletivo são 21 jogos sem perder na temporada, igualando o registo do Benfica treinado por Sven-Göran Eriksson em 1982/83, e a liderança na Liga Bwin à 11.ª jornada com 31 pontos. Os encarnados voltam ao relvado na próxima quarta-feira, em Israel, onde vão defrontar o Maccabi Haifa, em jogo da 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

2 comentários:

  1. Só não entendo a insistência em Chiquinho...

    ResponderEliminar
  2. Após um jogo extraordinário, em que até o treinador mexeu cedo e bem, o Rama cogita o porquê da insistência em Chiquinho. Para o Rama, há sempre algo a criticar... Enfim...

    ResponderEliminar