sexta-feira, 10 de maio de 2024

INCÓGNITAS

 


Sim ou não em 2024-25?

VÁRIAS QUESTÕES QUE PRECISAM
SER RESPONDIDAS PRIMEIRO
1. ERROS NA CONSTRUÇÃO DO PLANTEL
O Benfica falhou muitas contratações, tantas que o difícil é encontrar uma que tenha dado bom resultado já esta época (Di María é um caso à parte). A estrutura e/ou o scounting enganaram-se nas avaliações? O treinador validou jogadores que não serviam o seu modelo de jogo? Como foi possível investirem-se tantos milhões acima do 'valor facial' dos jogadores?
2. MUDOU O MODELO DE JOGO
Schmidt fez toda a sua a carreira e assentou todo o seu sucesso num modelo de jogo muito intenso, de pressão alta e reação rápida à perda da bola, assim se tornando uma referência do famoso 'gegenpressing'. Vimos tudo isto na época passada, não vimos nada disto nesta. Mudou o sistema porquê? Não tinha os jogadores adequados? Não vemos nós grandes craques por essa Europa fora sujeitarem-se aos exigentes sistemas de jogo dos seus treinadores? Não será esta uma falsa questão? Porque mudou então?
3. DEFICIENTE GESTÃO DO PLANTEL
Não tinha Schmidt como compensar as saídas e os falhanços das contratações com recurso a outros jogadores do plantel ou à equipa B? Porque tomou tantas decisões incompreensíveis ao longo da época? Porque recorreu a tantas adaptações? Porque foram dispensados jogadores que fizeram depois falta?
4. MAL NAS CONFERÊNCIAS IMPRENSA
Sabe-se que é muito mais fácil falar em cima de sucessos do que de insucessos, mas os tiros nos pés que Schmidt foi dando ao longo da época revelaram falhas graves na comunicação. Não foi bem aconselhado por quem tem que o fazer junto de si? É teimoso e não leva em conta os conselhos e dicas que lhe dão?
5. ÚNICA VOZ NOS PROTESTOS
Schmidt esteve sempre sozinho na denúncia dos erros e decisões que nos foram penalizando. Pode o treinador - que ainda por cima não fala a nossa língua - ser a cara única da nossa contestação?
6. DEIXADO À SUA SORTE
Schmidt foi alvo, cedo na época, de uma campanha por parte da CMTV, CNN, etc. Porque foi o treinador deixado continuadamente à sua sorte? Sabendo-se que ia sendo cada vez mais contestado, porque não saiu ninguém publicamente em sua defesa, deixando a contestação e a divisão entre adeptos correr à solta na praça pública com os resultados que se conhecem?
7. SER CAMPEÃO ERA MISSÃO DIFÍCIL
Se o Sporting ganhar os dois jogos que tem pela frente - e são de ganhar -, atingirá 90 pontos, isto é, conseguirá um aproveitamento pontual de 88%. Desde 1991 (Eriksson), há mais de 30 anos, portanto, que o Benfica não consegue atingir uma percentagem dessa ordem de grandeza. Ganhar esta liga era tarefa muito mais difícil do que muitos quiseram dar a entender como forma de atacar Schmidt.
8 TEM CONDIÇÕES PARA CONTINUAR?
Será um risco enorme o Benfica iniciar a época com um treinador tão contestado por parte tão significativa dos benfiquistas. Que margem de manobra terá? Serão as pessoas que cometeram os erros capazes de os corrigir? Está a estrutura/comunicação do clube disposta a defender o treinador logo às primeiras contrariedades? Será Schmidt capaz de voltar a ser o treinador que nos encheu as medidas em pelo menos dois terços da época 2022-23? Infelizmente, tenho as maiores dúvidas de que possamos dar respostas positivas a estas questões.

Sem comentários:

Enviar um comentário