domingo, 13 de outubro de 2024

BENFICA VENCE A ELITE CUP FEMININA!



 As encarnadas bateram a Sanjoanense, por 5-3, no jogo da final, conquistando o terceiro troféu consecutivo da prova.

A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica conquistou o terceiro troféu consecutivo da Elite Cup, após vencer a Sanjoanense, por 5-3, neste domingo, 13 de outubro, no jogo da final. A partida teve lugar no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Três troféus conquistados no mesmo número de edições da Elite Cup Feminina realizadas! É este o registo da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica na prova, depois de ter batido a Sanjoanense na final da presente temporada.
Ultrapassada a Escola Livre de Azeméis, com um triunfo, por 9-1, em jogo das meias-finais, as comandadas por Paulo Almeida entraram na quadra determinadas em avolumar o seu palmarés, mas não tiveram uma tarefa fácil pela frente.
Para a partida com a Sanjoanense, o técnico encarnado escalou um cinco inicial composto por Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Maria Sofia Silva e Raquel Santos.
O jogo em si teve um início equilibrado, com oportunidades para as duas equipas, e com boas exibições de Maria Vieira e Daniela Pereira nas respetivas balizas. Aos 2' a guardiã encarnada negou o golo a Daniela Silva, e aos 8' foi a guarda-redes da formação de São João da Madeira a travar o intento de Maria Sofia Silva.
No minuto 14, Rita Batista foi admoestada com cartão azul por falta sobre Bárbara Marques e, na execução do respetivo livre direto, Maria Vieira afastou, após remate, o esférico conduzido por Joana Teixeira.
Perante uma Sanjoanense a sair para o ataque, a dar resposta e a fechar a defesa, o Benfica apresentava dificuldades em encontrar espaços para rematar. A insistência encarnada deu frutos aos 19', quando Maria Sofia Silva, ela que completaria um hat-trick, desfez o nulo do marcador (1-0).
As águias beneficiaram de um livre direto aos 21', após falta de Joana Rodrigues, sancionada com cartão azul, sobre Beatriz Figueiredo. Maria Sofia Silva assumiu as despesas e executou o livre direto, atirando para fora. Aimée Blackman ainda recuperou a bola, mas Daniela Pereira impediu o golo.
Assim, o Benfica saiu para o intervalo a vencer, por 1-0.
Logo a abrir a segunda metade do encontro, aos 26', Maria Sofia Silva, assistida por Raquel Santos, tocou o esférico para o 2-0 das águias. Cinco minutos volvidos (31'), Marlene Sousa foi admoestada com cartão azul, devido a uma falta sobre Bárbara Marques, que, no frente a frente com Maria Veira, não converteu o livre direto.
Foi, então, que o jogo sofreu uma reviravolta. Com golos de Catarina Costa e Joana Rodrigues, aos 33' e aos 35', respetivamente, a Sanjoanense estabeleceu o 2-2 no marcador. Aos 37', Catarina Costa rubricou o 2-3, na recarga de um livre direto consequente da 10.ª falta cometida pelo Benfica.
Em desvantagem, as hendecacampeãs nacionais não baixaram os braços, e foram atrás do triunfo! Raquel Santos (41' e 43') e Aimée Blackman (43') protagonizaram boas oportunidades, mas, segura na baliza, Daniela Pereira afastou. No minuto 44, porém, Maria Sofia Silva bateu a guarda-redes, empatando a partida (3-3).
A cinco minutos do final (45'), Catarina Viola defendeu o livre direto executado por Marlene Sousa, após falta de Joana Rodrigues sobre Raquel Santos. Ainda havia tempo, e as encarnadas continuaram a carregar!
Soltando-se das adversárias, Aimée Blackman rematou forte para o 4-3 que, aos 48', deixava o Benfica com uma mão no troféu. Jogando com o tempo, as comandadas por Paulo Almeida controlaram as incidências do jogo e, no último segundo da final, Marlene Sousa estabeleceu o 5-3 da vitória do Glorioso!
Individualmente, Maria Sofia Silva, com um total de sete golos rubricados, foi distinguida com o prémio de melhor marcadora da Elite Cup Feminina. Marlene Sousa foi considerada a melhor jogadora da prova.
Conquistada a 3.ª Elite Cup do seu palmarés, o Benfica vira as atenções para a Supertaça, na qual enfrenta a APAC Tojal em jogo agendado para as 15h00 de domingo, 20 de outubro. O Pavilhão Multiusos de Odivelas é o palco do encontro.
DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Quando o Benfica entra em qualquer competição, é sempre para ganhar. Nós não fugimos à regra. Foi um grande jogo de hóquei, a Sanjoanense também tem uma grande equipa. Parabéns à Sanjoanense, deu muito trabalho à equipa do Benfica. Durante os 50 minutos, o Benfica foi a equipa que teve o caudal ofensivo. Quando a Sanjoanense faz o 2-1, o 2-2 e o 2-3, disse para manterem a calma. No hóquei, num minuto, tudo pode mudar. Fazemos o 3-3, o 4-3 quando faltavam três minutos e meio para acabar, e o quinto golo [5-3] aparece porque a Sanjoanense arriscou tudo com cinco jogadoras dentro de pista, sem guarda-redes. Parabéns, também, às minhas jogadoras. Elas não se cansam de ganhar, esse é o nosso lema dentro deste clube. Pelo respeito que temos por este clube, pela grandeza deste clube, temos sempre de ganhar."
Marlene Sousa (avançada e capitã do Benfica): "Representa entrar com o pé direito nesta época desportiva. Agradecer aos nossos adeptos, que estiveram cá em força. Foi um grande jogo de hóquei em patins, com a equipa do Benfica a ganhar, a equipa da Sanjoanense a ganhar e, depois, um Benfica que soube reagir ao facto de estar a perder, com poucos minutos para acabar o jogo. Acreditar, sempre. Era importante não perder a calma, trocar a bola, não querer ir à baliza nos primeiros segundos, porque as coisas iam acabar por surgir, e assim foi. Conseguimos marcar, igualar, passar para a frente e, depois, era só gerir o jogo até final. Esta equipa vive de mística e deixamos tudo em campo pelas vitórias. Queríamos muito revalidar este título e conseguimos."




Maria Sofia Silva (avançada do Benfica): "Sinto-me muito feliz por ajudar a equipa a conquistar mais um troféu, o primeiro oficial da época. Era o nosso objetivo. Os golos são sempre um processo coletivo, da equipa. Fico contente por ajudar, mas acabam por ser de toda a equipa. A Sanjoanense tem uma grande equipa. Conseguimos manter a calma e virar o resultado. Mantivemos o discernimento e quando foi preciso marcar, estivemos lá."
Aimée Blackman (defesa do Benfica): "Sabíamos que ia ser uma partida complicada. No início custou-nos, no final ganhámos o jogo, mas foi difícil. Temos de confiar no processo. Estou muito contente por termos conquistado esta primeira prova. Dá-nos uma força para o resto da temporada. Pessoalmente, muita alegria por estar no Benfica e de seguir a lutar por todos os troféus. Estou feliz por estar aqui, pela oportunidade e pela confiança."
Maria Vieira (guarda-redes do Benfica): "Acima de tudo, representa o Campeonato português que temos para este ano. As cartas estão lançadas e estão em cima da mesa. Nós sabíamos que esta equipa da Sanjoanense, neste ano, promete. Um grande jogo delas, uma equipa muito forte fisicamente, e nós com dificuldade em chagar à baliza delas e em fazer golo. Fizemos tudo bem, fizemos tudo mal e, depois, voltamos a conseguir fazer tudo bem. Um grande jogo de hóquei em patins feminino português. Fico muito contente. Esta conquista da Elite Cup dá-nos mais confiança."

Sem comentários:

Enviar um comentário