quinta-feira, 4 de julho de 2013

CAVANI O ANJO DOS GOLOS


ESCREVEM OS LEITORES

Autor: RUI CASTRO/23 ANOS/ESCRITOR

 
Edinson Cavani, o anjo dos golos.

Nasceu em Salto, 14 de Fevereiro de 1987,

Um matador. Duas palavras definem um jogador que trás consigo um número elevado de golos. Começou no Danúbio, clube grande do Uruguai, que já deu a luz vários craques.

No Danúbio, 25 jogos, marcou 9 golos, despertando o interesse do Palermo de Itália. Em 2006 aterrou na Sicília, mergulhado em sonhos e com a ambição de explodir em golos no país transalpino. Em 4 anos de Parlemo marcou 34 golos em 109 jogos, começando a carimbar um nome que anos mais tarde seria motivo de furor e cobiça por todos os grandes clubes da Europa.

O seu jeito poderoso, fisicamente enérgico, o facto de jogar bem de cabeça, com os 2 pés, a qualidade de bater bolas paradas e até de defender e pressionar os defesas na saída de bola, fizeram deste avançado sul-americano um alvo prioritário do Nápoles de Aurélio de Laurentiis!

Em 2010, “Edi” Cavani transfere-se para a equipa Napolitana, onde teve a sua ascensão meteórica, marcou já 78 golos em 104 jogos, colocando o Nápoles no 2º lugar do campeonato e a brilhar na Liga dos Campeões! Desde o tempo de Maradona e Careca que o conjunto agora orientado por Walter Mazarri, não subia a um patamar tão elevado na prole do futebol italiano.

Na seleção do Uruguai, Cavani forma um tridente atacante mortífero com Diego Fórlan e Luís Suárez, mas o “El Matador” dá nas vistas devido ao seu visual excêntrico e o seu futebol poderoso e mordaz para qualquer defesa. Ganhando a Copa América em 2011.

Na minha opinião é um dos melhores ponta-de-lanças do mundo! Está seguramente no top 3 nesta posição, juntamente com Falcao e Ibrahimovic, mas Cavani tem algo de especial, uma imagem única e um jogador que merece saltar para a elite do futebol europeu, para que seja reconhecido como um verdadeiro às na arte de atacar, um assassino clínico que se move somente por um motivo: o golo!

Real Madrid? Manchester City? Chelsea? Qual o destino de Edinson Cavani? Continuará a marcar golos em doses industriais e a fazendo prosseguir a lenda deste “Anjo dos Golos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário