sábado, 31 de janeiro de 2015

UM DIAMANTE POR LAPIDAR



Se em 2007, era tempo de conhecer o paraguaio Óscar René Cardozo Marín, em 2015 é tempo de conhecer Jonathan Javier Rodríguez Portillo, o novo reforço do Sport Lisboa e Benfica.

Em nada se podem comparar, um é paraguaio, o outro é uruguaio. Também os moldes dos negócios que os envolvem em nada se comparam. O mesmo se pode dizer dos seus atributos físicos e técnicos. Se em Cardozo, temos um jogador lento e pesado mas que ainda assim tira proveito da sua importante presença de área e de um é esquerdo extremamente forte no remate que se traduz em muitos golos, em Jonathan temos também essa procura incessante pelo golo, mas com uma grande velocidade, uma enorme capacidade de explosão e uma boa capacidade de remate com os dois pés.

É certo que ainda só tem vinte e um anos, e que acaba de chegar ao velho continente, mas que ao serviço do Peñarol, clube que no Uruguai mais vezes foi campeão, contabilizou um total de 22 golos em 50 jogos disputados. Extremamente forte no um-para-um, e dotado de uma grande velocidade é hoje apontado como umas das novas esperanças do futebol uruguaio. Não sendo portanto de estranhar que já por mais que uma vez, Luis Suarez, avançado do Barcelona tenha vindo a público elogiar o jovem compatriota de seleção, afirmando mesmo que com a idade de Jonathan, Suarez não tinha nem a velocidade, nem a capacidade de remate com os dois pés que Rodríguez apresenta.

Com a saída de Cardozo e Rodrigo, o plantel do Sport Lisboa e Benfica carece de avançados que tenham a capacidade de encaixar no onze e modelo de jogo de Jorge Jesus, e se Jónas mostra essa capacidade, já o mesmo não se pode dizer de Lima e Derley. Daí que Jonathan Rodríguez se possa vir a afirmar como peça chave do onze benfiquista.

Nomes importantes da última década futebolística como: Luis Suárez, Edinson Cavani, Abel Hernández, Diego Forlán, Álvaro Recoba, ou Marcelo Zalayeta são importantes figuras do futebol uruguaio, todos eles mantém uma coisa em comum, o facto de continuarem a fazer golos nos campeonatos em que jogam. E é certamente nessa lista de nomes históricos que Jonathan Rodríguez ambiciona entrar.

Sendo esta uma nova etapa na vida profissional do jovem avançado, que virá assim aprender com Maxi Pereira, jogador que conhece da seleção uruguaia. Jonathan que contabiliza um golo pela seleção do seu país, terá que se adaptar à maior velocidade do futebol português e aos métodos táticos de Jorge Jesus para que o consiga convencer do seu talento, e para que o treinador veja nele, um substituto à altura de Óscar Cardozo, que se estabeleceu nos últimos sete anos como o melhor marcador estrangeiro na história do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário