sexta-feira, 22 de maio de 2015

AS VITÓRIAS DO PIPINHO


Camisola autografada pelos bicampeões deixa feliz a família de Pipinho* Menino de 9 anos não sabe o que é o futebol mas conta com ele para melhorar de vida

A conquista do bicampeonato pelo Benfica deixou felizes os milhões de adeptos encarnados, a estrutura e toda a equipa de Jorge Jesus. Mas o mediatismo do feito estende-se muito além da Luz e do fervor clubístico.
Mara Ferreira, 32 anos, é mãe de Filipe. Pipinho, 9 anos, é portador do síndrome de Norrie, doença raríssima. 

Não vê, não anda, não fala. Nunca irá ter visão.

A mãe deixou de trabalhar para se dedicar a Filipe e também a Daniela, sua irmã, de 14 anos. O pai, Nélson, é operário fabril numa fábrica de calçado. A vida custa a todos, muito mais à família Ferreira que todos os meses precisa de dois mil euros para a fisioterapia intensiva e terapia da fala de Filipe. Toda a ajuda é bem-vinda e nunca suficiente.

Eusébio Oliveira, colaborador da Rádio Vizela, 50 anos, ficou sensibilizado com a história de Filipe e começou a pedir aos clubes de futebol camisolas autografadas cuja venda/leilão revertesse diretamente para a conta de Pipinho. Sc Braga, V. Guimarães, Penafiel, Gil Vicente e Moreirense acederam ao pedido, tal como FC Porto, Sporting (cujo leilão será por altura da Taça de Portugal) e Benfica. «Estava à espera de ver quem era campeão, se os azuis ou os encarnados, para colocar a camisola a leilão, através do site www.esolidar.com. Lógico que a do Benfica bicampeão está a conseguir ser licitada por mais dinheiro, que segue direto para a conta do menino», vinca, contando como chegou às assinaturas de Luisão e companhia (até ao dia de ontem a licitação estava perto dos 1500 euros, o que já paga quase um mês de cuidados do Filipe).

«Quando o Benfica veio jogar a Moreira de Cónegos perguntei aos dirigentes do Benfica como faria para conseguir a camisola com este fim. Disseram-me que teria de ser através da Fundação Benfica. Contactei-os e eles enviaram a camisola autografa para a casa do Filipe», diz Eusébio Oliveira «contente por ajudar»:

«O futebol pode ter papel tão ativo na sociedade...», alerta o radialista.

Mara, mãe de Filipe, tem noção que os jogadores do Benfica não conhecem a situação de Pipinho.

«É normal. Devem autografar centenas de camisolas. Mas deixe-me felicitá-los pelo bicampeonato. Sabem, o meu campeão é o Filipe. Vocês estão eufóricos com a vossa conquista. A minha é diária e o meu campeonato não tem fim. Vocês colecionam vitórias e eu também, cada vez que noto ligeira evolução no meu filho. Sabem, o Filipe nunca me chamou de mãe. Nunca me deu a mão. Sonho com o dia em que vai conseguir manter-se de pé sozinho. Mas todos os dias aprendo com ele tal como vocês também aprenderiam se o conhecessem. Vocês também são pais e acredito que me compreendem quando vos agradeço de coração pelas vossas assinaturas, ainda que não saibam quem é o Filipe.»

Conta solidária para ajudar Pipinho: 

NIB: 003501240001656900080 (Caixa Geral de Depósitos).

IBAN: PT50003501240001656900080

BIC: CGDIPTPL

Sem comentários:

Enviar um comentário