sexta-feira, 12 de maio de 2017

RUMO AO TETRA (OU... OS VENCIDOS DA VIDA... CONTRA O BENFICA)


Este ano a confirmar-se a nossa vitória, qual vai ser a tese? Essa que já por aí anda, de que ninguém merece ganhar este campeonato
Se tudo correr normalmente - e as técnicas das polícias secretas, de que alguns têm tantas saudades, não tornarem o previsível impossível - então, diria (com alguma segurança), que o Benfica tem muitas hipóteses, muitas, mesmo, de conquistar o seu 36.º campeonato nacional e o 1.º tetra da sua riquíssima história  no futebol português! Eu sei que ainda não ganhamos nada e desse mesmo estado de espírito (que não santo) dei conta, na segunda feira passada, na SIC, repetindo que «...o título ainda não estava decidido»!!!
Não estava, ainda não está,... mas pode vir a estar! Ou - melhor - espero... mesmo... que sábado esteja. Apesar do respeito que a todos nos merece o Vitória, a realidade (do ponto de vista de um benfiquista) não poderia ser tão madrasta que nos levasse a, nos seis pontos em disputa perder... 5 , num claro exercício de pôr a lei das probabilidades de pernas para o ar...
Para isso, já bastou 2012/2013, com o Estoril... E, pela mesma lei das probabilidades, um novo caso desses ainda demorará muito tempo a repetir-se. E - já agora, se não for pedir muito - com quem na altura for à frente, para que sejamos nós, Benfica, os campeões!
1.Rumo ao tetra - dois campeonatos (33 e 34) ganhos à rasca... apesar de termos o mestre da tática.
Pois este rumo ao tetra (que começou por ser ao 34, depois ao 35 e, agora,... ao 36), lembrar-se-ão bem, começou, até, muito mal. Com uma derrota na Madeira, numa deslocação muito difícil. Difícil como sempre é uma deslocação à Madeira (se o Benfica conseguir o tetra, terá perdido 2 vezes em 4 jogos nos Barreiros). Difícil para o Benfica, claro, porque para outros, que precisavam de lá ganhar para alimentar o sonho de impedir o nosso tetra, era um jogo fácil (mas isso são contas de outro rosário... que não de Fátima). Pois nesse tempo - apesar desse péssimo começo, na senda do que havia acontecido na época anterior, em que tínhamos perdido trés finais, nas Antas, em Amsterdão e no Jamor -  - já a culpa era do Benfica. Quis a história e a incompetência de outros que o atraso que normalmente dávamos fosse recuperado, para acabar com o 2.º título de alguém em 5 anos de Benfica! Seguiu-se o 34, o do bicampeonato, com uma saída do melhor treinador do mundo (3 títulos de campeão em 6 anos) a cheirar a vingança, logo endeusada por quem, odiando o Benfica, via nessa saída o fim de um ciclo. Mas se até aí havia a inveja ao Benfica, essa ideia de vingança cedia, por vezes, à bajulação incompreensível perante alguém que tem a maior máquina de propaganda que há memória no futebol português, sem que ao produto anunciado corresponda, em absoluto ou com alguma razoabilidade, o que sai, em cada jogo, do pacote que vimos em exposição para venda!
2. Rumo ao tetra - um campeonato ganho (35)... apesar de serem os outros que jogaram melhor
Com  a saída desse produto futebolístico sobre avaliadíssimo para o Sporting, estavam reunidas as condições para serem confirmadas as duas teses jornalísticas mais desejadas das últimas décadas do futebol escrito luso! Que o Benfica, sem Jesus (1.ª tese), voltava aos caminhos do sofrimento futebolístico, porque o mestre da tática - 2.ª tese - iria arrazar (e arrazar-nos) no seu novo clube!
Sabemos como começou esse campeonato. E lembramo-nos bem como essa diferença pontual inicial trouxe para a discussão pública a ideia - veiculada por tanto avençado - de que ele era o special one... numa versão para consumo interno! A arrogância, a sobranceria, o desprezo acabaram como mereciam... ou seja... em 2.º lugar!
Restou esse argumento - com prémios entregues e tudo, numa das cenas mais patéticas do jornalismo desportivo português - de ter sido dos outros o melhor futebol praticado nesse campeonato (como se a história registasse a parte estética e não a eficiência pontual).
3. E este ano (a confirmar-se), o 36... apesar de ninguém o merecer ganhar
Pois este ano - presumindo que as probabilidades não nos fazem nenhuma surpresa, e com a convicção de que nenhum jogo está ganho antes de acabar - a confirmar-se a nossa vitória, qual vai ser a tese para a desmerecerem? Aquela que por aí já vai aparecendo, embora timidamente, oara não assustar os que se irão atravessar por ela. A de que - na verdade... rebéubéu, pardais ao ninho - ninguém o merece ganhar! Sem mais!!!
Se já não há espaço para elogiar o mestre da tática e se a vergonha e o mínimo de decência que por lá ainda vai havendo os impede de dizer que foram outros quem praticou o melhor futebol, então nada melhor que recorrer ao método dos concursos literários quando os júris consideram não haver nenhuma obra merecedora da atribuição do 1.º prémio. Esquecem-se que não ganha quem eles querem, nem podem levar a taça para casa sem a entregarem, se não ganhar o clube deles. E como também não podem dar o 1.º lugar a quem fica em 2.º, por ser, em si, uma contradição nos próprios termos, vai de inventar que... ninguém merece ser campeão!
O Sporting porque, depois da expectativa do ano passado, os fez engolir uma data de sapos vivos. O Porto porque, pese embora a tentativa de o levar ao colo, teimava em cair, de cada vez que estava a chegar onde os tais arautos da imparcialidade queriam. E nós, ... porque não gostam de nós (o que não sendo uma razão mais do que suficiente para eles)!
4. Em conclusão...
Ora, feitas as contas, e para alguma dessa malta (que não a do Benfica), foi Jesus que ganhou 2 dos últimos 4 campeonatos,... noutro foi do Sporting o melhor futebol e no que ainda está a decorrer não devia haver vencedores porque... ninguém o merece ganhar. Ainda assim, os Aliados continuam apenas com adeptos do Benfica a festejar, a CMP vazia sem ninguém para receber, a CML a fazer as honras ao campeão e o Marquês todo vermelho!
Rumo ao 36.
E se, para o ano, quiserem chamar-lhe outra vez Liga Salazar e eu a festejar o 37 (e o penta... como lhes doeria, mesmo)... que lhe chamem isso ou outra coisa qualquer...  desde que seja nosso!
Mas para já, e porque (não sendo loucos da cabeça) sabemos que nada ainda está ganho,...
BENFICA, BENFICA,... DÁ-ME O 36!!!

Rui Gomes da Silva, in a bola

1 comentário:

  1. Para não variar, mais um texto que parece saído de dois pés esquerdos e escrito por um analfabeto que foi vp do meu clube e que escreve mal como poucos, mas vá-se lá saber porquê não me publicam os comentários. Não é necessário que a mensagem escrita passe? Acham que passa melhor se fizermos de conta que estes textos de RGdaS precisavam de uma barrela de alto a baixo?

    ResponderEliminar