quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PORMENORES


"Há vários aspectos que marcam o rumo e definição de um jogo de futebol, surgindo à cabeça a qualidade dos jogadores e a organização colectiva e estratégia traçada pelo treinador, mas quando a bola começa a rolar, por mais apurado que tenha sido o trabalho até aí, do ponto de vista táctico e emocional, a história de cada encontro ganha vida própria, não há qualquer controlo remoto capaz de dominar e concentração e inspiração (ou falta dela) de cada protagonista naquele dia, naqueles 90 minutos, o que se reflecte na eficácia das acções defensivas e ofensivas (tendo como consequência directa golos sofridos ou golos marcados). Há, depois, uma série de questões mais voláteis: um ressalto, uma lesão, um erro individual, um equivoco de arbitragem. Fazem parte do jogo e, normalmente, os benefícios vão-se dividindo. A estrelinha hoje pode ser o galo de amanhã ou vice-versa. Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Mas há ainda, outro tipo de detalhes. Vou dar-vos um exemplo.
Na segunda-feira, a República da Irlanda conseguiu uma vitória decisiva em casa do País de Gales, que lhe permitiu, por troca com os galeses, precisamente, ficar no segundo lugar do grupo D, atrás da Sérvia, e assim garantir presença no play-off de acesso ao Mundial. Para a história do jogo ficará o golo solitário de James McClean, jogador do WBA, aos 57 minutos, e daqui a 1, 5, 10, 15 ou 20 anos ninguém vai lembrar-se, provavelmente, do pormenor: a forma como Jeff Hendrick,médio de 25 anos do Burnley, numa jogada que foi tudo menos um hino à elegância, pressionou o defesa Ashley Williams, reagiu rápido ao ressalto, evitou que a bola saísse e acreditou mais que todos os outros que aquele esforço poderia dar em algo, fazendo a assistência para o golo.
Ontem, ao assistir ao Portugal-Suíça, lembrei-me muito de Jeff Hendrick, de como nos estava a faltar um detalhe assim, daqueles que não estão nos livros, para desbloquear o jogo. E não é que ele apareceu? Obrigado, Djourou!"

Gonçalo Guimarães, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário