sábado, 15 de dezembro de 2018

RAFA FAZ MUITO FALTA


"Para sonhar com ambiciosa participação na Liga Europa, Benfica tem de jogar muito mais e muito melhor

A viagem europeia mudou de carris. Segunda-feira, sorteio de Nyon é o entroncamento da nossa ambição europeia. Saímos da Liga dos Campeões, onde havíamos entrado em Agosto (com mais €50 milhões), e mudámos a rota para Baku, assegurando no livre de Grimaldo o estatuto de cabeça de série. No futebol moderno é assim - uma prova que se chama Liga Europa tem a sua final numa cidade fora da Europa. Tudo faz sentido na moderna lógica de nada ter sentido. Para o Benfica sonhar com uma ambiciosa participação nesta prova, teria de jogar muito mais e muito melhor. Chelsea, Arsenal, Inter e Nápoles são apenas o aperitivo de imensos candidatos a uma prova recheada de ex-campeões europeus. Foi, no entanto, positiva a vitória frente ao modesto AEK, pois não interrompe uma série de triunfos que têm vindo a manter o essencial de competitividade na conquista dos títulos que se ambicionam. O AEK jogou com excesso de agressividade (sempre punida), mas comparados com a de Setúbal até parecia veludo.
Na Madeira, no próximo domingo, vamos ter um jogo bem mais difícil do que na passada quarta-feira, o aguerrido Marítimo de Petit é tão ou mais forte que o AEK e ocupa um lugar enganador na classificação. Viu-se no último jogo dos insulares, em Santa Maria da Feira - tiveram alma até aos 95 minutos e disputaram cada bola como se fosse a última.
Do jogo da passada quarta-feira fica a preocupante lesão de Rafa. Mesmo quando o Benfica não joga no seu melhor as acelerações de Rafa são constantes desequilíbrios nas defesas contrárias. Rafa faz muita falta ao Benfica neste momento e este é um momento onde no Benfica se sentem muito as faltas. O Benfica, longe de deslumbrar em Setúbal, fez o suficiente para obter uma vitória tranquila. Foi um jogo no qual só Carlos Xistra e as duas decisões foram os verdadeiros adversários e reais perigos. No fim do jogo fomos beneficiados com os já repetidos monossílabos e onomatopeias do Sr. Vidigal em jeito de dízimo aos seus senhores. Temos que anotar, não esquecer e prosseguir porque largos dias têm 100 anos.
Quarta-feira há Taça em Montalegre. Ainda bem que é em Montalegre, é bom para a prova e é bom para o futebol, porque ainda há muito coisa boa no futebol. Faltam quatro jogos para disputar a final do Jamor."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário