quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

RESULTADO MELHOR QUE A EXIBIÇÃO


O Benfica despediu-se com um triunfo da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao AEK (1-0). O único golo da partida foi marcado por Grimaldo na marcação de um livre.
Era um jogo a feijões, com tudo definido no grupo E. O Benfica com destino garantido para a Liga Europa e com o AEK à procura da primeiro ponto na fase de grupos.
Existiam assim poucos condimentos para a partida na Luz, a não ser os milhões que os encarnados poderiam embolsar com o triunfo.
Em relação ao embate com o Vitória de Setúbal, o Benfica apresentou-se sem Zivkovic, Fejsa e Jonas. Entram para os seus lugares João Félix, Alfa Semedo e Seferovic.
'A gasóleo' - como se costuma a dizer. Foi assim que foi a primeira parte na Luz. Contam-se por dois dedos de uma mão os lances que pairaram sobre as duas balizas. O primeiro aviso até foi animador, com um remate de Jardel ao lado (5´), mas acabou por ser apenas um fogacho de uma primeira parte de dar sono a qualquer um.
Os encarnados apresentaram-se demasiados lentos na primeira fase de construção, com muita posse mas sem qualquer efetividade. Grimaldo tentou dar um ar da sua graça na marcação de um livre, mas a bola passou ao lado da baliza.
O único lance de perigo, digno desse nome, teve lugar ao minuto 44, naquela que se pode dizer que foi a primeira oportunidade da partida. Depois de um alívio deficiente de um jogador grego, Seferovic rematou ao lado. Antes do final da primeira parte, Rafa saiu por lesão para dar lugar a Zivkovic.
Chegou então ao final uma primeira parte monótona e para esquecer da equipa encarnada. Esperava-se um puxão de orelhas ao intervalo de Rui Vitória, mas o Benfica iniciou o segundo tempo da mesma forma, devagar, devagarinho.
Ao minuto 56´, Gedson deu o primeiro sinal, numa tentativa de chapéu que saiu demasiado alto. Mas a equipa encarnada continuava a demonstrar dificuldades em se libertar da teia defensiva do AEK. A lentidão do meio campo encarnado acabou por culminar na saída de Pizzi, um homem em noite não, na Luz.
Foi a partir da última meia hora, que o jogo abriu e que apareceram as oportunidades. Foi mesmo o AEK, o primeiro, a estar próximo do golo. Ikonomou foi ao primeiro andar e quase desviou certeiro para o fundo da baliza.
De realçar uma grande penalidade perdoada ao AEK por falta de um jogador grego sobre Rúben Dias na sequência de um pontapé de canto, agarrão de camisola.
O Benfica respondeu por Seferovic ao minuto 68´, com um remate que fez abanar o travessão num cabeceamento, depois de um cruzamento de Zivkovic.
Dois minutos depois, o Benfica voltou a estar próximo do golo. Grimaldo conseguiu fugir a um defesa dos gregos, a bola acabou por sobrar para Gedson que não definiu da melhor maneira e Grimaldo acabou por atirar à figura de Barkas. Pouco depois foi Gedson, que tabelou bem com Seferovic e atirou à baliza do guardião grego.
Sem conseguir definir nos lances corridos, acabou por ser numa bola parada que o Benfica conseguiu desbloquear o marcador. Foi num livre à entrada da área marcado de forma sublime por Grimaldo.
Foi o mote para a última ofensiva encarnada, que ainda esteve perto do golo, num petardo de Seferovic que foi ao ferros de Barkas.
O Benfica não revelou capacidade, agressividade, nem clarividência e foi só através de uma bola parada que conseguiu definir. O AEK não almejou qualquer ponto.
Rui Vitória analisou a vitória do Benfica, por 1-0, na receção ao AEK Atenas.
«Sabíamos o que queríamos para este jogo, que era vencer e terminar com sete pontos, indo como cabeças de série para a Liga Europa. Os jogadores estavam com esse espírito. Na primeira parte o adversário jogou muito baixo, bloqueou-nos e condicionou a entrada no último terço. Nós não quisemos arriscar, queríamos manter a posse de bola e faltou a agressividade que tivemos na segunda parte. 22 remates, um caudal enorme na circulação de bola e foi feita justiça no final, com um livre fantástico do Grimaldo», analisou o treinador das águias à Eleven Sports.

Triunfo arrancado a ‘ferros’, e por via de um livre direto, cobrado na perfeição por Grimaldo, já ao minuto 88’.
O lateral espanhol, que recusou a ideia de uma «má primeira parte», apontado para a «falta de agressividade.»
«Merecíamos um pouco mais, muito por aquilo que fizemos principalmente na segunda metade. Agora é pensar na Liga Europa e na Liga. Penso que acima de tudo foi um resultado merecido, e agora é pensar já no desafio do fim de semana. Não fizemos uma má primeira parte, só nos faltou agressividade. Na segunda conseguimos criar mais oportunidades e felizmente conseguimos chegar ao golo», afirmou Grimaldo, que evitou grandes euforias com o golo apontado.
«Felizmente desta vez entrou, tal e qual como em próximas vezes não irá entrar. As coisas são assim, felizmente consegui ajudar a equipa, agora é colocar já os olhos no encontro difícil no fim de semana», concluiu.

Haris Seferovic considerou que a mudança de atitude do Benfica da primeira para a segunda parte foi decisiva para fechar a fase de grupos da Liga dos Campeões com uma vitória (1-0 sobre o AEK).
«O mais importante é que conseguimos a vitória. A primeira parte não foi boa, mas na segunda fomos mais rápidos e melhores, tivemos oportunidades e ganhámos. Fomos lentos na primeira parte, temos de ser mais rápidos com bola. Depois tudo correu bem. Melhorámos na segunda parte, eles abriram espaços e marcámos», referiu o avançado suíço à Eleven Sports após o encontro

1 comentário:

  1. Tentar perceber o que se passa com os pensamentos de certos ilustres benfiquistas querem ganhar os jogos todos por dez zero o tempo não volta para trás hoje onze toscos a dar pau até podem ganhar jogos basta ver

    ResponderEliminar