domingo, 16 de dezembro de 2018

SOLIDEZ COMO FAROL NA ILHA


FUTEBOL
Na deslocação ao terreno do Marítimo, o Benfica somou, em termos absolutos, a quinta vitória seguida e sempre sem sofrer golos. Na Liga NOS, aliás, não autoriza bolas nas suas redes há 359 minutos – é o atual melhor registo da competição.
Agora há 359 minutos sem sofrer golos na Liga NOS – nenhuma equipa tem melhor registo de momento! –, o Benfica venceu a batalha na Madeira na 13.ª jornada: 0-1 em casa do Marítimo, com Jonas a faturar.
As águias esticam assim a sua melhor série de resultados na prova para quatro triunfos consecutivos, mas os números globais são ainda melhores: cinco sucessos seguidos e sem permitir bolas na sua baliza.
Depois de 15/20 minutos de jogo discutidos e com ataques repartidos, o Benfica tornou-se mais pressionante e agressivo nas ações de conquista da bola, começando a tomar conta do sentido da partida no relvado insular.


Na sequência de um canto batido por Pizzi na direita, Jardel ameaçou o golo num cabeceamento aos 21', mas, na hora da verdade, a bola ganhou demasiada altura e sobrevoou a barra.

Vukovic ripostou pelo Marítimo aos 28' no aproveitamento de uma centro executado sobre o corredor direito, mas o remate passou ao lado poste esquerdo. Depressa se viu o Benfica a pisar terrenos próximos das redes guardadas por Amir: Pizzi, descaído para a esquerda, tentou visar o alvo aos 33', mas sem sorte.


Volvidos apenas três minutos, nova aproximação das águias ao golo: num livre a castigar falta de Zainadine sobre Jonas, Grimaldo chutou direto de pé esquerdo e Amir estirou-se para, com a luva esquerda, impedir o festejo dos encarnados (36').
[PENÁLTI] Sobre o fecho da etapa inicial, Zivkovic, André Almeida, Pizzi e Cervi pressionaram sobre o lado direito, abafaram a saída de bola do Marítimo; Pizzi recuperou e tocou para Zivkovic, que, iludindo dois adversários, logo devolveu ao camisola 21, para este soltar em Cervi na asa direita, de onde o esquerdino cruzou de trivela na direção de Jonas. O avançado levou a melhor nas costas de Zainadine e, quando ia ultrapassar Amir, foi derrubado pelo guarda-redes. Pontapé de penálti para o Benfica aos 45'.
[GOLO: 0-1] Na cobrança do penálti, Jonas foi imperial: chutou para a direita e Amir voou para a esquerda (45'+1').
A segunda parte do desafio no Funchal abriu com uma excelente chance de golo para o Benfica: depois de uma arrancada de Pizzi na direita, a bola viajou até ao centro da área, onde Gedson rematou, mas viu a sua tentativa ser bloqueada por um defensor (49').
O Marítimo melhorou com a entrada de Edgar Costa (rendeu Gamboa aos 56') e, daí em diante, a eficácia da organização defensiva do Benfica teve de sobressair para garantir o nulo na baliza defendida por Odysseas, que viu Correa e Edgar Costa tentarem fazer mossa.

Com maturidade, solidez tática e gestão inteligente, a equipa benfiquista manteve sempre o jogo sob controlo. Gabriel substituiu Zivkovic (74') e, depois dessa alteração, as águias voltaram a desenhar um assalto às redes madeirenses: Jonas, pelo eixo, combinou com Pizzi, esgueirou-se pelo meio dos centrais, mas chutou fraco para defesa fácil de Amir (76').

Já com Seferovic em campo (rendeu Jonas aos 81'), o Benfica procurou o 0-2 num canto executado à esquerda por Pizzi, mas o cabeceamento de Jardel errou o destino (83').

João Félix ainda foi opção (ocupou o lugar de Cervi aos 90') e, nos derradeiros instantes, os encarnados conservaram a bola e garantiram o acréscimo de três pontos à sua contabilidade na Liga NOS.

Rui Vitória: «Desalentado? Se estou quieto é porque estou quieto, se estou a falar...»



RUI VITÓRIA: “CONSISTÊNCIA E RIGOR EM TODOS OS PROCESSOS”
FUTEBOL
O treinador do Benfica analisou a exibição da equipa na Madeira diante do Marítimo.
O Benfica foi à Pérola do Atlântico vencer o Marítimo por 0-1, em jogo da 13.ª jornada da Liga NOS. Rui Vitória considerou o triunfo justo, elogiou a capacidade e a consistência das águias, sobretudo a defender e sublinhou que é fulcral manter esta fase de retoma.
Triunfo difícil, mas justo
“Estou satisfeito. Ganhámos e justamente. Foi um jogo difícil, como costuma ser por tradição. O Marítimo é uma equipa que se bate bem no seu estádio, tem valor e nós conseguimos ganhar. Com o Petit está uma equipa mais organizada e compacta. Na primeira parte tivemos muita concentração, solidez e fomos consistentes. Não deixámos o adversário sair muitas vezes em contra-ataque; na segunda parte entrámos com qualidade na circulação de bola, tivemos oportunidades para marcar o segundo golo. Não o fizemos, o adversário acreditou, mas fomos a melhor equipa em campo e merecemos vencer.”
Melhorar jogo a jogo
“Este foi mais um jogo que vencemos. É continuar nesta fase de retoma, jogo a jogo, colocando a nossa qualidade nos jogos. Temos de deixar tudo em campo e depois descansar para pensar no jogo seguinte. Agora será para a Taça de Portugal e depois logo teremos oportunidade de pensar no SC Braga.”
“Temos noção, em todos os momentos, que queremos melhorar a equipa. Saímos de um período que não foi fácil, que todas as equipas passam e estamos numa fase de retoma. Temos de o fazer com consistência, melhorando a qualidade. A equipa tem de ter este processo. Isto tem de ser passo a passo.”
A importância de saber como ganhar cada adversário
“Todos os testes são complicados, temos é de saber como é que os podemos ultrapassar. Hoje soubemos, controlando muito bem o nosso setor recuado, explorando o corredor direito com a entrada do André [Almeida] e até é desse corredor que surge o lance para a grande penalidade. Saber como temos de ganhar cada adversário é fundamental.”
Gabriel fundamental na luta do meio-campo
“Era fundamental controlar a faixa esquerda nomeadamente com a entrada do Edgar Costa. Foi uma forma de criar uma maior proteção ao corredor direito. O jogo ia ser mais direto e ia entrar na luta das segundas bolas, e o Gabriel é mais poderoso do ponto de vista físico. Serviria para controlar a partida e, a partir daí, sair para uma situação de ataque.”
Sem desalentos com a equipa
“Desalentado? Estou a trabalhar da forma que entendo, estando quieto, a falar… Não tenho nenhum desalento com a equipa ou com os jogadores. O que faço é: intervir quando acho que o tenho de o fazer ou estar quieto quando acho que é o melhor. Tínhamos de ganhar este jogo desta forma.”
Os alicerces da consistência defensiva
“A consistência defensiva é importante em qualquer equipa do mundo. Temos de ser consistentes em todos os processos. Fomos uma equipa sólida, mas ainda assim não gostei da forma como o adversário saiu em transição numa ou noutra ocasião. A equipa está com rigor, bem posicionada e a defender bem. Estes são os alicerces. O que faltou foi dar maior expressão ao resultado e podíamos tê-lo feito, pois temos capacidade para o fazer.”
ZIVKOVIC: "A NOSSA EQUIPA ESTÁ DE PARABÉNS"
FUTEBOL
O extremo encarnado foi considerado o melhor jogador em campo na vitória do Benfica sobre os insulares.
O Benfica venceu o Marítimo por 0-1 na 13.ª jornada da Liga NOS. Zivkovic, em destaque no triunfo, foi considerado o melhor jogador em campo.
Numa partida difícil e bastante disputada, o extremo do Benfica, quarta vez titular nos últimos cinco jogos oficiais, esteve em destaque na ala após várias incursões na zona defensiva maritimista.

"Quero dar os parabéns à equipa, foi um jogo difícil. O campo não estava muito bom, mas ganhámos, conseguimos os três pontos e vamos ganhar mais", salientou o sérvio em bom português.
Zivkovic confirmou o excelente momento de forma que atravessa com mais uma grande exibição que culminou com a conquista do prémio de melhor jogador da partida.
Nos últimos cinco jogos dos encarnados, o extremo sérvio tem tido preponderância no xadrez de Rui Vitória. Basta verificar que em 450 minutos (equivalente a cinco jogos), o jogador das águias esteve presente em 390.
"É um prémio muito importante para mim e para a minha carreira. Estou muito feliz por isso", concluiu.

1 comentário:

  1. O boi de preto deixou dar pauladas nos jogadores do Benfica a fartazana e vergonhoso como os adversários do glorioso ficam impunes e imunes a entradas assassinas e nimguem quer saber vergomhoso

    ResponderEliminar