terça-feira, 23 de abril de 2019

“EQUIPA TEM DE SENTIR VERDADEIRO APOIO”


LUÍS FILIPE VIEIRA
Presidente do Sport Lisboa e Benfica discursou no momento da constituição da ISMA e aproveitou para lançar o repto à Família Benfiquista face às quatro finais que faltam disputar na Liga NOS.
Realizou-se nesta terça-feira a cerimónia da assinatura oficial de constituição da Associação Internacional de Museus Desportivos (ISMA). No Museu Benfica – Cosme Damião, Luís Filipe Vieira falou aos presentes, congratulando-se pelo momento histórico, tendo aproveitado ainda para lançar um desafio à Família Benfiquista perante as quatro finais da Liga NOS que faltam jogar.
“É com a maior honra e orgulho que o Sport Lisboa e Benfica acolhe aqui, no seu Museu Cosme Damião, a cerimónia oficial de constituição e fundação da nova Associação Internacional de Museus Desportivos”, começou por dizer o Presidente, dando de pronto as boas-vindas a todos aqueles que fizeram questão de marcar presença, num momento que considerou histórico.
“Esta nova entidade é constituída por museus e clubes desportivos de dimensão internacional, que perceberam a importância da preservação e exposição do seu vasto património e que agora procuram ir mais longe, através de iniciativas conjuntas com o objetivo de promoverem o reconhecimento e a valorização cultural da sua história. Neste momento fundador estão clubes das principais ligas europeias e sul-americanas, como Argentina, Brasil, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal, entre outros”, explicou Luís Filipe Vieira, deixando a todos “uma palavra de enorme incentivo para o sucesso desta nova associação”.
“No Benfica, cuidar do nosso acervo patrimonial com inovação tem sido uma prioridade. E como todos aqui presentes temos uma história que nos orgulha e que ainda mais nos incentiva para encarar o futuro com enorme e renovada ambição”, atirou de forma taxativa.
Depois da goleada de segunda-feira à noite na Luz, perante o Marítimo, faltam agora quatro finais na Liga NOS ao líder Benfica para a tão desejada Reconquista. Aproveitando o momento, o Presidente deixou um apelo à Família Benfiquista.
“Restam-nos as quatro últimas finais para disputar! Temos de estar todos juntos e já no próximo jogo, em Braga. Temos uma enorme motivação, queremos ganhar sempre, mas respeitando sempre todos os nossos adversários. Este é um ano de muita importância para o Sport Lisboa e Benfica, um ano de mudança de paradigma”, disse, reforçando de seguida a importância da Formação do Clube, uma vez que atualmente são “três, quatro, cinco os jovens titulares na equipa principal”. Um orgulho para nós!”, disse, acrescentando: “É a afirmação do Caixa Futebol Campus, o nosso futuro, e está a provar o caminho que o Benfica escolheu.”
Olhando para a deslocação de domingo, a Braga, na 31.ª jornada da Liga NOS, eis o repto: “Este é o ano da Reconquista! Temos de estar todos juntos. Quer no Estádio da Luz, quer no domingo, em Braga, é importante que os nossos jogadores e equipa técnica sintam esse verdadeiro apoio.”
“O próximo jogo vai ser sempre o mais difícil! A época está prestes a terminar e não há espaço para perder a corrida! Nós estamos convictos de que vamos a Braga dar o nosso melhor, enfrentando este jogo como mais uma final, respeitando obviamente o adversário – que tem vindo a afirmar-se nos últimos anos –, lutando pela vitória”, assegurou.
“Bruno Lage será o treinador do Benfica na próxima época”
Finda a cerimónia e todos os atos oficiais, Luís Filipe Vieira respondeu a várias perguntas colocadas pelos jornalistas.
A primeira questão prendeu-se com a continuidade de Bruno Lage no comando da equipa. O Presidente foi taxativo e reforçou ainda que as joias da Fábrica do Seixal são para manter.
“Há muita especulação à volta desse tema. Pensamos que vamos ser Campeões e vamos lutar até às últimas consequências para o ser, e tenho a certeza de que é o que vai suceder. O que posso garantir é que, independentemente do que venha a suceder, Bruno Lage será o treinador do Benfica na próxima época”, afirmou, reiterando de seguida a importância da continuidade da aposta na Formação.
“Em relação a todos os jovens do Seixal, principalmente aqueles que hoje fazem parte da equipa principal, o Benfica vai fazer tudo para que não saia nenhum. Posso mesmo dizer e garantir aos Benfiquistas que não vai sair ninguém”, disse.
“Temos uma estratégia, não andamos ao sabor de ninguém”
“Não andamos ao sabor de ninguém! Nós temos uma determinada estratégia, não faria sentido mudar, seria contraditório. Eu sou um dos principais mentores deste projeto e vou bater-me até às últimas consequências para não sair nenhum jogador do Benfica, quer este ano, quer no próximo, se possível. É assim que queremos consolidar este projeto. Antes de o Benfica fazer qualquer contratação, será sempre o Seixal a primeira opção. Caso não exista no Seixal, será então no exterior”, acrescentou.
Questionado relativamente a um Benfica cada vez mais europeu…
“Desde que iniciámos a mudança do paradigma, todos os anos o Benfica está a consolidar esse projeto, e exemplo disso mesmo é que ainda ontem [segunda-feira] estavam quatro jovens formados no Seixal no onze titular da equipa e acredito que serão cinco, seis ou sete no futuro. E é convicção minha que o Benfica só poderá aspirar a um título europeu se mantiver a identidade à Benfica e com jogadores formados no Caixa Futebol Campus. O Benfica tem de ter a capacidade e os argumentos necessários para manter estes jogadores que eu considero fundamentais na estratégia”, argumentou.
A renovação de Samaris foi outro dos temadas abordados. “No Benfica a prioridade, para mim, é sempre o Benfica! É este o meu lema! Com o Samaris ou com qualquer outro jogador, quando chegar a altura logo decidiremos. O lema é servir os interesses do Sport Lisboa e Benfica”, explicou.
Em destaque esteve ainda o facto de o Conselho de Arbitragem ter decidido revelar as nomeações das equipas de arbitragem antes dos jogos em face das fugas de informação que têm acontecido. E Luís Filipe Vieira deu a sua opinião.
Assinatura Oficial ISMA
“Para não haver tanta especulação, é melhor assim! Acho bem que o tenham feito. Neste momento não vamos falar de arbitragem. O jogo em Braga vai ser difícil para as três equipas e vamos pensar que as três vão estar à altura do desafio, e no final que a melhor equipa seja a do Benfica”, desejou o Presidente.
Depois de colocada a questão sobre Samaris, seguiu-se a situação de Jonas. Mais uma vez, Luís Filipe Vieira foi direto ao assunto.
“Jonas tem mais um ano de contrato e está feliz no Benfica. Qualquer jogador nosso está encantado com o treinador que tem, por isso não percebo as especulações que têm surgido à volta de Jonas. Ele está muito satisfeito e basta ver como ele ontem [segunda-feira] vibrou com o golo. Talvez seja de estranhar no futebol o ambiente que o Benfica tem dentro de casa, mas é este o ambiente que criámos e é esta união que pretendemos, e que todos os Benfiquistas saibam estar à altura desta equipa e saibam apoiá-la”, explicou.
Domingo, joga-se a 31.ª jornada da Liga NOS, e foram apenas 1500 os bilhetes disponibilizados pelo SC Braga para os encarnados…
“O Braga faz o que entender, a casa é dele e independentemente de termos 1500 bilhetes vamos ter um forte apoio dentro e fora do Estádio. E o apoio é importante, quer nas vitórias, quer nas derrotas. Os Benfiquistas têm de entender duas coisas, na minha ótica… O Benfica está a formar uma grande equipa para o futuro, uma equipa que vai ter um ciclo vitorioso e tudo iremos fazer para preservar esses atletas nesta casa. Depois, independentemente do que venha a suceder no futuro e da nossa ambição, entendam que o que está em causa é sempre o Benfica e o caminho que traçámos é o caminho do futuro do Benfica, é o caminho do sucesso, tanto desportivo como financeiro. Todos os Benfiquistas têm de estar bastante felizes com a equipa e com o Clube que hoje têm”, concluiu o Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário