quarta-feira, 29 de maio de 2019

PRÉMIO DE GOLEADOR NAS MÃOS E MERGULHO NA RECONQUISTA


FUTEBOL
O avançado do Benfica apontou 23 golos na Liga NOS 2018/19 e recebeu A Bola de Prata, troféu atribuído anualmente pelo jornal "A Bola" ao melhor marcador do Campeonato. "Fizemos um trabalho perfeito", afirmou o suíço, em entrevista.
Nas 29 jornadas em que participou na Liga NOS 2018/19, Seferovic fez da grande área adversária o seu espaço de influência e decisão com a camisola 14 do Campeão Benfica, terminando o Campeonato como melhor marcador.
O avançado contribuiu para a Reconquista da equipa benfiquista, com 23 golos, e venceu A Bola de Prata, prémio com que o jornal "A Bola" distingue anualmente o goleador da principal prova nacional. Depois de receber o troféu das mãos do chefe de redação Ricardo Quaresma, o internacional suíço mergulhou no mar de memórias de uma temporada de sucesso coletivo e individual.
RECOMPENSA: A BOLA DE PRATA PARA O GOLEADOR DO CAMPEONATO 2018/19
"É um sentimento muito bom, porque trabalhei muito para alcançar este objetivo e tem também muito significado para a equipa. Fizemos um trabalho perfeito. Todos os avançados gostam de receber este tipo de prémios, de marcar golos para ajudar aos títulos coletivos. Seguramente, vou colocar este prémio num sítio da minha casa onde possa vê-lo todos os dias. A época foi muito boa para mim, fica para sempre na minha carreira. Fiquei no Benfica porque sabia que podia jogar e marcar golos."
23 GOLOS MARCADOS: QUAL O MAIS IMPORTANTE?
"Todos foram especiais e importantes. Por cada golo marcado, a confiança aumentava, mas não tenho nenhum favorito. É difícil marcar golos em Portugal, porque as equipas defendem bem as suas balizas. O Benfica joga sempre para ganhar e não é fácil marcar golos no Campeonato."
REI DOS GOLEADORES SEM PENÁLTIS: HÁ 11 ANOS QUE NÃO ACONTECIA
"Aqui, temos jogadores para bater penáltis: Pizzi, Jonas... São jogadores que já estão há mais anos no Benfica. Gosto de marcar penáltis, mas no futebol é assim: eu tenho respeito por todos os jogadores. Ficando aqui muitos anos, também poderei bater penáltis..."
APOIO E PALAVRAS SÁBIAS DE JONAS
"Não falámos concretamente sobre este troféu, mas, nas conversas regulares que temos, sempre me disse que eu merecia, que ia marcar golos, bastava estar tranquilo e trabalhar. E assim aconteceu. A nossa relação é muito boa, Jonas é uma excelente pessoa, e também tivemos oportunidade de jogar juntos. Claro que gostava que ele ficasse mais um ano no Benfica."
QUANDO É QUE O TROFÉU INDIVIDUAL PASSOU A OBJETIVO?
"Nos últimos dois jogos do Campeonato [Rio Ave e Santa Clara]. Até chegar a esse momento, o meu pensamento era mais no sentido de ver quantos ia marcar... Nos últimos dois jogos, sim, comecei a pensar que poderia vencer este troféu. Se olhava para os golos que o Bruno Fernandes tinha? Não, não via isso. Se eu marcasse, marcava. Não me importava se o concorrente estava mais próximo ou mais 

distante."




MANTÉM A CAMISOLA 14 EM 2019/20 OU PEDE A 9?
"Fico com este número. Estou no Benfica com o 14 e é com ele que quero continuar no Clube. Propostas? Estou contente aqui, tenho tudo o que quero no Benfica. Está bom para mim."
MARCOU COMO NUNCA NA CARREIRA. O QUE MUDOU?
"Agora entendo-me muito bem com os jogadores também dentro de campo. O míster Bruno Lage também me deu muita confiança. Tudo se conjugou para atingir estes números. Se posso fazer melhor? Claro, é sempre possível fazer melhor. Quero estar bem no início da nova época. Agora vamos de férias, descansar, e depois, no regresso, vamos trabalhar para novos objetivos. Número de golos na próxima época? Não, não tenho em mente. Vou entrar na próxima temporada como em todos os jogos, a trabalhar, a ajudar a equipa, e depois no final da época logo vemos quantos fui capaz de fazer."
PRIMEIROS GOLOS CELEBRADOS COM SVILAR
"Sim, Svilar é um bom 'gajo'. Entendo-me bem com ele. Dizia-me: 'Vais marcar golo e vamos comemorar juntos.' E assim foi."
O QUE SENTE QUANDO ESTÁ UM PAR DE JOGOS EM BRANCO?
"É difícil não pensar nos golos quando se está um, dois jogos sem marcar. No final da temporada tive novamente a ajuda de Jonas, que tem muita experiência, e me dizia para estar tranquilo, que estava a trabalhar muito bem e que o golo ia chegar. Acontece com todos os avançados: quando não fazem golos, começam a questionar-se..."
4x4x2 É O MELHOR FATO TÁTICO PARA SEFEROVIC?
"Para mim, é mais fácil com dois avançados, a trabalhar bem. Com um é mais difícil. Todos os treinadores têm o seu sistema. Bruno Lage apostou num 4x4x2 e eu encaixei-me muito bem. Prefiro o 4x4x2, mas isso depende sempre do míster, como ele pretende que a equipa jogue. A mudança de sistema foi boa para nós."
NO INÍCIO DE JANEIRO, O BENFICA ESTAVA A 7 PONTOS DO 1.º LUGAR
"Não era fácil continuar a acreditar. A recuperação era muito difícil, mas demos tudo todos os dias e em todos os jogos, e no final fomos primeiros. É o nosso trabalho."
QUÍMICA COM JOÃO FÉLIX
"Temos uma boa ligação dentro e fora do campo. Entendo como ele joga, e ele sabe como eu quero jogar. Isto é top. Espero que continuemos assim na próxima época. Acho que ele vai ficar aqui mais uns anos. Tem muita qualidade para ser um grande jogador."
RUI VITÓRIA E BRUNO LAGE
"A minha relação com Rui Vitória foi sempre boa. É um treinador que fez um bom trabalho no Benfica. Sempre falámos bem. Quanto a Bruno Lage, para mim é um treinador especial, porque me deu confiança e oportunidade de jogar. 'Treinar muito bem para que se possa jogar muito bem', foi o que pediu."
VIDEOÁRBITRO "CONGELA" EMOÇÕES?
"O jogo agora é diferente. Se marcamos um golo, temos de esperar um pouco, ver se podemos celebrar, porque não sabemos se houve um fora de jogo, uma falta... É mais correto com VAR. O futebol agora é assim, temos de jogar como ele é."
PRONTO PARA A CONCORRÊNCIA NA NOVA ÉPOCA?
"Estou sempre pronto. Depois desta época, ainda mais pronto estou. Se parto na frente? Começa tudo do zero. Vamos trabalhar e logo se vê quem joga. Quem decide é o míster."
MAIS BENFICA NA EUROPA
"Tudo é possível. O Ajax fez uma excelente campanha nesta temporada, nomeadamente na Liga dos Campeões. Nós também podemos fazer. Por que não?"

1 comentário:

  1. Ainda bem que ficas goleador no Benfca. Muita sorte e felicidade para ti e todos para a proxima temporada!

    ResponderEliminar