terça-feira, 7 de julho de 2020

PROMESSA "COMPRIDA"


"O Benfica na Taça dos Campeões Europeus 1960/61 levou a que quatro benfiquistas percorressem muitos quilómetros



adepto olha para o relvado com um misto de sentimentos: o ciúme, por lá estar alguém que não ele, e a admiração, por essa pessoa vestir a camisola do seu clube. O adepto conhece-o bem, aliás sabe de todas as qualidades e defeitos dos jogadores da sua equipa. Ainda assim, todos os fins de semana, desloca-se ao estádio na intenção de, sem aviso prévio, o jogador ter um recorte de fantasia e desenhar uma jogada fantástica ou um golo, que o faça saltar da cadeira. É uma espera... inesperada!
A vitória da sua equipa depende desse ou de vários desses momentos. Como tal, e por se sentir impotente, o adepto recorre a uma infinidade de opções metafísicas, entre as quais as promessas. Assim, em Outubro de 1960, Arlindo Ramin, Luís Manuel, Luciano Mestre e Alexandre Morais Pinto prometeram que, se o Benfica eliminasse o Hearts na pré-eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, fariam o trajecto Lisboa-Porto e Porto-Lisboa a pé. A segunda participação na competição merecia o esforço, após uma primeira participação tímida, que que os 'encarnados' foram eliminados pelo Sevilha na 1.ª eliminatória, na temporada 1957/58.


Com a 1.ª mão a ser disputada na Escócia, a imprensa considerava que o Benfica tinha 'uma tarefa ingrata, dura e difícil. Ingrata, porque a deslocação dos encarnados surge num momento em que a equipa está longe de patentear a forma ideal, aquela que lhe permitiu na última temporada conquistar o título'. Todavia, antes do jogo, os jogadores do Clube demonstraram o contrário. Os média locais, apesar de bastante bem informados em relação à qualidade dos portugueses, ficaram 'positivamente de boca aberta com a mecanização revelada pelos benfiquistas' no treino de adaptação.
O nível manteve-se no dia seguinte, no Estádio do Tynecastle, 'os benfiquistas jogaram admiravelmente na primeira parte e com inteligência na segunda', ganhando a partida por 2-1. Seis dias depois, repetiram o triunfo em Lisboa, desta vez por 3-0.
Resultado feito, era altura de cumprir a promessa. Os quatro benfiquistas puseram-se a caminho do Porto, numa viagem que durou dez dias. Nove dias depois, estavam de regresso a Lisboa, onde foram recebidos pelo presidente do Clube, Maurício Vieira de Brito.
Os 'encarnados', talvez motivados pela acção destes adeptos, conquistariam a Taça dos Clubes Campeões Europeus, sendo o segundo clube a alcançar esse feito.
Saiba mais sobre a caminhada do Benfica na prova na área 12 - Honrar o País do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

1 comentário:

  1. "se o Benfica eliminasse o Hearts na pré-eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus,..."

    Pré-eliminatória?!?

    Escreverem isto no jornal "O Benfica"?!?

    E não há ninguém que corrija este erro crasso?

    Os jogos do Benfica com o Heart of Midlothian, mais conhecido por "Hearts", disseram respeito aos 16 avos-de-final da TCCE desse ano - 1960!

    O 1º jogo, a 29 de Setembro de 1960, realizou-se em Edimburgo, Escócia, no Tynecastle Stadium, com 2-1 para o Benfica e o 2º jogo foi na Luz, Lisboa, Portugal, a 05 de Outubro de 1960, com nova vitória do Benfica, desta vez por 3-0.

    Foram os 16 avos-de-final e não nenhuma pré-eliminatória.

    Como é possível aparecer esta "calinada" no jornal do Clube?...Francamente!...

    ResponderEliminar