quarta-feira, 16 de junho de 2021

MORATO | A APOSTA DE JESUS PARA 2020/21

 


"Morato pode ser um dos reforços do SL Benfica para o centro da defesa. A temporada a nível de clubes chegou ao fim e as equipas começam a preparar os plantéis para a próxima época. O Sport Lisboa e Benfica não é exceção, mas, no entanto, nem sempre é necessário recorrer ao mercado de transferências para se realizar melhoramentos no equipa, sendo o caso do jovem brasileiro uma prova disso.
Os encarnados utilizaram, na temporada que agora findou, um sistema de três centrais de forma recorrente e é possível que continue a investir neste esquema tático, que até agora era pouco utilizado. 
No esquema de Jorge Jesus, Otamendi, Vertonghen e Lucas Veríssimo eram os habituais titulares para a defensa encarnada, mas há um jovem à espreita por uma brecha na defensiva das águias para se afirmar.
Morato teve poucos minutos de utilização na pretérita temporada e prevê-se que seja um dos jovens a impor-se na época 2021/2022. Com a concorrência de peso dos centrais acima mencionados, o brasileiro pode ainda ter de lutar mais por um lugar no plantel caso o SL Benfica decida ir ao mercado em busca de mais alternativas para a posição mais recuada da defesa.
Morato é um jovem formado nos brasileiros do São Paulo FC e chegou a Lisboa em 2019 a troco de 7,6 milhões de euros, mas, até agora, não tem tido muitas oportunidades para se afirmar na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.
Atualmente com 19 anos, o esquerdino tem rodado entre a equipa de sub-23 e a equipa B encarnada. Na temporada que agora terminou, o jovem envergou o manto sagrado por quatro ocasiões: duas para a Primeira Liga e duas para a Taça de Portugal.
Apesar de não ser uma opção recorrente, pelo menos até agora, julgo que Morato será uma mais-valia para a equipa do SL Benfica e que terá mais oportunidades no futuro imediato. Se continuar a evoluir a este ritmo, prevejo um futuro promissor para o central carioca.
Jorge Jesus chegou mesmo a comentar a situação de Morato no plantel e afirmou que é um jovem com qualidade e grande margem de progressão. Declarou ainda que o período que o jogador passou a treinar com o plantel principal das águias ajudou bastante na sua evolução, pelo que se espera que Jesus veja no defesa um jogador de rotação para a próxima temporada.
A verdade é que um jogador desta idade necessita de minutos de jogo para progredir e jogar pela equipa B dos encarnados e ser uma possível opção para a defensiva da equipa principal parece ser uma boa opção para o jogador prosseguir a sua carreira ao invés de ser emprestado a outra equipa.
Morato tem qualidade, mas ainda não tem o que é preciso para se afirmar no onze do Sport Lisboa e Benfica. Contudo, a seu tempo, haverá de lá chegar."

Sem comentários:

Enviar um comentário