Cumprir tarefa e assegurar final da Taça de Portugal
Em duelo das meias-finais da prova-rainha, o Benfica venceu o CP Natação (57-44) e discutirá o troféu neste domingo, 12 de março, ante o Quinta dos Lombos.
O Benfica venceu o CP Natação em duelo da meia-final da Taça de Portugal feminina de basquetebol, no Pavilhão Municipal de Pedrouços 13, neste sábado, 11 de março.
Frente a um adversário que ocupa o 10.º posto da Liga Betclic feminina, o Benfica assumiu o controlo da partida desde início. A meio do 1.º quarto, após um turnover das rivais, Raphaella Monteiro deixou as encarnadas com seis pontos de avanço (10-4).
Consistente na defesa, a formação comandada por Eugénio Rodrigues fechou este parcial com um lançamento livre de Joana Soeiro, que permitiu que ambas as equipas estivessem separadas por uma dezena de pontos (18-8).
No 2.º quarto, a aproximação do CP Natação (23-18) não colocou em causa o estatuto das campeãs nacionais. Apesar do maior equilíbrio evidenciado (12-11), o Benfica chegou ao intervalo na frente (30-19).
Perante 420 espectadores, na Maia, houve uma baixa percentagem de lançamentos convertidos no regresso dos balneários. Dois triplos de Carolina Rodrigues, já na fase final do 3.º quarto, atenuaram essa tendência no Benfica e mantiveram uma vantagem confortável, à entrada para os derradeiros 10 minutos (40-29).
Invictas nas competições internas na presente temporada, as campeãs nacionais ainda consolidaram o resultado. Com 48-39, o tiro exterior voltou a aparecer. Carolina Rodrigues e Marta Martins, por duas vezes, marcaram três triplos consecutivos e sentenciaram o duelo (57-44).
Raphaella Monteiro (9 pontos, 18 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola) foi a MVP do desafio.
Neste domingo, 12 de março, no mesmo pavilhão, o Benfica procurará erguer a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva. A partir das 15h00, as encarnadas medem forças com o Quinta dos Lombos, conjunto que totaliza duas Taças no palmarés e levou a melhor sobre o Galitos, por 71-60. A entrada é livre, sujeita à lotação do recinto.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Foi um jogo muito complicado. Do ponto de vista emocional, uma meia-final é sempre um momento crítico, de alguma ansiedade. Defrontámos uma equipa muito aguerrida. Colocaram-nos muitas dificuldades e estivemos menos eficientes no tiro exterior, o que condicionou, e obrigou-nos a estar sempre alerta. Para a final, há que melhorar a eficácia e afinar baterias para o Quinta dos Lombos. Vamos preparar a melhor estratégia. É uma equipa com mais centímetros, em relação ao CPN, mas uma final não se joga, ganha-se, e é esse o espírito."
Benfica-CP Natação
57-44
Pavilhão Municipal de Pedrouços 13
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Darien Huff, Marta Martins, Courtney Warley e Raphaella Monteiro
Suplentes
Diana Baptista, Catarina Frederico, Carolina Rodrigues, Carolina Cruz, Maria do Carmo Cruz, Carolina Duarte e Joana Alves
Cinco inicial do CP Natação
Mykea Gray, Mariana Pereira, Laura Silva, Isabela Quevedo e Ana Pinheiro
Suplentes
Sara Peres, Ana Lages, Carolina Moura, Matilde Pereira, Rita Santos, Natália Santos e Alison Lewis
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-8 30-19 40-29 57-44
Pontuadoras do Benfica
Marta Martins (13), Carolina Rodrigues (11), Raphaella Monteiro (9), Courtney Warley (7), Joana Soeiro (6), Carolina Cruz (6), Darien Huff (3) e Joana Alves (2)
Sem comentários:
Enviar um comentário