"1. RESILIÊNCIA
Passou por dificuldades nos primeiros tempos no Seixal e, com a ajuda da família e dos profissionais do clube, tudo ultrapassou. Está preparado para encarar as adversidades próprias da profissão.
2. AUTOCONFIANÇA
Estreou-se no Bessa e aos 5 minutos já tinha um amarelo. Sentado na Casa do Benfica de Olhão, onde vi o jogo, disse para quem estava próximo de mim: "Não podiam ter escolhido pior para amarelar..." Depois foi o que se sabe: fez um jogo impecável e não mais saiu da equipa.
3. POUCAS FALTAS
Faz do posicionamento, atributo sem o qual é impossível ser top na posição, uma das suas armas. Outra é a leitura de jogo, que lhe permite usar a antecipação para matar jogadas de perigo adversárias. E faz, assim, muito poucas faltas e raramente com perigo para a nossa baliza.
4. DESARMES ORIENTADOS
Os grandes craques fazem receções orientadas. O António faz cortes orientados, entregando a bola prontinha para a construção, raramente dali saindo "biqueirada" para a bancada.
5. JOGO DE PÉS
Faz oportunas conduções de bola no meio-campo adversário e passes longos para as costas das defesas adversárias.
6. JOGO DE CABEÇA
É raro vê-lo perder um duelo aéreo defensivo. Quando o Benfica melhorar nos cantos – mas que desperdício! – vai ser um defesa goleador.
7. MATURIDADE DESPORTIVA
Saltou direto para o nível mais elevado sem passar pelo intermédio. Rúben Dias, por exemplo, fez 60 jogos na B. E o António tem cometido muito menos erros do que o grande Rúben quando chegou à primeira equipa.
8. TU-CÁ-TU-LÁ COM OS MAIORES
Defronta Messi ou Mbappé com a mesma naturalidade e a mesma tranquilidade com que se bate, por exemplo, com os pontas-de-lança do Marítimo ou do Paços (sem desprimor por estes!).
9. LIDERANÇA
Apesar da idade, é fator de motivação para os colegas, dá orientações, é sempre o primeiro a reagir a qualquer momento menos feliz da equipa. Tem perfil de capitão.
10. BENFIQUISMO
Cada vez que fala sente-se que tem muita maturidade, mas principalmente muito benfiquismo.
RUI COSTA ESTÁ PROIBIDO DE O VENDER ABAIXO DA CLÁUSULA!"
Sem comentários:
Enviar um comentário