quinta-feira, 8 de junho de 2023

QUATRO TIROS NOS LAGARTOS

 


Dois tiros extra fizeram justiça!

O Benfica venceu o Sporting por 4-2, no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional.
Carregado pelo apoio fervoroso dos Benfiquistas que encheram o Pavilhão Fidelidade, o Benfica venceu o Sporting por 4-2 nesta quinta-feira, 8 de junho, no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional. Um duelo que ficou decidido após prolongamento, período em que Carlos Nicolía apontou dois golos de livre direto. Antes, Roberto Di Benedetto e Pablo Álvarez já tinham marcado para as águias.
As oportunidades de golo junto das balizas surgiram nos primeiros segundos do encontro, mas paulatinamente o Benfica controlou o jogo e assumiu maior preponderância junto do último reduto do oponente.
Foi precisamente numa jogada de ataque planeado que um lance individual de Roberto Di Benedetto permitiu abrir o marcador (1-0), graças a um excelente trabalho do internacional francês, culminado da melhor forma e com igual qualidade na finalização, aos 5'.
O Benfica, confiante, beneficiou nos minutos seguintes de dois livres diretos, ambos devido aos cartões azuis exibidos a Toni Pérez e Gonzalo Platero. Lucas Ordoñez e Carlos Nicolía permitiram as intervenções de Ângelo Girão.
Porém, as águias aproveitaram da melhor forma o segundo período em powerplay e, em superioridade numérica, Pablo Álvarez emendou ao segundo poste o remate de Carlos Nicolía, ampliando a vantagem aos 10' (2-0), para gáudio dos fervorosos Benfiquistas que encheram o Pavilhão Fidelidade.
Sempre mais perigoso junto da baliza contrária, o Benfica acumulou oportunidades de golo, grande parte delas anuladas por Ângelo Girão.

No entanto, os últimos dois minutos da primeira parte levaram ao golo dos forasteiros. Primeiro, aos 23', foi exibido o cartão azul a Roberto Di Benedetto, deixando as águias em inferioridade numérica, facto aproveitado por Alessandro Verona aos 25', que reduziu a diferença no marcador (2-1) em cima do intervalo.
No início da segunda parte o Benfica voltou a mostrar-se perigoso, com Pablo Álvarez a tornar-se protagonista em duas oportunidades de golo. Porém, entre os minutos 36 e 38 coube a Pedro Henriques exibir-se em grande nível.
Roberto Di Benedetto, aos 43', esteve perto do terceiro golo para as águias, num lance de dois contra um conduzido por Carlos Nicolía. Os visitantes acabaram por igualar aos 45', por Gonzalo Romero (2-2). Na resposta, segundos depois, Nil Roca atirou a bola ao poste.
A três minutos do final do duelo, aos 47', assistiu-se ao lance de maior polémica: Gonçalo Pinto atirou a bola para a baliza do Sporting, o guarda-redes contrário viu a mesma bater-lhe nas costas e seguir para a linha de baliza. Um dos árbitros assinalou golo, mas o outro deu indicação contrária, a qual prevaleceu.
Até ao final do tempo regulamentar o marcador não sofreu alterações e o jogo seguiu para 10 minutos de prolongamento.
Se os primeiros cinco minutos do período adicional só tiveram um momento de perigo, aos 54', com uma arrancada de Carlos Nicolía, os derradeiros foram decisivos.
Beneficiando de um livre direto, aos 57', devido à 10.ª falta dos forasteiros, Carlos Nicolía disparou forte e desfez a igualdade (3-2), levando ao rubro a plateia da Luz, onde estava o Presidente Rui Costa, acompanhado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, e outros elementos da Direção do Clube.
Galvanizados, os jogadores do Benfica cerraram fileiras e, dois minutos depois, aos 59', Carlos Nicolía voltou a mostrar-se letal na conversão de um livre direto, após simulação e cartão azul para Matías Platero, fechando as contas do encontro (4-2).
DECLARAÇÕES
Nuno Resende (treinador do Benfica): "Importante é ganhar jogo a jogo. O Sporting apresentou-se aqui [Pavilhão Fidelidade] fresco após resolver a meia-final em três jogos, enquanto nós precisámos de cinco para eliminar o campeão nacional do ano passado e atual campeão europeu. Fizemos uma excelente exibição e fomos rigorosos. Tivemos apenas dois dias para preparar este jogo e isso condicionou-nos em algumas ações. Sabíamos que nos iam colocar dificuldades defensivas. Não fomos tão lúcidos e precisos nas tomadas de decisão à conta da sobrecarga de jogos, mas controlámos bem os pontos fortes do Sporting. O fator casa foi fundamental porque isto é um Inferno. Este pavilhão é um espetáculo. Os adeptos do Benfica foram simplesmente fantásticos! Lutámos muito para ter esta energia do nosso lado, pois só temos esta vantagem porque fizemos uma fase regular de excelência. Agora vamos descansar e, depois, com calma, preparar o próximo jogo. Sabemos que o Sporting é forte em casa, mas vamos lá para ganhar."
Carlos Nicolía (avançado do Benfica): "É uma final, e sabemos que todos os jogos vão ser difíceis. Era importante ganhar perante os nossos adeptos. Na minha carreira mostrei que estou sempre pronto para estes momentos decisivos. Treino todos os dias para estar pronto quando a equipa precisa de mim. O fator casa é importante, mas temos de mostrar a nossa força em qualquer pavilhão. No hóquei jogam cinco contra cinco, e vamos à casa do Sporting para ganhar. Estou neste clube há 10 anos e sei que temos de conquistar sempre o Campeonato."
Benfica-Sporting
4-2 (ap)
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Pablo Álvarez, Lucas Ordoñez, Nil Roca e Roberto Di Benedetto
Suplentes
Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Carlos Nicolía, Poka e Gonçalo Pinto
Cinco inicial do Sporting
Ângelo Girão, Matías Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font e Toni Pérez
Suplentes
Zé Diogo, Henrique Magalhães, João Almeida, Alessandro Verona e João Souto
Ao intervalo 2-1
Golos
Benfica: Roberto Di Benedetto (5'), Pablo Álvarez (10') e Carlos Nicolía (57' e 59'); Sporting: Alessandro Verona (25') e Gonzalo Romero (45')
Marcha do marcador
2-0, 2-2 e 4-2

1 comentário:

  1. "Engraçado" que em duas decisões contrárias entre os árbitros, prevaleceu sempre a decisão favorável à lagartagem e contra o Glorioso! Coincidências cashballenses?

    ResponderEliminar